Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

ADELOR LESSA: Coluna do fim de semana (22 e 23/09)

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 22/09/2018 - 09:41Atualizado em 22/09/2018 - 09:42

Pesquisa IBOPE

Nem o MDB esperava - Mauro assume liderança e vence Merisio no segundo turno

Os números do IBOPE, divulgados nesta sexta-fera à noite, devem incendiar a campanha em Santa Catarina. A liderança de Mauro Mariani na disputa pelo governo, com três pontos à frente de Gelson Merisio, encerra um período de tensão no MDB. 

Havia duvidas sobre o andamento da campanha e a sua eficácia sob o ponto de vista eleitoral. As pesquisas internas apontavam números desfavoráveis.

De outro lado, os aliados de Gelson Merisio (PSD) mostravam-se eufóricos. O próprio Merisio disse em privado na quinta-feira à noite, em Criciuma, que já havia assumido a liderança.

Pela pesquisa do IBOPE, Mariani tem 21%, Merisio 18% e Décio Lima 17%.

Mariani praticamente dobrou suas intenções de votos, comparando com a pesquisa de agosto - de 11% para 22%.

Merisio pulou de 6% para 18%. Décio Lima praticamente não mexeu - 16% para 17%. 

A rigor, Mauro e Merisio estão empatados tecnicamente. No limite, já que a margem de erro é 3 pontos.

Merisio e Decio estão empatados, disputando vaga no segundo turno.

Décio Lima deixou a liderança, mas continua na disputa.

De acordo com o IBOPE, Mauro vence Merisio também no segundo turno - 31% x 28%.

Os números do IBOPE devem incendiar a militância do MDB e engajar os aliados, principalmente o PSDB, que estava com pé no freio.

O percentual de indecisos e indefinidos diminuiu bastante, mas ainda está em 35%.

Pelos números próximos entre os três primeiro, é possível afirmar que a eleição está "aberta".

Mas, com indicativo para segundo turno entre Mauro Mariani e Gelson Merisio, pelo crescimento de uma pesquisa para outra.


Ameaçado

A pesquisa do IBOPE ao senado mostra o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) ameaçado pelo senador Paulo Bauer (PSDB). Diferença de apenas 2 pontos - 27% x 25%.

Esperidião Amin (PP) lidera com 30% - empatado tecnicamente com Colombo.

Jorginho Mello (PR) aparece em terceiro com 13%.


MDB vai ao ataque

Antes mesmo da pesquisa do Ibope, o comando da campanha de Mauro Mariani (MDB) já havia decidido "partir para o ataque" a partir de segunda-feira nos programas de radio e televisão.

O alvo será Gelson Merisio (PSD). 


Mudança de time

O publicitário Daniel Araujo, de Florianópolis, deve ser integrado a nova equipe de produção de radio e televisão da campanha de Mauro Mariani (MDB).

O jornalista Marco Aurelio Braga, o Marcão, já assumiu o comando da equipe na quinta-feira, quando deixou a assessoria de comunicação da prefeitura de Joinville.

Está sendo montado um time praticamente novo para produção dos programas.

As mudanças foram definidas depois de 10 dias de intensas (e duras) discussões internas no MDB, puxadas pelo governador Eduardo Moreira.

 

Clesio no ar

O prefeito Clesio Salvaro (PSDB) gravou nesta sexta-feira, fim da tarde, a sua participação no programa de televisão de Mauro Mariani (MDB). Com 15 no peito, ele fez defesa da candidatura.

Mais tarde, se reuniu com o secretário de saúde do estado, Acelio Casagrande, e garantiu que o seu engajamento na campanha se dá em respeito à aliará do PSD com MDB, mas também em reconhecimento pela decisão do governo Eduardo Moreira de assumir a operação do hospital infantil Santa Catarina.


Mobilizou comissionados

Além de gravar depoimento para televisão, Clesio Salvaro também reuniu todos os comissionados da prefeitura no AM Mastar Hall. Uma parte na quinta-feira, outra na sexta-feira. E pediu votos para Mauro Mariani.


Ajustando

O presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, passou a sexta-fera na região. Pela manhã, esteve com o prefeito Arlindo Rocha, de Maracajá. À tarde, com o prefeito de Nova Veneza, Geio Frigo. Depois, conversou com o prefeito Clesio Salvaro.

Disse que estava tratando de "ajustes" para a campanha, mas que agora as "melancias já estavam acomodadas e o caminhão seguindo em estrada asfaltada".


Na linha

Na quinta-feira à noite, quando chegou em Criciúma para o comício do deputado Ricardo Guidi (PSD), Gelson Merisio (PSD) conversou por telefone com o prefeito Clesio Salvaro.


Porteira aberta

O comício de Ricardo Guidi, candidato a deputado federal, na quinta-feira à noite, marcou a entrada do PSD de Criciúma na campanha de Gelson Merisio.

Até ali, Merisio estava se movimentando em Criciúma praticamente sozinho, pelas suas relações pessoais.

Não contava com o PSD local pelas divergência com o ex-deputado Julio Garcia, candidato a deputado estadual, que tem o controle do diretório.

Mas, Julio foi consultado por Guidi e "liberou" a vinculação na campanha.

Na sexta-feira à noite, o vereador Joares de Jesus já fez comício para Ricardo Guidi com material de campanha de Merisio.


Um por vez

Mesmo liberando o PSD de Criciúma para assumir a campanha de Merisio, o ex-deputado Julio Garcia mantêm distância. Na quinta-feira, no comício de Ricardo Guidi, só entrou no ambiente e subiu ao palco depois que Merisio saiu.

Merisio só participou do inicio do evento, foi o primeiro a falar e logo saiu.

Julio chegou de viagem e esperou para entrar.


Boa impressão

O comício de Guidi foi definido por Gelson Merisio e Raimundo Colombo como o mais expressivo da campanha em todo o estado até agora.

Os dois elogiaram o vice-prefeito Ricardo Fabris, pela coordenação dos trabalhos. Merisio o chamou de "pastor".

Julio Garcia, mais tarde, comparou Fabris a Silvio Santos.


Na serra

Raimundo Colombo repetiu em público, o comício de quinta-feira, o que havia anunciado durante um jantar, no mês de julho, em Criciuma.

Disse que está apoiando a candidatura de Ricardo Guidi na serra e projeta em torno de 10 mil para ele na região. 

O ex-presidente do Deinfra, Vanderlei Agostini, primo de Ramudo Colombo, é um dos coordenadores da campanha de Guidi na serra.


Eduardo na área

O governador Eduardo Moreira faz campanha em Criciúma desde sexta-feira à noite, quando participou de reunião no bairro Vila Manaus com o deputado Luiz Fernando Vampiro, organizada pelo vereador Paulo Ferrarezi.

Neste sábado, participa de caminhada no distrito de Rio Maina. 


Mais recursos

Antes de se dedicar à campanha, o governador Eduardo Pinho Moreira anunciou a liberação de r$ 500 mil para as obras da nova unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Içara. 


4oito

Deixe seu comentário