O governador Jorginho Mello (PL) determinou que a equipe técnica do governo, com apoio externo, se for preciso, avalie a proposta de um contorno para passagem pelo Morro dos Cavalos, como alternativa ao projeto dos túneis.
Se o projeto for viável técnicamente, e resolver o problema, o governador avalia ir ao Governo Federal propor uma parceria para construção do contorno, com divisão dos custos.
Não se trata ainda de decisão tomada, mas é uma intenção manifestada.
A proposta do contorno como solução para o Morro dos Cavalos foi levantada pelo deputado Vampiro, e protocolada no Ministério de Infraestrutura em outubro de 2024.
A obra dos túneis está avaliada hoje em torno de r$ 1,5 mvilhão. Um túnel, r$ 1 bilhão.
O contorno, de acordo com os técnicos que já estudaram a possibilidade, poderia ser construida com praticamente metade do custo de um túnel.
A idéia de parceia Governo do estado e Governo federal para solução no Morro dos Cavalos é o principal fato novo no assunto, e, se confirmada, uma importante demonstração de elevado espírito público.
Porque isso não tem partido, não é de direita e nem de esquerda. É do interesse de todos.
Abaixo, mais detalhes e outras informações a respeito:
. Bancada do sul vai a Lula