Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

As chances de Criciúma na eleição e outras da coluna

Criciúma pode eleger quatro deputados federais e até sete estaduais
Por Adelor Lessa 06/10/2018 - 07:05

Apesar dos pesares, e nas circunstâncias que se apresentam, é possível traçar boas perspectivas para Criciúma em relação a eleição deste domingo.

Não parece correto com os candidatos fazer uma lista de nomes cotados, porque a eleição ainda vai acontecer, e poderia prejudicar ou beneficiar alguns.

Mas, a tendência é que Criciúma tem reais possibilidades de eleger neste domingo quatro deputados federais e pode chegar a sete estaduais.

Quando se fala de Criciúma, considere-se também políticos que tem domicilio eleitoral nos municípios do seu entorno.

Entre os quatro federais e sete estaduais, há políticos novos, mas a maioria é de reeleições.

Isso tem a ver com a campanha liderada pela ACIC pelo voto em candidatos da região. Muito ou pouco, mas tem a ver. A campanha foi bem assimilada.

Apesar de ter muitos candidatos de fora “garimpando" votos por aqui, é comum ouvir em conversas informais, fora das reuniões políticas, que é importante eleger deputados daqui. Que não adianta ajudar a eleger deputados de outras regiões, porque depois eles vão se envolver com as questões das suas comunidades. Não estarão disponíveis todo o tempo para as “lutas" de Criciúma.

Se esse pensamento for predominante no domingo, a projeção vai se confirmar, e Criciúma vai acabar saindo mais forte do que entrou na eleição na sua representação parlamentar.

Criciúma não estará no núcleo de poder a partir de janeiro, porque não terá governador e nem vice.

E não terá senador.

A saída, para ter voz e poder de influência no Governo do Estado e no Governo Federal, é ter uma boa representação parlamentar.

Depois, a ACIC deve trabalhar com os eleitos para articular a formação da “bancada do sul”, para que os deputados trabalhem de forma organizada, em cima de metas e objetivos de interesse coletivo.

O presidente Moacir Dagostim já disse que vai fazer isso.

Se conseguir, estará fazendo do limão à limonada.

 

Ibope - Mauro na frente

Pesquisa Ibope divulgada, nesta sexta-feira à noite, aliviou as tensões no MDB.

Mauro Mariani (MDB) foi a 25% e Gelson Merisio ficou em segundo com 23%.

Mauro cresceu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, Merisio cresceu cinco.

Décio Lima (PT) ficou com 19%.

Tecnicamente, os três empatados na margem de erro.

 

Aliviou tensões

O ambiente na coligação MDB-PSDB estava tenso desde a publicação da pesquisa do Instituto IPC em Criciúma, com Gelson Merisio (PSD) na frente de Mauro Mariani (MDB), e Paulo Bauer (PSDB) atrás de Amin e Colombo.

Afinal, é a terra do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), político mais popular do Sul, e do governador Eduardo Moreira (MDB), ex-prefeito de Criciúma.

Além disso, na cidade tem dois deputados federais e quatro estaduais da coligação.

 

Campanhas solteiras

Nos bastidores da aliança liderada MDB-PSDB é dito que em Criciúma os políticos trataram dos seus projetos, basicamente eleição dos deputados, e não assumiram as campanhas majoritárias (governador e senador).

 

Comin prestigiado

A vitória de Gelson Merisio (PSD) em Criciúma tem a ver com as suas relações pessoais e políticas, mas também com o engajamento de setores do PP da região. Especialmente, o grupo ligado ao deputado Valmir Comin.

Se Merisio vier a ser governador, o principal líder do Sul no governo será Valmir Comin.

Desde o primeiro momento, Comin trabalhou pela candidatura de Merisio no PP e colocou seu time no “trecho" logo que as candidaturas foram homologadas.

 

Na área

O candidato a vice de Merisio, deputado João Paulo Kleinübing (DEM), cumpre agenda de campanha neste sábado em Criciúma.

 

Sem compromisso

O candidato a deputado estadual Julio Garcia (PSD) está encerrando a campanha sem ter aparecido uma vez sequer no horário eleitoral no rádio e televisão. Porque não gravou.

Ele fez campanha descolado do candidato a governador Gelson Merisio (PSD).

Para o segundo turno, diz que vai avaliar depois de domingo.

 

Voto no 13

Prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon (MDB), provocou reações iradas no seu partido ao abrir voto para Fernando Haddad (PT) para presidente neste domingo. Ele disse que no segundo turno vai fazer campanha.

Nas redes sociais, e nos grupos do MDB, muitas críticas ao prefeito.

 

Na Praça

Mulheres que apoiam Jair Bolsonaro, e integram o movimento “Ele Sim”, vão fazer manifestação na Praça Nereu Ramos, neste sábado, a partir de 10h.

 

Na canela

Virou chute na canela a disputa entre os candidatos ao Senado Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR). Os dois, da mesma coligação, companheiros de chapa.

O caso gerou ações judiciais. Com denúncias graves.

 

A surpresa

Embalado pela “onda Bolsonaro”, o candidatos governador Comandante Moisés (PSL) deve surpreender neste domingo.

Há indicativos fortes que ele pode ficar em terceiro. Mas, há apostas para mais que isso.

Principalmente porque ainda há um percentual muito expressivo de indecisos/indefinidos ou que admitem mudar o voto. E Bolsonaro deve fazer mais que 50% dos votos em Santa Catarina.

 

Merisio no ar

O candidato a governador Gelson Merisio (PSD) voltará para o ar neste sábado na televisão.

Vai usar o direito de resposta que lhe foi concedido pelo TRE, contra veiculado da campanha de Mauro Mariani.

 

Missão cumprida

Vamos concluir, neste fim de semana, mais uma cobertura de campanha eleitoral.

Fizemos durante o período que antecedeu as eleições tudo o que foi possível para informar e esclarecer os leitores/eleitores.

Porque entendemos que eleição é coisa séria, e que um mundo melhor para todos passa por aí.

A Tribuna não tem candidato, os seus donos não tem partido, nem vínculos políticos.

E essa independência norteou o trabalho de cobertura.

Não demos tratamento privilegiado para nenhum candidato.

Não demos espaço mais para um que para o outro.

Fizemos entrevistas exclusivas com candidatos a governador e senador, acompanhamos e repercutimos debates e pesquisas.

A postura adotada foi não entrevistar candidatos a deputado, porque a lei prevê tratamento com isonomia e não seria ouvir todos. Só no Sul são mais de 80 candidatos a deputado.

Mas, todos os dias batemos na tecla que o eleitor daqui deve votar em candidatos da cidade e região. E publicamos todos os dias a lista completa dos candidatos a deputado estadual e federal pelo sul catarinense.

Um grande time de profissionais está mobilizado para cobertura do dia do voto, a apuração e os resultados.

Uma cobertura completa, isenta, esclarecedora, técnica.

 

Apoio dos prefeitos

Buscando a reeleição para a Assembleia Legislativa, Valmir Comin (PP) divulgou vídeo com o apoio de prefeitos. Da AMREC, gravaram Ademir Magagnin de Cocal do Sul, Gustavo Cancelier de Urussanga, Jaimir Comin de Treviso e Valdir Fontanella de Lauro Müller.

 

112 municípios

O candidato ao Governo do Estado pelo MDB, Mauro Mariani, percorreu 112 municípios em 50 dias de campanha. Na sexta-feira, esteve em Joinville, nas instalações do parque industrial da Embraco. Ao presidente Luis Felipe Dau, Mariani reiterou seu compromisso com o setor produtivo. Terminou o dia no Planalto Serrado. Em Urubici, realizou carreata.

 

Agendas na Capital

As agendas dos candidatos no último dia antes da votação devem se encontrar em Florianópolis. A capital foi escolhida para caminhadas pela chapa de Mauro Mariani (MDB), que será acompanhada pelo governador Eduardo Moreira (MDB) pela manhã. Gelson Merisio (PSD) também faz caminhadas no período da manhã pela região central. Essa também foi a opção de Décio Lima, do PT, e Leonel Camasão, do PSOL.

 

Camisetas liberadas

Antes proibidas, o uso das camisetas de candidatos foi liberado, nesta sexta-feira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta do seu candidato, mas não pode fazer manifestação a favor e nem participar de aglomerações.

 

Sub judice

Ângelo Castro, do PCO, que concorria ao Governo do Estado, nem aparecerá nas urnas. Os demais candidatos da sigla seguem concorrendo sub judice.

 

Voto do Eduardo

O governador Eduardo Moreira (MDB) vota em Criciúma. Ele vai estar no Colégio Marista entre 10h30 e 11h.

 

Segurança

Uma ação inédita no estado foi montada para o pleito deste ano e junta as forças de segurança, nas esferas municipal, estadual e federal, com a Justiça Eleitoral. Efetivos das polícias Civil, Militar, Militar Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), das secretarias de Estado da Justiça e Cidadania, Defesa Civil, Comunicação, Eletrosul e Celesc são os representantes dos órgãos do Governo do Estado que estarão reunidos no no Cigerd. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Guarda Municipal, o Tribunal Regional Eleitoral e as polícias Federal e Rodoviária Federal também terão equipes no local.

 

Na feirinha

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e a diretora de Agricultura, Maristela Borgert, foram conferir de perto o primeiro dia de Feirinha Colonial, no Shopping Della, na Praça Nereu Ramos. A parceria é da Cooperativa Nosso Fruto com o empreendimento e foi intermediada pela Prefeitura.

 

Sem sequestro de valores

Decisão liminar do Supremo Tribunal Federal suspende o sequestro de valores, até o fim do julgamento, das contas do Município de Araranguá por conta de precatórios. A decisão ainda autoriza o depósito do percentual de comprometimento mínimo para 0,43%, ou seja, a prestação mensal que era no valor de R$ 600 mil, passará para R$ 56 mil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito