Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Centro de Inovação, eleição da Unimed e outras da coluna

Reunião foi importante ontem, e Centro de inovação de Criciúma está sendo viabilizado numa ação coletiva
Por Adelor Lessa 26/03/2019 - 06:53 Atualizado em 29/03/2019 - 10:39

A reunião de ontem, em Florianópolis, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, pode ter sido histórica. 
Primeiro, porque definiu um caminho para fazer (finalmente) sair do papel o Centro de Inovação.
Mas, antes disso, pela ação coletiva, que pode passar a ser uma nova pratica daqui em diante. Que será uma operação de ganha-ganha para a cidade e região.
Ontem, estavam à mesa os deputados estaduais do sul (representados pelo presidente da Assembleia, Julio Garcia), o prefeito Clesio Salvaro (pelo vice Ricardo Fabris), o setor produtivo (pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin) e a produção de conhecimento e saber (pela reitora da Unesc, Luciane Cereta).
A continuidade de uma ação conjunta e partilhada por todos estes vai trazer inestimáveis benefícios.
Criciúma e região nunca tiveram uma unidade efetiva de seus representantes formais na luta por causas comuns. O que teve até agora foi muito “faz de conta”.
Discursos pela unidade para consumo externo, “para a torcida", mas na pratica, sempre foi “cada um por si”.
Ontem, saíram propostas que serão tratadas (e ajustadas) na reunião dos deputados do sul com empresários, gestão pública e entidades, em abril, na Acic. E o que for aprovado será assumido por todos. É o compromisso.
A mais importante das propostas, que pode ser viabilizada em curto prazo, é a solução para o Centro de Inovação (o laboratório de negócios).
O presidente da Acic, Moacir Dagostin, confirmou na rádio Som Maior, fim da tarde, que a solução pode ser a cessão pela Unesc daquele prédio no centro, que foi comprado da prefeitura, para implantação do Centro. O governo do estado, com apoio dos deputados, faria o aporte para conclusão, adequação e montagem do Centro.
Trata-se de uma solução brilhante. Não tem localização melhor e vai resolver dois problemas da cidade. Aquele prédio inacabado e o “desatar” para o centro de inovação.

Negociar com políticos

O noticiário internacional vai informando diariamente que a primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, está quase que permanentemente no parlamento negociando o acordo do Brexit.
Será que é porque os deputados estão impondo o “toma lá dá cá”, e a primeira ministra está fazendo uma operação de “compra e venda”?
Não. Certamente não.
É porque nas democracias o executivo negocia politicamente com o parlamento a votação de medidas importantes, polêmicas, complexas.
É assim pelo mundo afora.

Bons números

Prefeito Clésio Salvaro (PSDB) reuniu seu grupo político mais próximo em sua casa, no início da noite, para acompanhar a apresentação dos números de duas pesquisas - uma qualitativa, outra quantitativa.
Em análise, o desempenho do governo e projeções para eleição de 2020.
O time saiu empolgado.  

Chegou o dia

A Unimed Criciúma, que reúne mais de 400 médicos cooperados, nunca teve uma eleição tão acirrada. O ambiente nos bastidores é explosivo.
Eleição será durante todo o dia de hoje. Dois candidatos a presidente: médicos Leandro Avany Nunes e Giancarlo Burigo.
O eleito vai ter o compromisso de dar continuidade ao excelente trabalho feito pelo atual presidente, Walter Ney Junqueira, que está eleito para vice-presidente da federação estadual de Unimeds.

Discurso no peito

Deputado Jessé Lopes (PSL) fez na camiseta sua manifestação do dia.
Em outras palavras, defendeu enxugamento do estado e diminuição dos “tentáculos" do governo.
Mais cedo ele fez circular um quadro com despesas dos gabinete de todos os deputados estaduais do estado nos meses de janeiro e fevereiro. O seu gabinete aparece em “último”. Foi o que menos gastou.

Novo partido

O PPS agora vai se chamar “Cidadania”. A mudança de nome já foi aprovada.
A deputada federal Carmem Zanotto aprovou a troca do nome. Ela pode ser a líder da bancada do novo partido na Câmara Federal.
O entendimento da direção do PPS é que a troca de nome vai permitir adesão de movimentos políticos como Acredito, Agora, Livres, RAPS, Renova e outros.

No Tribunal

O juiz federal criciumense Jorge Maurique foi empossado ontem no Tribunal Regional Eleitoral. Cerimônia coordenada pelo seu colega de turma de 1987, juiz Ricardo Roesler, presidente do TRE.

Economia

Governador Carlos Moisés entregou ontem ao deputado Julio Garcia, na Alesc, o projeto da Reforma Administrativa. Promete o Governo uma economia anual de R$ 124 milhões cortando 2.054 cargos em comissão e funções de confiança. A pauta vai tramitar em regime de urgência. Moisés tem pressa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito