Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estamos de aniversário

4oito completa um ano no ar nesta sexta-feira
Por Redação Criciúma - SC, 17/08/2018 - 17:30 Atualizado em 17/08/2018 - 17:42
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia 17 de agosto de 2017, exatamente às 7h da manhã, o 4oito era apresentado ao público, com a proposta de fazer conteúdo relevante, diferente e com credibilidade. O objetivo, inicialmente era suprir a questão de limitação de conteúdo de qualidade produzido pela Som Maior FM e do A Tribuna.

A ideia já era antiga, mas foi em 2016 que aconteceu a primeira reunião para discutir o 4oito. Em 2017, Arthur Lessa, gerente de conteúdo, começou a esboçar o portal, inicialmente sozinho. “Planejei o que eu queria, editorias, foco, ferramentas, interação, endereço. Depois chamei o Mano para deixar as ideias mais atraentes. Aliás, este é um dos diferenciais do portal”, explicou Lessa.

Além do conteúdo de credibilidade, o portal foi esteticamente pensado para ser agradável e dinâmico, conforme o publicitário, designer e gerente de Planejamento do 4oito, Mano Dal Ponte. O design limpo e minimalista faz do 4oito um portal muito objetivo, porque as pessoas querem e precisam de conteúdos cada vez mais rápidos e com credibilidade”, disse.

Daniel Búrigo / A Tribuna

O portal 4oito começou ligado apenas a Som Maior FM, já que a rádio não tinha site próprio. “Quando acabavam os programas, os produtos morriam. Por isso, o grande papel do 4oito era ser um depositório das informações. Agora, nós também começamos a transição de conteúdo do jornal A Tribuna para o site”, explicou.

Mesmo após um ano, o 4oito continua atual e o objetivo é continuar evoluindo. “Não é apenas um site de clickbait e para indexação. Nós queremos entrar na rotina das pessoas e não fazer mais do mesmo. Agora estamos discutindo problema e tratando de objetivos. Estamos trabalhando num projeto novo”, revelou Lessa.

Ao longo do primeiro ano o site publicou mais de 5.500 matérias, além de espaço dedicado aos blogs, que estão chegando a 3.000 mil postagens, informando os leitores e contribuindo para a formação de opinião. Mais sobre a trajetória do 4oito no podcast abaixo.

Relembre as principais coberturas do 4oito:

INCÊNDIO NO JORGE ZANATTA

No dia 10 de setembro de 2017 um incêndio de grandes proporções atingiu o Centro Cultural Jorge Zanatta, em Criciúma. O incêndio iniciou pouco depois da saída do vigilante noturno. O fogo atingiu a área onde ficavam as oficinas da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que estavam sendo usadas como depósito e, por isso, continham muito papel. Após quase ser destruído, o Centro Cultural está passando por restauração e a previsão é que a obra seja inaugurada ainda neste ano.

FECHAMENTO DA JBS EM MORRO GRANDE

No dia 22 de agosto de 2017 a direção da JBS notificou funcionário de que a unidade de Morro Grande fecharia suas portas. Mais de 700 trabalhadores ficaram desempregados. A Prefeitura tentou dialogar com a empresa ou atrair outra investidora, mas até o momento nada foi resolvido.

GREVE DOS CAMINHONEIROS

A Greve dos Caminhoneiros do Brasil teve início no dia 21 de maio de 2018 e teve duração de 11 dias. No Estado de Santa Catarina, 70% das industrias foram muito ou totalmente afetadas o que significa que um terço das industrias tiveram sua produção completamente paralisada.  Os grevistas se manifestaram contra os reajustes frequentes e sem previsibilidade mínima nos preços dos combustíveis, principalmente do óleo diesel.

FURACÃO IRMA

Em setembro de 2017 os Estados Unidos foi atingido por um dos maiores furações da história do Oceano Atlântico, o Irma. Os principais estragos foram registrados na Flórida, deixando o estado parcialmente ser energia elétrica e os postos com falta de combustível. Durante a semana de passagem do Irma, o portal manteve contato com criciumenses que moram por lá, relatando a situação da região.

CASO EDSON GAÚCHO

O Criciúma Esporte Clube sempre esteve presente. Os blogs João Nassif e Marco Búrigo acompanham o Tigre desde o começo, depois Denis Luciano chegou como reforço. Uma declaração de Edson Gaúcho, em um áudio vazado falando mal de jogadores do elenco, ganhou destaque no fim de outubro de 2017, pouco depois ele deixou a direção do clube. 

PRIMEIRO DEBATE

A Rádio Som Maior promoveu o primeiro debate com postualnetes ao Governo do Estado de Santa Catarina. O embate entre os candidatos Carlos Moisés (PSL), Décio Lima (PT), Gelson Merísio (PSD), Leonel Camasão (PSOL) e Mauro Mariani (MDB) foi acompanhado em tempo real pelo 4oito, com a descrição de todas as falas, perguntas e argumentações.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito