Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Chapas para outubro, criciumenses no Governo e outra da coluna

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 07/05/2018 - 05:54Atualizado em 07/05/2018 - 09:00

O cenário que se apresenta de momento para eleição de outubro sinaliza para duas possibilidades. PP, PSD, MDB e PSDB podem estar em duas ou três chapas na disputa pelo governo.

A duvida está no PSDB. Que pode estar com MDB, PP-PSD ou chapa pura. Vai depender do desempenho nas pesquisas e a capacidade de articulação de Paulo Bauer, e os acordos que vierem a ser fechados em torno da eleição nacional.

Michel Temer está levando o MDB a compor com o PSDB para apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin a presidente. Em troca, o MDB exigiria compensação nos estados. Santa Catarina pode ser incluído no “pacote”.

Mas, Alckmin já teria sinalizado por um acordo dos tucanos em Santa Catarina com o PP de Esperidião Amin e o PSD de Raimundo Colombo.

Na duvida, o PSDB pode montar chapa pura, talvez compondo com PSB, e buscar vaga no segundo turno. É uma tese que tem fortes aliados no ambiente dos tucanos.

O que parece certo é que PSD e PP estarão juntos. E que o PMDB terá candidato a governador (Eduardo Moreira ou Mauro Mariani).

Sem PSDB, o PMDB pode montar chapa com PR, PODEMOS, e DEM. E buscar também passagem para o segundo turno.

A recomposição do MDB com PSD parece a cada dia mais improvável.

Fora das articulações com estes partidos, o PT monta chapa pura para disputar a eleição a fim de tentar preservar sua “fatia do eleitorado” e fazer representação parlamentar (deputados estaduais e federais).


Criciumenses no governo

Dois “reforços" de Criciúma na equipe da secretária de ação social do estado, Romanna Remor.

Cledonir Machado responde pela gerência de regularização fundiária, e Rosane Alves Albano pela diretoria de direitos humanos.


Em casa

Na festa de Nossa Mãe dos Homens, em Araranguá, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, PSD, se juntou a políticos do PP, como os deputados Jorge Boeira e José Milton e o prefeito Mariano Mazzuco.

Mais uma demonstração da sintonia PP-PSD.

Além disso, Adeliana estava muito bem ambientada, pois morou muito tempo em Araranguá, jovem ainda, onde começou a fazer política.


Sem parar

Governador Eduardo Moreira foi conferir no sábado as obras para balneabilidade da Beira Mar Norte, em Florianópolis.

Com ele, o diretor da Casan, engenheiro e ex-prefeito Paulo Meller.


Partido do Bolsonaro

Foi um ato representativo e com clima de convenção a posse da primeira executiva criciumense do PSL,o partido do presidenciável Jair Bolsonaro.

Teve na abertura uma palestra sobre a "revolução cultural marxista” e depois a cerimonia de posse.

Presidente estadual do partido, Lucas Esmeraldino, comandou os trabalhos.

O presidente empossado de Criciuma, Jesse Lopes, deu “boas vindas” ao vereador Daniel Freitas, candidato a deputado federal.

O vereador Ademir Honorato, MDB, estava presente.


Espuma estranha

Ontem, uma espuma branca esta vista com facilidade em um riacho na SC 445, rodovia Paulino Burigo, perto do posto da policia rodoviária estadual. É normal isso? 


Debate

Centro Acadêmico de Direito da Unesc, presidido por Marcos Meller, realizou um "campeonato de debates”.

Objetivo foi estimular o senso crítico e poder de argumentação dos acadêmicos. 

Teve 4 duplas participantes, que debateram sobre temas polêmicos e atuais. Por exemplo - a revogação do estatuto do desarmamento. 

O auditório estava lotado. A dupla campeã foi das acadêmicas Patrícia Machado e Maria Lúcia Lang.

 

4oito

Deixe seu comentário