Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A conversa de Eduardo com Alckmin e ouras da coluna de hoje

Por Adelor Lessa 20/04/2018 - 10:15 Atualizado em 20/04/2018 - 10:44

Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, ex-governador de São Paulo, recebeu em sua casa na semana passada o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, PMDB, possível candidato a reeleição.

Trataram do quadro nacional e, principalmente, da eleição no estado.

Eduardo voltou a defender aliança PMDB-PSDB em Santa Catarina. 

Enfatizou que o PMDB já o apoiou no estado quando tentou a presidência pela primeira vez, contra Lula, que disputava reeleição, e que ele venceu nos dois turnos. E vaticinou - "Uma aliança agora com PSDB com PP e PSD, levará o PMDB para o outro lado".

A conversa não foi conclusiva. Alckmin pediu que continuassem conversando.

Mas, ontem, no evento do PSDB catarinense para lançamento da candidato de Paulo Bauer ao governo, o principal destaque foi um depoimento, em video, do próprio  Alckmin dando apoio e estimulando a sua candidatura.

Com o passo dado pelos tucanos, as conversações com o PMDB podem continuar, mas vão ficando praticamente sem efeito prático.

Os dois estão se distanciando naturalmente, por projetos conflitantes, excludentes. Os dois estão decididos a ter candidatos a governador.

No caso do PSDB, há sinalização forte de PSD e PP no sentido de dar apoio a Bauer. O que o faz firmar o pé cada vez mais.

É cada vez mais provável uma chapa com Bauer, Gelson Merísio/PSD de vice, Esperidião Amin/PP e Raimundo Colombo/PSD para o senado. 

Eduardo e Alckmin, antes de aliados políticos, são amigos pessoais, de décadas. Tanto que Alckmin foi um dos poucos políticos no casamento de Eduardo, no final de 2017 .

Mesmo assim, prevalecendo as circunstâncias que estão colocadas, os dois deverão realmente estar em  palanques separados em outubro. 

Mudança de rumo, só com algum fato novo muito importante.


Já sabia

Ainda repercute (e movimenta os bastidores) o relato trágico feito por Eduardo Moreira nesta semana sobre a crise situação financeira do estado.

Mas, a assessoria de Eduardo resgatou discurso que ele fez em agosto de 2017, quando o governador Raimundo Colombo convocou uma reunião do colegiado para da situação financeira do estado (e não compareceu). Ele disse: “a crise chegou forte ao estado, é preciso adequar as despesas urgentemente, hoje não temos como fechar o orçamento de 2018”.


Primeira dama

A primeira vinda de Nicole Torret Moreira a Criciúma para cumprir agenda oficial de primeira dama do estado será na próxima semana, quarta feira.

Ela vai participar de um evento no Bairro da Juventude, quarta-feira, para entrega de kit para clubes de mães. Antes, vai se reunir com o conselho do bairro da juventude.

Na noite anterior, Nicole participa de um evento da campanha para reeleição do deputado Luiz Fernando Vampiro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito