Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Amin e Dreveck projetam decisão no PP, recurso garantido e outras da coluna

Por Adelor Lessa 05/07/2018 - 06:11 Atualizado em 05/07/2018 - 08:00

O deputado federal Esperidião Amin repetiu ontem para o presidente estadual do PP, deputado estadual Silvio Dreveck, que é candidato a governador. Mas, defendeu que sejam concluídas as negociações com os partidos aliados.

Os dois se reuniram em Brasilia e definiram os encaminhamentos para definição do PP sobre candidatura ao governo.

Amanhã ou sábado (vai depender do retorno de Esperidião de Brasilia), o PP vai reunir em Florianópolis os membros da executiva estadual, deputados e prefeitos. 

Pauta da reunião - estabelecimento das bases para o entendimento.

Depois disso, os partidos com quem o PP vem discutindo aliança serão procurados para o fechamento das conversações. O primeiro será o PSD, do deputado Gelson Merisio, que também é candidato ao governo.

Dreveck e Amin voltaram a falar ontem no dia 10 de julho (terça-feira) como “prazo ideal” para o assunto estar resolvido.

Admitiram, no entanto,  que pode ficar para 15 de julho (dia da final da Copa). Mas, não além disso.

O entendimento de Amin é que as indefinições não devem se estender além da Copa. E acrescentou - “nós só devemos fazer as convenções depois de concluídas as negociações”.

Amin também esteve com o ex-governador Raimundo Colombo para falar dos encaminhamentos para eleição, aliança e montagem de chapa. De novo, falaram em 10 de julho, ou até a final da Copa.

Na prática, a decisão de Amin vai encaminhar a definição do quadro para a eleição no estado.

PSDB, PSD, DEM e até o MDB (adversário histórico) aguardam o rumo que será tomado no PP para definir os passos seguintes.

A movimentação dos partidos no estado está sendo monitorada pelos dirigentes nacionais. Que podem interferir na tomada de decisão.

 

Usando o BATNA

Na universidade, quem estuda sobre negociação está acostumado com o “BATNA”. Sigla de Best Alternative To a Negotiated Agreement. Traduzindo, a melhor alternativa a um acordo.

Trata-se de um conceito desenvolvido por dois grandes negociadores, William Ury e Roger Fisher.

Em resumo, BATNA é a melhor saída caso haja um impasse na negociação. Ou, a melhor alternativa caso o acordo não dê certo.

Na UFSC, Esperidião foi professor de empreendimentos e modelos de negociação (hoje está aposentado). Usou muito as técnicas do BATNA no trabalho com os alunos.

Hoje ele já está aposentado como professor. Mas, ultimamente tem recorrido às suas anotações do BATNA.

 

O compromisso

A operação do acordo PP - PSD e definição do candidato a governador é mais complicada pelo que foi assumido antes.

O comando do PP, que inclui deputados estaduais e alguns prefeitos, já havia assumido (desde 2016) compromisso com a candidatura de Merisio ao governo. Em 2017, foi tornado público.

Só depois de ter o PP foi que Merisio colocou o “bloco na rua” como candidato.

Com o apoio do PP assegurado, ele até descartou o PSDB.

Chegou a “escalar" a chapa, com Ninfo Köenig, PSB, como candidato a vice, Esperidião e Raimundo Colombo ao senado.

Acontece que nem Merisio, nem o PP, não contavam com a disposição de Amin de disputar o governo.

E agora, recuar não é operação simples.

 

MDB dá duas vagas

O deputado federal Mauro Mariani, candidato a governador do MDB, está colocando a disposição dos partidos para fechamento de aliança as duas vagas de candidatura ao senado e a de vice-governador.

Sonho de consumo do MDB é que o PSDB indique um candidato ao senado e o vice. Paulo Bauer, Napoleão Bernardes e Marcos Vieira são os tucanos citados para as duas posições.

A outra vaga do senado seria reservada para Jorginho Mello, PR.

 

A pedra

O que pode atrapalhar a articulação de Mariani, ou exigir um esforço maior, é que o ex-governador Paulo Afonso, MDB, protocolou ontem no diretório estadual o seu pedido de inscrição como candidato ao senado.

 

Vai sair, de outra forma

Secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Adenilso Biasus, esperou a comitiva de Criciúma ontem, no seu gabinete, com o anuncio pronto - “o governador Eduardo Moreira mandou informar que os recursos do centro de inovação estão assegurados, serão liberados amanhã (hoje), mas a obra será feita pela secretaria regional, não mais em convênio com a prefeitura”.

Em principio, a mudança tem a ver com uma questão técnico-legal. Um convênio com a prefeitura teria que se enquadrar a lei eleitoral. Obra feita pelo estado, não.

De qualquer forma, o importante é que os r$ 9,3 milhões para construção do centro de inovação estão assegurados.

A obra deve começar em curto prazo.

A comitiva de Criciuma foi liderada pelo presidente da Acic, Moacir Dagostim, e o presidente do comitê do centro de inovação, Mario Sorato Gaidzinski. Também tinha representantes da Unesc e prefeitura.

 

Fumaça branca

O vereador Julio Kaminski disse que o prefeito Clesio Salvaro foi “elegante" na ligação que lhe fez, logo depois que o TRE negou “justa causa” para ele sair do PSDB.

Os dois marcaram de conversar pessoalmente hoje ou amanhã.

Sobre o que vai fazer, o vereador foi enigmático - “agora eu me recolho e foi avaliar a situação, dentro do partido inclusive, para decidir o futuro”. 

 

Rota das neves

O senado federal derrubou ontem o veto do presidente Michel Temer ao projeto de lei que tratou da federalização da rodovia entre Bom Retiro, Santa Catarina, e Bom Jesus, Rio Grande do Sul, passando por Bom Jardim da Serra, conhecida como Rota das Neves. 

No dia anterior, os deputados federai já derrubado o veto.

Agora, a lei será promulgada pelo Congresso e a Rota será incluída no Sistema Rodoviário Federal.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito