Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Antes de pensar em fechar, fiscalização e conscientização!

Por Adelor Lessa 17/07/2020 - 08:11 Atualizado em 17/07/2020 - 11:02

Recebemos na Som Maior o seguinte relato de um trabalhador no transporte coletivo:
"Em todos os momentos abrimos as janelas e fazemos todas as medidas, o problema é os passageiros, que acham que é frio e fecham as janelas, a todo momento é isso. Os idosos principalmente estão incomodando bastante pois querem usar o transporte, e chegam a tirar as mascaras para tossir, não da para acreditar. Nós estamos seguindo as medidas, os passageiros que não colaboram".

Antes, havia recebido mensagem de usuário do transporte coletivo:
"Não me conformo ter que pegar ônibus nas condições atuais - ônibus com vidros todos fechados!!!
Estou no ônibus, e olhando agora tem a minha e mais duas com frestas abertas . O resto tudo fechado ! Cadê a consciência!!! 
Cadê o treinamento e exigência da empresa para q eles cobrem ou eles próprios abram os braços vidros quantas vezes for necessário!"

O coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma anunciou na Som Maior:
"Pessoas positivadas, com coronavirus, estão circulando a vontade pelas ruas de Criciúma, e se relacionando com as pessoas, e espalhando o vírus.  Várias denúncias chegam diariamente à Vigilância".

Cabe acrescentar:

Foi baixado decreto pelo prefeito de Criciúma tornando obrigatório o uso de máscara nas ruas, e fixando multa para quem não usar.

Mas, o decreto simplesmente não está sendo cumprido pelas duas partes. Quem tem que usar, e quem tem a missão de multar.

E são muitos, e muitos, andando pelas ruas sem máscara, tossindo, e cumprimentando pessoas com aperto de mão.

Enfim, as regras não sendo cumpridas.

Por isso, antes de falar em mais restrições em Criciúma, como fechamento disso ou daquilo, tem é que investir em dois pontos. Fiscalização e conscientização.

Tem que primeiro fazer cumprir de fato o que está decretado, e valendo, para depois avaliar se é necessário avançar mais, com novas medidas restritivas.

Não adianta, e nem justo é, mandar fechar as lojas, se os comerciantes via de regra estão cumprindo as regras

Por justo e coerente, agora tem que fazer funcionar uma fiscalização intensa, implacável, para que seja cumprido tudo que está no último decreto.

A propósito, uma sugestão encaminhada hoje à Som Maior:

"Colocar os monitores do rotativo, que estão pelas ruas da cidade, a fiscalizar o uso de máscaras e multar, quando for o caso".

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito