Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Chapas definidas (com fatos novos) e sul do estado não emplaca ninguém

Por Adelor Lessa 06/08/2018 - 05:53 Atualizado em 06/08/2018 - 10:43

O sul do estado saiu menor do que entrou neste processo de definição de alianças e chapas para a disputa pelo governo do estado. 

Hoje, o sul tem o governador do estado, que assumiu em fevereiro, eleito vice em 2014.

Durante as discussões desde o inicio do ano, havia articulações para ter candidato a governador e vice.

Mas, no fim das contas, ficou fora de todas as chapas.

A mostrar que a partir de janeiro, o sul não terá mais governador, nem vice.

O fato novo do fim de semana intenso de negociações e articulações foi a aliança do PSDB com o MDB. Sacramentada ontem à tarde, com participação direta do governador Eduardo Moreira.

A aliança dá maior musculatura para a chapa liderada por Mauro Mariani, de Joinville, candidato a governador pelo MDB.

Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau, PSDB, é o candidato a vice-governador.

O senador Paulo Bauer, PSDB, vai disputar a reeleição e o deputado Jorginho Mello, PR, é o segundo candidato a senador.

No acordo, ficou definido ainda o apoio para candidatura a presidente de Geraldo Alckmin, PSDB. Mesmo com a vice de Alckmin sendo do PP (a gaúcha Ana Amelia Lemos) e o ex-ministro Henrique Meireles sendo o candidato do MDB.

Do outro lado, Esperidião Amin, PP, confirmou seu deslocamento para candidatura ao senado, desistiu da candidatura ao governo e acertou os ponteiros com Gelson Merisio, de Chapecó, PSD, que passou a ser o seu candidato a governador.

O vice de Merisio será o deputado João Paulo Kleinübing, DEM, e o ex-governador Raimundo Colombo, PSD,o segundo candidato ao senado. Chapa forte, com dois ex-governadores.

As duas chapas devem polarizar a eleição pelo governo.

Mas, as composições provocam reações nas bases. Principalmente no PP e no PSDB. Os dirigentes dos dois partidos tem muito trabalho pela frente.


Protestos no PP

A aliança do PP com PSD, da forma que foi fechada, provocou reunião de emergência ontem à noite no diretoria estadual do PP. Principalmente porque o partido ficou com apenas uma vaga na chapa (para Amin). A segunda, que seria a vice, foi repassada ao DEM (Kleinübing). 

Candidatos a deputado teriam desistido da disputa por causa disso. Ontem à noite, ainda foram feitos movimentos para tentar reverter a situação. 

Teve discursos pela retomada da candidatura de Amin ao governo ou pela garantia da vaga de vice ao PP. Mas, nada mudou. A chapa foi mantida.


Clesio e Eduardo

O acordo com o MDB vai colocar no mesmo palanque o prefeito Clesio Salvaro e o governador Eduardo Moreira. Mesmo que tenham parado de se agredir e estabelecido relação respeitosa, é complicado para os dois fazer campanha juntos.

Por isso, Clesio tentou operar por chapa pura ou aliança com o PP, apoiando candidatura de Amin ao governo.


Carlessi rejeita

O primeiro suplente de Paulo Bauer deve ser do MDB do sul do estado. O primeiro convidado foi o ex-prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi. Eduardo Moreira fez o convite. Ele não aceitou. Mauro Mariani telefonou e insistiu. Ele se manteve irredutível.

Ontem foram citados os nomes do deputado Edinho Bez, dos empresários Olvacir Fontana e Cide Damiani, e do advogado Paulo Moreira, filho do Eduardo Moreira. 


Eduardo em Içara

O governador Eduardo Moreira acertou ontem à noite uma reunião hoje, 14h, em Içara, com prefeitos, deputados e dirigentes do MDB da região. Na pauta, definição do primeiro suplente do sul para Paulo Bauer.

O ex-prefeito Ronaldo Carlessi deverá participar.

Antes, Eduardo fará vistoria nas obras da rodovia SC 445, a rodovia Paulino Burigo.


Boeira fora

O deputado federal Jorge Boeira foi atropelado pelo acordo fechado pelos dirigentes de PSD e PP. Não teve espaço para sua candidatura ao senado. Nem para vice-governador.

Ele manteve decisão de não disputar novo mandato para federal e ficará fora da eleição. Garantiu ontem a noite que não será candidato a nada.

Políticos do PP do sul preparam movimento para tentar convencê-lo a retomar candidatura a reeleição.


Márcio desiste

O ex-prefeito Marcio Burigo também não gostou dos encaminhamentos feitos pelo comando do PP e não levou adiante sua possível candidatura a deputado federal na vaga de Boeira.

Voltou para Criciúma antes de concluídas as reuniões.


Não queria

O deputado Kleinübing resistiu em ser vice de Merisio. Já havia negado dois convites para ser vice de Merisio.

Na convenção de DEM, no sábado, Kleinübing foi homologado vice de Amin, na aliança PP-DEM. Amin esteve e falou como candidato a governador.

Depois, quando começou a ser encaminhado acordo entre PP e PSD, ele chegou a tratar com o MDB no e com o PSDB. 

So aceitou a vice de Merisio ontem à tarde pela insistência de Amin. 


Deslocada

No sábado, o PPS fez convenção e homologou a deputada Carmem Zanotto como candidata a vice de Mauro Mariani, MDB. Mariani estava na convenção e confirmou acordo.

Mas, só teve 24h de validade. Ontem, Zanotto foi deslocada para ser candidata a federal, abrindo vaga para Napoleão, no fechamento do acordo com o PSDB.


Chapa pura 

O PT aprovou chapa pura para eleição em Santa Catarina. Decio Lima foi confirmado candidato a governador e para o senado o desembargador aposentado Ledio Rosa de Andrade e a ex-senadora Ideli Salvati.

A convenção não homologou candidato a vice-governador. Direção do partido deve definir só hoje. Pode ser o ex-deputado Carlito Mers ou o ex-prefeito Alcimar Oliveira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito