Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A "segunda posse" de Eduardo, filiação de Benincá e outras da coluna de hoje

Por Adelor Lessa 06/04/2018 - 08:59 Atualizado em 06/04/2018 - 09:23

Eduardo Moreira assume hoje como governador efetivo. Na prática, já está no comando do estado desde 14 de fevereiro. Mas, Raimundo Colombo só oficializou a renúncia ontem.

Como governador, Eduardo trabalha para viabilizar sua candidatura à reeleição.

A sua empreitada é sabidamente complicada. Ele terá praticamente “três turnos” pela frente. O primeiro, dentro o partido. Depois, nas urnas, sujeito ao crivo do eleitor catarinense.

Vencer ou perder, vai depender dele, da sua capacidade de articulação, e de uma série de variantes. Que incluem o desempenho do seu governo, as alianças, a eleição presidencial e as circunstâncias políticas de momento.

Mas, para Criciuma e o sul do estado seria importante ter um governador de quatro anos. 

O sul terá uma força positiva que nunca teve, será inevitável um “olhar" especial do governo para a região, e estarão criadas as condições para um salto de desenvolvimento.

Na duvida, basta consultar os dados/indicativos/números de Lages antes de Colombo assumir como governador, e agora.

Como vice em dois mandatos e alguns meses de governador interino, Eduardo garantiu liberação de soma expressiva de recursos, e viabilizou obras e ações importantes para a região. A via rápida, sem duvida, é a principal delas.

“Nasceu" quando ele foi governador de oito meses (depois da renúncia de Luis Henrique) e foi concluída quando era vice.

Eduardo foi prefeito de Criciuma, na época muito forte eleitoralmente, mas depois teve sua imagem maculada na cidade. Foi mal falado, acusado, denunciado, teve até bens bloqueados. Enfrentou adversários ferrenhos, críticos ácidos.

Mas, superou tudo isso. Vive boa fase. Não tem nenhuma pendência com a justiça, a denúncia que chegou a tramitar contra ele foi arquivada (considerada improcedente), não tem nenhum dos seus bens bloqueados. É um politico ficha limpa.

Com os adversários, resolveu as encrencas todas. Não tem hoje ninguém que o ataque, e não tem inimigos na cidade. 

Ao contrário, tem até manifestações espontâneas de apoio. Políticos de outros partidos podem não fazer campanha para ele, mas não vão fazer contra.

Salvo melhor juízo, Eduardo vive melhor fase da sua carreira política. O que facilitaria, claro, o seu projeto para eleição estadual.

 

A chapa

Eduardo Moreira viajou de Brasilia direto para Blumenau, ontem à tarde, para acompanhar o ato de renuncia do prefeito Napoleão Bernades, PSDB.

Napoleão renunciou para disputar a eleição majoritária (senado, governador ou vice). 

Eduardo quer que ele seja o seu vice.

 

O candidato do setor produtivo

Fiz ontem uma das melhores entrevistas de todas com os presidenciáveis (mais de 10).

O empresário Favio Rocha, 60 anos, um dos nomes mais importantes do varejo no país, presidente da rede de lojas Riachuelo, apresentou uma “conversa" diferente.

Objetivo, focado na qualidade dos serviços e enxugamento da maquina, elegendo a reforma tributaria como uma das prioridades, ele deixou ótima impressão.

A propósito, Flávio Rocha estará em Criciúma no dia 22.

 

Filiado

O médico e empresário Vitor Benincá, ex-secretário de saúde de Criciúma, assinou ficha ontem no PSD. Vinha tratando do assunto desde 2017 com o ex-deputado Julio Garcia e, mais recente, com o vice-prefeito Ricardo Fabris.

Passa a ser alternativa no partido para eleição de 2020. Pode ser candidato a prefeito, vice ou vereador.

 

Não afeta

O deputado Jorge Boeira recebeu garantias da direção do MEC, ontem, que o despacho dado ontem pelo ministro, suspendendo novos cursos de medicina no país, não afeta o curso que está “mapeado" para o campus da UFSC em Araranguá a partir de agosto.

Segundo o deputado, medida só vale para os processos que estava em andamento.

Na quarta-feira, foi assinado (e publicado) o ato que consagrou o curso de medicina no campos da UFSC/Araranguá.

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito