Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Anac suspende voos da Latam. Estado corre para resolver

Desacerto com atendimento de bombeiros forçou novo arranjo para que o serviço continue sendo prestado
Por Adelor Lessa 02/09/2019 - 18:12 Atualizado em 02/09/2019 - 18:36

Volta a crise com a Latam na prestação de serviços no Aeroporto Regional Sul em Jaguaruna. Vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao aeródromo confirmou que não houve adaptações exigidas referentes ao serviço do Corpo de Bombeiros e, com isso, os voos da Latam por Jaguaruna chegaram a ser suspensos, novamente, a partir desta terça-feira, 3. De pronto, sabe-se que a promessa feita pelo Governo do Estado, das adaptações que vinham sendo exigidas, não foi cumprida.

Havia um entendimento entre Governo do Estado, Anac e Latam, que havia suspendido os voos por não ter segurança garantida para os voos. A Latam exige, a Anac exige a equipe de bombeiros. A Azul não faz essa exigência. Para que os voos fossem restabelecidos foi feito um acordo para que houvesse uma equipe de três bombeiros profissionais para garantir aterrisagem e decolagem. Acontece que a Azul mudou o seu voo essa semana, passou para o período da manhã. Com isso tem que ter equipes pela manhã e à tarde. Daí a equipe foi para o período da manhã e faltou bombeiro para o período da tarde. A Anac fez vistoria e constatou isso, que não tem bombeiro suficiente, daí a agência emitiu nota de suspensão dos voos a partir de amanhã.

Os deputados federais da região, Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi, já estão cientes. Eles estão encaminhando reuniões na Anac para tratar disso a partir de quarta-feira. Daniel Freitas fez contato com o comandante do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina e com o governador e até segunda ordem o assunto está resolvido. Como a Azul não exige equipe completa, ficará apenas um bombeiro de plantão para o seu horário, e a equipe completa ficará à tarde. Isso foi resolvido faz poucos instantes, depois que passamos a informação na abertura do Ponto Final. 

O diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo, disse à reportagem do 4oito que não tinha conhecimento do assunto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito