Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/06/2018 - 13:10Atualizado em 28/06/2018 - 13:11

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 28. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Fernanda Zampoli, Márcio Campos Neves, Humberto Felmann e Coronel Cabral.

Em pauta: Política nacional, postura do eleitor e futebol.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/06/2018 - 17:43Atualizado em 27/06/2018 - 17:43

Deu a lógica

O temor de uma zebra caiu por terra com o desempenho seguro do Brasil diante da Sérvia. O time de Tite soube sofrer quando estava no 1 a 0 e os servos buscavam o gol de empate. E para tranquilizar ainda mais conseguiu marcar o gol da tranquilidade com Thiago Silva. O gol de Paulinho no primeiro tempo mostrou todo o entrosamento da Seleção Brasileira, além da calma do volante no momento da conclusão. Filipe Luis entrou muito bem na vaga de Marcelo, que sentiu dores nas costas. Agora, diante do México, nas oitavas-de-final, na segunda-feira, às 11 horas (horário de Brasília) o Brasil pegará um adversário que derrotou a Alemanha na fase inicial e que tem um jogo de muita intensidade. Será uma escola diferente das enfrentadas até agora.

Brasileiros fizeram um jogo seguro contra os sérvios (Foto: Reuters)

Um time mais leve

Quem escala o time é o técnico Mazola Júnior. E nos cabe opinar sobre a formatação da equipe. Montar um time com Eduardo de primeiro volante, mais Marlon Freitas na segunda função, e ainda com Elvis e Alex Maranhão dividindo a função de armar o Tigre, prova coragem do treinador. Fica uma equipe teoricamente mais leve. No ataque chama atenção a perda da titularidade do atacante João Paulo. A dupla de ataque é formada por Zé Carlos e Vitor Feijão. Uma vitória é fundamental para o Tricolor, já que o começo da 13ª rodada não foi bom para a equipe carvoeira.

Alex Maranhão ganha nova oportunidade (Foto: Divulgação/ CEC)

Mesmo panorama

Mais um adversário com troca de comando. Assim como diante do Brasil-Pe, o Tigre vai encarar o São Bento-SP com uma novidade na área técnica. A demissão de Paulo Roberto encerrou um ciclo que durava desde novembro de 2013. Paulo Roberto era o técnico no futebol brasileiro com a maior longevidade. Foram 129 partidas comandando o time de Sorocaba e 53,7% de aproveitamento, com 53 vitórias, 27 derrotas 49 empates. Na Série B, o time vinha invicto até o final de semana, quando foi derrotado pelo Londrina por 1 a 0, em casa.

Destaque A Tribuna

Mesmo com um time mais fraco tecnicamente e sabendo da eliminação com a vitória parcial da Suécia, o time da Coréia do Sul não esmoreceu diante da Alemanha. A aplicação e seriedade sul-coreana chamou atenção positivamente, afinal a equipe asiático poderia fazer o famoso corpo mole. Mas aconteceu justamente o contrário. Os sul-coreanos jogaram o famoso “jogo da vida” e colheram uma vitória de 2 a 0, sendo a grande zebra da Copa até agora.

Nota Zero

A Alemanha é a grande decepção da Copa do Mundo. Não passar da primeira fase numa composição com Coréia do Sul, México e Suécia não condiz com a qualidade técnica alemã. O time de Joachim Low venceu apenas um jogo, e ainda nos acréscimos, contra a Suécia. No jogo de ontem contra os coreanos, o duelo estava empatado em 0 a 0, quando a Alemanha se viu obrigada a vencer a partida. A solidez defensiva do time asiático e o preparo físico prevaleceram diante do irreconhecível time alemão.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/06/2018 - 13:25Atualizado em 27/06/2018 - 13:28

Tigre reforçado

Com o goleiro Luiz prestes a completar a marca de 200 jogos com a camisa do Criciúma, o clube buscou reforço para a mesma posição. O arqueiro Júnior Belliato chega para ser a sombra que o atual camisa do Tigre não tinha até então. Mesmo assim, Luiz tem moral suficiente para continuar como titular da equipe. Embora muitos ainda o critiquem por algumas falhas desde a temporada passada. A contratação do goleiro, que fazia um bom trabalho no Atlético Tubarão, não será a última do departamento de futebol tricolor. Reforços para a lateral, meio e ataque ainda podem desembarcar a qualquer momento no Majestoso. É a direção atendendo os pedidos do técnico Mazola Júnior.

Belliato estava no Atlético Tubarão e chamou atenção do Tigre (Foto: Rogério Dimas)

Tudo às claras

Foi positiva a postura do Criciúma em relação às dúvidas dos conselheiros sobre o contrato da Gestão de Ativos. Disponibilizar detalhes do modelo de gestão do Tigre dirime qualquer dúvida sobre a intenção do presidente Jaime Dal Farra e demais membros da atual diretoria. Fica a expectativa para uma negociação de Roger Guedes, que poderá dar o tão sonhado respiro a saúde financeira do Tigre. O dinheiro do negócio volta para o clube. Isso é importante.

Responsabilidade

Jogadores como Luiz, Fábio Ferreira, Elvis e Zé Carlos, sempre assumem uma responsabilidade importante nos momentos difíceis. O jogador que parece estar entrando nesse grupo é o volante Marlon Freitas. O atleta estava no Fluminense e tem capacidade para ajudar muito o clube carvoeiro. O momento pede superação. É como o próprio Mazola Júnior já disse: “Só os fortes sobrevivem”.

É hoje

A vantagem do empate faz o Brasil virar ainda mais favorito no grupo E. Se não perder o time de Tite avança no mínimo em segundo lugar. A necessidade da vitória fará com que a Sérvia venha pra cima do Brasil, o que abre a possibilidade do contra-ataque para o time verde-amarelo.

Novo capitão

Particularmente, não gosto desse rodízio de capitães na Seleção. Dessa vez o zagueiro Miranda ficará com a braçadeira. Não parece um jogador que tenha uma forte condição psicológica para liderar o time num eventual momento de dificuldade. Infelizmente, o time brasileiro ganhou a pecha de fraco psicologicamente. Sair atrás do placar poderá ser um grande problema. Vamos torcer e acompanhar!

Destaque A Tribuna

Foi uma participação frustrante, mas pelo menos teve uma despedida com vitória. E com direito a gol do atacante do Flamengo, Guerrero. O Peru derrotou a Austrália por 2 a 0, porém teve que dar adeus a Copa da Rússia. Tinha time para se classificar. Aquele pênalti desperdiçado por Cueva, na estreia contra a Dinamarca, contribuiu para a eliminação precoce. Uma pena para o futebol sul-americano.

Nota Zero

O ex-craque Diego Armando Maradona deu uma mancada ao comemorar a vitória da Argentina, que rendeu classificação às oitavas da Copa do Mundo. Diego não poupou gestos para comemorar o segundo gol contra a Nigéria, aos 40 minutos da etapa final. Após Rojo fazer o gol, o “Pibe de Oro”, que assistia ao duelo das tribunas, mostrou o dedo do meio com as duas mãos para pessoas que estavam nas arquibancadas. Menos, Dieguito!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/06/2018 - 13:22Atualizado em 27/06/2018 - 13:23

Acompanhe o Debate Aberto da Rádio Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 27. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, João Pedro Hermann, Sarandi, Joni Márcio e Plácido Pizetti.

Em pauta: Criciúma modificado para encarar o São Bento-SP e a Copa do Mundo, com destaque para eliminação da Alemanha e a expectativa para o jogo do Brasil contra a Sérvia.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/06/2018 - 13:09Atualizado em 26/06/2018 - 13:14

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 26. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Dr. Anderlei Antonelli, Jonathas Roberge, Dr. Márcio Campos Neves e Renato Rampinelli.

Em pauta: Pesquisa IPC aponta liderança de Amim e Bolsonaro.

O repóter Denis Luciano trouxe as informações do Criciúma, que teve ontem reunião importante do Conselho Deliberativo. 

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/06/2018 - 13:09Atualizado em 25/06/2018 - 13:11

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 25. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Denis Luciano, João Pedro Hermann, Capitão Itá e Sarandi.

Em pauta: Reunião do Conselho Deliberativo do Criciúma e Copa do Mundo.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 20:40Atualizado em 24/06/2018 - 20:50

Duas partidas foram disputadas na tarde deste domingo, dia 24, no encerramento da primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador Criciúma 2018 “Taça Hybel / FME”. Jogando no Estádio João Estevão de Souza, o Metropol foi derrotado pelo Comunidade por 2 a 0. Farinha e Dodi marcaram os gols do jogo. No bairro Maria Céu, o Pnegão derrotou o Maria Céu por 2 a 1. Ranir e Josias fizeram os gols do Pnegão, Max marcou para o Maria Céu.

No Estádio Ítalo Zanzi, Bairro Santa Luzia, em jogo válido pela Chave "A", Atletas de Cristo e Argentina empataram em 1 a 1. Denis marcou 1 a 0 para o Atletas de Cristo aos 29 minutos da etapa inicial. Alisson, aos cinco minutos do segundo tempo, empatou o jogo.

Domingo pela manhã

No jogo inaugural da Chave "B", na manhã deste domingo, dia 24, o Comercial derrotou o Sarnentos por 4x1, no Campo do Jacó, Bairro São Francisco. Diego abriu o placar para o Comercial aos 44 minutos de jogo. Ainda no primeiro tempo, Jardel empatou aos 46 minutos. Na etapa complementar, Tiago colocou o Comercial novamente na frente aos 14 minutos, Barichello ampliou aos 44 e Xereca fez 4x1 para o Comercial ais 46 minutos.

Na abertura

No sábado, dia 23, no Estádio João Zanette, no bairro Boa Vista, atual campeão da competição, Boa Vista derrotou o Colorado por 3 a 0. Os três gols do jogo foram marcados por Borrachinha: aos 19 minutos do primeiro tempo, aos 17 e aos 29 minutos da segunda etapa.

Boa Vista larga bem no Municipal (Foto: Larm)

Já no bairro Renascer, Renascer e Vila Zuleima empataram em 2 a 2. Ovelha, aos 35 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o time da casa. Aos 39, Eder deixou tudo igual no placar. Na etapa final, Diego, aos 26 minutos, virou o marcador para o Vila Zuleima. Aos 51 minutos, em cobrança de penalidade, Everton empatou novamente o jogo.

Próxima rodada

No próximo domingo, 1º de julho, será realizada a segunda rodada do certame, com os seguintes jogos: às 10 horas jogam Colorado x Atletas de Cristo no bairro São Francisco, Comunidade x Renascer no bairro Floresta II, Ouro Preto x Maria Céu no bairro Santa Augusta, e Pnegão x Comercial no bairro São Marcos. Às 15 horas jogam Mãe Luzia x Boa Vista no bairro Mãe Luzia e Cogacri x Metropol no bairro Santa Luzia.

(Colaboração: Larm)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 17:12Atualizado em 24/06/2018 - 17:20

O Ouro Negro de Forquilhinha perdeu para o Água Verde de Pescaria Brava por 2 a 0, neste domingo, dia 24, no Estádio Mauro Francisco Neves, e deu adeus a Copa Sul dos Campeões. A equipe da Larm havia empatado o primeiro jogo por 1 a 1, no Estádio Pinheirão. Com a derrota, o time de Forquilhinha perdeu no grageado por 3 a 1 e está fora. Os gols da partida foram anotados por Caco e Rodriguinho.

Ouro Negro havia empatado no primeiro jogo e com o revés no jogo de volta acabou eliminado (Foto: Larm)

Na próxima semana começam os jogos da semifinal. O Água Verde vai encarar o Araranguá, com o primeiro jogo acontecendo em Pescaria Brava. Já na outra semifinal o embate é entre Turvo e Metropolitano de Nova Veneza. O jogo de ida é na Vila Manenti, em Turvo. As datas e horários dos jogos serão definidos nesta segunda-feira.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 15:39Atualizado em 24/06/2018 - 17:25

Rodada ruim para o Tigre

O desfecho da 12ª rodada da Série B não foi positivo para o Criciúma. Os resultados paralelos não ajudaram a equipe carvoeira. As vitórias do Oeste-SP e Londrina complicaram ainda mais a situação do time comandado pelo técnico Mazola Júnior. Foram dois resultados surpreendentes. O time paulista venceu o líder Fortaleza, enquanto a equipe paranaense superou o São Bento-SP, que era o último invicto da competição. Mesmo vencendo o São Bento-SP, no sábado, dia 30, às 18 horas, o Criciúma não conseguirá sair da zona de rebaixamento. A diferença para o primeiro fora da degola é de quatro pontos. Então o Tricolor terá que vencer duas partidas seguidas, no mínimo, para tentar respirar fora das quatro últimas posições. O segundo jogo na sequência é contra o Figueirense, no dia 5 de julho, também no Heriberto Hülse.

Possivelmente com o atacante Zé Carlos, o Tigre tentará buscar a reabilitação contra o São Bento-SP (Foto: Caio Marcelo)

Matemática para não cair

Com apenas nove pontos, em 12 rodadas, o Criciúma ainda precisa somar mais 36 pontos para não cair. Se alcançar 45 pontos, é praticamente impossível ser rebaixado. É uma pontuação base para se livrar da degola. Para simplificar, o Tigre traça a seguinte meta para evitar uma queda: obter mais 12 vitórias. Faltando ainda 26 rodadas para disputar, o time carvoeiro precisa vencer quase metade dos jogos que tem pela frente. “É inadmissível uma equipe da tradição do Criciúma fazer apenas nove pontos, em mais da metade do primeiro turno. A nossa situação é muito difícil, alerta o técnico Mazola Júnior.

Situação oposta

Se o Tigre vai mal das pernas na Série B, não é possível dizer o mesmo de Avaí e Figueirense. A dupla da Capital está no G-4. O Leão é o vice-líder da competição, enquanto o Figueira é o terceiro colocado. O Avaí volta a campo amanhã, às 20h30min, contra o Oeste-SP, em Barueri. Já o Figueira terá o próximo compromisso no Orlando Scarpelli, no sábado, dia 30, às 18 horas, contra a Ponte Preta.

Dispensas no lanterna

Somente uma equipe está pior que o Criciúma na classificação: o Boa Esporte-MG. E o time de Varginha, após perder por 2 a 0 para o Vila Nova, em casa, e estacionar nos seis pontos, fez uma “faxina geral” no elenco. A principal surpresa foi a saída do volante Amaral, que foi titular nos 11 primeiros jogos da Série B. Além dele, o zagueiro Artur Jesus, o meia Renato Bruno e os atacantes Érick, Rafinha, Gênesis e Ygor Catatau também deixaram o clube. "Algumas saídas tinham que acontecer e, dentro do nosso entendimento em conjunto com a direção, elas acabaram acontecendo. Nossa equipe não se encontra bem na competição e a reformulação é necessária. Novos jogadores devem chegar para melhorar nosso plantel", comentou o técnico Daniel Paulista. Agora, o time mineiro terá pela frente a equipe do Guarani-SP, na quinta-feira, em Campinas.

Confrontos diretos

Na próxima rodada da Série B acontecerão dois confrontos diretos na luta contra o descenso. O Goiás, atual 17º colocado, receberá o CRB-AL, que é o 18º colocado, em Goiânia, no Serra Dourada, amanhã, às 21h30min. Já o Londrina, que é 13º colocado, receberá o Sampaio Corrêa, 15º colocado. Outro jogo interessante na 13ª rodada será entre times da “turma de cima”. O quarto colocado, o CSA-AL encara diante do Coritiba, que ocupa a sexta colocação, no Rei Pelé, em Alagoas. Uma vitória poderá deixar o Coxa no G-4.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 15:25Atualizado em 24/06/2018 - 15:50

Vão explicar ou não?

O Criciúma Esporte Clube tem a obrigação de esclarecer as dúvidas requeridas por um grupo de conselheiros. A entidade precisa mostrar seriedade e jogar limpo com quem está interessado no futuro do clube. Uma maior transparência sobre a Gestão de Ativos poderá, inclusive, atrair mais apoiadores. O presidente Jaime Dal Farra ganhou a pecha de “dono do clube”. E isso não é bom para o empresário. Muito menos para o clube. Pode até ser que o ego de Dal Farra fique inflado, recebendo o status de “dono da G.A.”, mas isso não é bom para a instituição. O clube precisa ter uma imagem mais simpática no mercado. Caso contrário, Dal Farra continuará sozinho, colecionando ações equivocadas, sem o devido respaldo de uma região forte, como a carbonífera, e ainda mergulhado em dívidas. A reunião do Conselho Deliberativo, nesta segunda-feira, dia 25, promete esquentar ainda mais os bastidores do clube.

Conselho pode prestar um bom serviço ao clube, caso consiga tirar as explicações dos gestores (Foto: Criciúma EC)

Retorno do “Zé do Gol”

Enquanto isso, dentro de campo, o Criciúma tem que manter o foco no São Bento-SP. E a boa notícia é o possível retorno do atacante Zé Carlos. O “Zé do Gol” não vive uma boa fase, mas mesmo assim não tem substituto à altura. A tentativa de jogar sem uma referência na área contra o Brasil-Pe não deu certo. É hora de voltar ao velho esquema e vencer o São Bento-SP.

As boas e ruins da Seleção

Sabemos que numa Copa do Mudo as Seleções não vivem somente de boas notícias. Como é um final de temporada para a maioria dos jogadores que atuam na Europa, o risco de lesões é grande. Por isso, o Brasil sofre com a contusão de Douglas Costa, mas vê Neymar ganhar ritmo de jogo. A vantagem do empate contra a Sérvia pode dar a tranquilidade necessária para o time de Tite se soltar na competição e chegar mais forte nas oitavas-de-final.

Neymar deverá estar em melhores condições para o terceiro jogo do Mundial (Foto: Reuters)

Destaque A Tribuna

Começou o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma. E o atual campeão iniciou a disputa com uma bela vitória e uma atuação de gala do atacante Borrachinha, que marcou os três gols da vitória do Boa Vista sobre o Colorado. Foi uma estreia digna do atual campeão da competição. Foram dois gols na etapa final e outro marcado no primeiro tempo. Borrachinha vive uma boa fase também fora dos gramados com o nascimento da filha Betina.

Nota Zero

Em meio a tantos casos de assédio promovidos por torcedores brasileiros na Copa do Mundo da Rússia, mais um episódio, agora tendo como vítima uma repórter da TV Globo, chamou a atenção neste domingo. Enquanto fazia uma participação ao vivo, em Ecaterimburgo, antes de Japão e Senegal, a repórter Julia Guimarães quase foi beijada por um torcedor. Ela reagiu com indignação. Já houve pelo menos outros três casos parecidos com repórteres mulheres.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 15:22Atualizado em 24/06/2018 - 15:47

Foi mais uma vez com emoção. O JEC venceu o Tombense-MG por 3 a 1, de virada, na manhã deste domingo, dia 24, na Arena, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A vitória foi essencial para a equipe tricolor, que luta para deixar a zona de rebaixamento da competição. Com o resultado, o JEC conseguiu deixar para trás a lanterna do Grupo B, que amargava desde a quarta rodada, mas ainda continuou entre os rebaixados. O JEC é o penúltimo colocado.

Rafael Grampola anotou dois gols na vitória do JEC (Foto: Beto Lima)

O jogo

O JEC começou o jogo pressionando, mas saiu atrás do placar ao ser surpreendido em um contra-ataque aos 16 da etapa inicial, com gol de Carlos César. O time do Norte do Estado desencantou no segundo tempo com grande atuação do atacante Rafael Grampola, que balançou as redes em duas oportunidades. O Tricolor conseguiu marcar aos 10 minutos e aos 22, com Grampola, e aos 27 minutos, com o zagueiro Baumer.

Classificação

O resultado dá fôlego ao JEC, que havia conquistado apenas sete pontos em 10 jogos e ostentava a última posição do grupo B. Agora com 10 pontos, o JEC supera o Volta Redonda-RJ, que tem nove pontos, deixa a lanterna, e está a três pontos do Ypiranga-RS, primeiro time fora do descenso.

Próxima rodada

Na próxima rodada o Joinville quer seguir no caminho das vitórias e terá que encarar o Bragantino, que está na zona de classificação do grupo B com 18 pontos em 11 jogos. O duelo acontece no sábado, dia 30, às 16 horas, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/06/2018 - 15:21Atualizado em 24/06/2018 - 15:34

Fim do sonho. O Atlético Tubarão foi eliminado da Série D e abandonou o sonho do acesso. Neste sábado, o Peixe perdeu para o São José-RS por 2 a 0, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, sendo desclassificado das oitavas-de-final da competição nacional. Como a partida anterior ficou no empate em 1 a 1, a classificação do time catarinense poderia ser encaminhada com uma vitória simples ou na disputa por pênaltis após um empate no tempo normal. E olha que o time comandado pelo técnico Waguinho Dias teve a chance de empatar a partida.

Peixe não conseguiu superar o São José-RS (Foto: Divulgação/ Atlético Tubarão)Legenda

Teve chance de empatar

O São José-RS abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, com Felipe Guedes, que ficou com o rebote após cobrança de falta. No segundo tempo, o Atlético Tubarão teve um pênalti aos 19 minutos, mas o goleiro Fábio defendeu a cobrança de Gelson. Minutos depois foi a vez de o São José-RS ter uma cobrança de pênalti a favor. E quem cobrou foi o próprio goleiro Fábio, marcando o segundo para os gaúchos. Os gaúchos poderiam ampliar a vantagem em nova cobrança de pênalti, aos 39, só que desta vez o goleiro Fábio mandou na trave.

Dever cumprido

Apesar da eliminação, o discurso na equipe catarinense foi de dever cumprido. “Sabíamos que era uma competição muito difícil. É uma pena São José e Tubarão, dois times com totais condições de buscarem o acesso e com duas das melhores campanhas, se enfrentarem nesta fase. Mas, o regulamento é assim e nós sabíamos. Saímos com a cabeça erguida”, afirmou o técnico Waguinho Dias.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/06/2018 - 22:30Atualizado em 22/06/2018 - 22:35

O desespero de sempre

Só muda o personagem, mas a história é a mesma. Ou se formos mais ofensivos, só muda o palhaço, mas o circo é o mesmo. O desabafo de Mazola Júnior, logo após a derrota do Criciúma contra o Brasil-Pe, evidencia o desespero do treinador perante a situação do Tigre na Série B. Foi uma lamentação contundente, que mostra o quanto o clube errou no planejamento para a atual temporada. Mazola, indiretamente, pediu reforços. Quer atenção especial do departamento de futebol. O treinador entende que é inadmissível fazer apenas nove pontos, de 36 disputados. O sofrimento de Mazola é o mesmo que passaram Lisca, Argel, Beto Campos, Luiz Carlos Winck, entre tantos outros. Se o clube não abastecer Mazola, o atual técnico será mais uma vítima da incompetência da gestão atual.

Mazola sofreu apenas a segunda derrota em sete jogos no Criciúma,  mas não escondeu preocupação com o futuro na Série B (Foto: Fernando Ribeiro)

A um empate das oitavas

A vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica deixou o Brasil a um empate das oitavas-de-final da Copa do Mundo. Isso porque no outro jogo da chave a Suíça superou a Sérvia por 2 a 1, deixando o time de Tite com um saldo de gols melhor. O Brasil poderá se classificar em primeiro com um empate. Para tal, precisará contar com um empate ou derrota da Suíça contra a Costa Rica.

Time previsível, mas com vitória

Aconteceu o que a maioria temia. O Brasil continuou previsível, atacando apenas por um lado, com Neymar caindo a toda hora, e diante de um adversário fechado com uma primeira linha de seis jogadores. Não foi fácil vencer a fraca Costa Rica. Isso mostra que o time brasileiro terá dificuldades contra qualquer equipe, principalmente as que jogam na famosa retranca.

Copa Sul

O Ouro Negro de Forquilhinha está completo para o jogo contra o Água Verde de Pescaria Brava. A partida deste sábado é decisiva e pode garantir a equipe da Larm na semifinal da Copa Sul dos Campeões. Um empate leva a decisão para os pênaltis. Mas o favoritismo é dos mandantes.

Reforços

Para a Série B do Campeonato Regional da Larm, o Ouro Negro de Forquilhinha já está de olho em alguns reforços. Jogadores como o atacante Caciano e volante Diego Oliveira, que passaram pelo Tigre, estão encaminhados. Vai brigar pelo acesso.

Destaque A Tribuna

Douglas Costa entrou no segundo tempo e desequilibrou a favor do time de Tite. Mas a melhora no desempenho do Brasil só foi resultar em gols nos acréscimos do jogo contra os costa-riquenhos. É possível que Douglas Costa ganhe a titularidade para o jogo contra a Sérvia. Porém, como Tite presa pela manutenção das escalações, ainda há uma chance de Willian continuar na equipe diante da Sérvia, na quarta-feira, no último jogo da chave E. Um empate basta para os brasileiros.

Nota Zero

Torcedores com camisetas da Seleção Brasileira, e que foram à Rússia para acompanhar a Copa do Mundo, cometeram novos casos de assédio contra mulheres nos últimos dias. Os vídeos, disseminados em grupos de WhatsApp, são parecidos e foram gravados por mineiros, o que levou a Defensoria Pública do estado de Minas Gerais a pedir explicações e punições aos envolvidos.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/06/2018 - 13:12Atualizado em 22/06/2018 - 13:13

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 22. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, João Pedro Hermann, Waldeci Rampinelli, Denis Luciano, Itá e Sarandi.

Em pauta: Derrota do Tigre e vitória da Seleção.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/06/2018 - 23:38Atualizado em 21/06/2018 - 23:47

Goiás e Juventude ficaram no empate em 1 a 1 na noite desta quinta-feira, no Serra Dourada, pela 12ª rodada da Série B, e sairam de campo com o sentimento de que poderiam ter vencido, em duelo válido pela 12ª rodada da Série B. Os donos da casa vinham embalados de duas vitórias seguidas e recuperação na ponta de baixo da tabela, enquanto os visitantes chegaram ao nono jogo sem perder na competição.

O empate mantém o Juventude na 10ª posição, com 16 pontos. O Goiás sobe para o 15º lugar, com 12 pontos. Porém, ambos os times podem cair na tabela ao término da rodada. Na próxima terça, os gaúchos recebem o Vila Nova em Caxias do Sul, às 19h15, e os esmeraldinos duelam com o CRB, no Estádio Olímpico de Goiás, às 21h30.

Goiás de Lucão também luta para escapar da degola (Foto: Sebastião Nogueira)

Para o Criciúma o empate foi bom, na medida em que o Esmeraldino ficou a três pontos do Tricolor. Caso o Oeste-SP perca para o Fortaleza, no Castelão, e o CRB-AL não supere o Paysandu-PA, no Rei Pelé, o Tigre fica distante apenas três pontos do primeiro time fora do Z-4.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/06/2018 - 21:22Atualizado em 21/06/2018 - 23:48

O lateral direito Fagner será a única novidade da formação brasileira contra a Costa Rica, às 9 horas (de Brasília) desta sexta-feira, em São Petersburgo. Não por vontade do técnico Tite. Mas por força de uma lesão. Danilo acusou uma contusão muscular na região direita do quadril e acabou vetado pelo departamento médico após passar por exames. Com isso, o Brasil começa o jogo com a seguinte formação: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Recuperado de lesão na coxa direita, corintiano estará em ação na segunda rodada (foto: Pedro Martins/Mowa Press)

O Brasil precisa da vitória para continuar com chances de ficar em primeiro lugar, sem depender de uma combinação de resultados. Por enquanto, o time de Tite é o segundo colocado, empatado com a Suíça, com um ponto, atrás da Sérvia, que venceu na estreia. Se passar a próxima fase, os brasileiros pegarão México, Suécia ou Alemanha, nas oitavas-de-final.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/06/2018 - 21:10Atualizado em 21/06/2018 - 23:35

Quando o Criciúma acordou, já era tarde. Fez um bom segundo tempo contra o Brasil de Pelotas, mas insuficiente para colher um bom resultado ou pelo menos evitar a derrota no Bento Freitas. Uma falha de posicionamento da defesa na bola parada e o goleiro Luiz adiantado, facilitaram o time gaúcho a chegar ao 1 a 0, e escapar momentaneamente do Z-4 da Série B.

O Tricolor fez um primeiro tempo abaixo da crítica, com Mailson e João Paulo isolados no ataque, sem criatividade do meio-campo e com os dois laterais nada inspirados. No segundo tempo, com Nicolas, Wallacer e Lucas Coelho, que entraram nas vagas Mailson, Jean Mangabeira e Luiz Fernando, o time carvoeiro melhorou.

Tigre conheceu a sétima derrota na competição nacional (Foto: Flávio Neves)

Marlon Freitas foi o melhor da equipe, colocando duas bolas na trave, sendo um volante agudo que conseguiu levar mais perigo ao gol adversário do que os proprietários atacantes. Depois do jogo, o técnico Mazola Júnior externou toda a preocupação com a fase da equipe, que é a penúltima colocada na classificação. “É inadmissível um clube como o Criciúma ter apenas nove pontos em 12 jogos. Não quero ser mais uma vítima dos maus resultados”, disse.

Mazola perdeu o segundo jogos, em sete partidas no comando do time carvoeiro. Pressionado, o Tricolor terá dois jogos em casa na sequência para se recuperar. O próximo compromisso, sem poder contar com Jean Mangabeira e Wallacer, suspensos, é contra o São Bento, no sábado, dia 30, às 18 horas, no Majestoso.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/06/2018 - 13:22Atualizado em 21/06/2018 - 13:24

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 21. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Jonathas Roberge, Delegado Márcio Campos Neves e Coronel Cabral.

Em pauta: Jornalista Fernanda Zampoli critica vídeo na Rússia e repercute na mesa, além do Tigre, que joga hoje, em Pelotas, e a Seleção Brasileira, que volta a campo amanhã, na Rússia.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 20/06/2018 - 14:48Atualizado em 20/06/2018 - 14:54

No sacrifício...

A escalação de Elvis comprova a importância que o Criciúma dá ao jogo contra o Brasil-Pe. Escalar o jogador desde o início, mesmo sabendo da lesão na mão, demonstra o quão o Tigre está preocupado com o duelo direto pela fuga do Z-4. Uma vitória pode colocar o Tricolor fora da zona de rebaixamento. Mas não será uma tarefa simples, afinal o time carvoeiro terá que ter um bom desempenho mesmo com jogadores contestados até agora. Ralph e Mailson, por exemplo, precisam mostrar um melhor rendimento. O volante é um recém-chegado e joga improvisado. Já o atacante teve bons momentos no Catarinense e nada mais. Do outro lado, o técnico Gilmar Dal Pozzo quer uma vitória na estreia. Jogo difícil, com certeza, mas se o time de Mazola Júnior jogar para empatar, tem tudo para sair de campo derrotado.

Grupo carvoeiro está focado na reabilitação (Foto: Fernando Ribeiro)

CR7

Cristiano Ronaldo está sendo decisivo. Tem levado Portugal nas costas. Praticamente sozinho. O craque do Real Madrid voltou a marcar no Mundial. Fez o gol da vitória sobre o Marrocos. Um belo gol de cabeça. Com quatro gols, é o principal artilheiro da competição.

Pressão

A Seleção do Marrocos fez um bom jogo contra Portugal. Pressionou o time português durante boa parte do jogo. Desde o gol de CR7, logo aos quatro minutos, o time africano buscou o resultado. Merecia melhor sorte, mas nem sempre isso acontece no futebol.

Não é só futebol

A torcida iraniana está fazendo a festa na Rússia. Especialmente as mulheres, que desfilam felizes e livres pelas ruas e cercanias dos estádios. Esse é um dos exemplos da importância que o futebol tem no mundo. Lembrando que no Irã as mulheres não podem entrar em praças esportivas.

Torcedoras iranianas roubam a cena na Rússia (Foto: Javier Soriano)

Destaque A Tribuna

Destaque para a classificação do Uruguai a segunda fase da Copa do Mundo. O time de Oscar Tabarez bateu a fraca Arábia Saudita por 1 a 0, contando com uma falha clamorosa do arqueiro árabe. Suarez aproveitou para marcar o gol da vitória celeste. Agora a missão é tentar a primeira posição da chave A. Para tal será necessário vencer a embalada Seleção da Rússia.

Nota Zero

Acredito que tenha algo mais importante para pensar sobre o esporte catarinense, do que o projeto de lei que libera a entrada de ex-jogadores que atuaram por mais de cinco anos na elite de Santa Catarina. O próprio comentarista da Rádio Som Maior, Sarandi, que também foi jogador profissional, compartilha dessa opinião. Temos outras preocupações no cenário esportivo que poderiam pautar a Assembleia Legislativa.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 20/06/2018 - 13:11Atualizado em 20/06/2018 - 13:15

Adversário motivado 

Se engana quem pensa que o Criciúma terá uma tarefa facilitada em virtude da crise que vive o Brasil de Pelotas. O jogo de amanhã é mais um daqueles confrontos diretos, que valem seis pontos. São antigas expressões que tentam sintetizar a importância do jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A troca de comissão técnica dará ao time gaúcho um ânimo a mais, embora o grupo de jogadores estivesse “fechado” com o então técnico Clemer. Uma demissão de treinador é sempre uma “luz alta” nos jogadores. A resposta terá que vir diante do Tigre. E o novo técnico do Brasil-PE é um velho conhecido do futebol catarinense: Gilmar Dal Pozzo. Por isso, mesmo cheio de desfalques e problemas, o Tricolor terá que buscar o resultado somente na base da superação. 

Gilmar Dal Pozzo é o novo comandante do time gaúcho (Foto: Site Oficial do Brasil-Pe)


Expectativa sobre escalação 

Será que Renato Augusto vai ganhar a vaga de titular? Essa é a grande dúvida na escalação da Seleção Brasileira. Hoje o time nacional faz mais dois treinos antes da viagem até São Petesburgo. Talvez Renato não comece jogando contra a Costa Rica, mas, sem dúvida, é uma grande opção contra uma equipe mais forte. 

Donos da casa 

Quem diria. A Rússia tem duas vitórias na chave A da Copa do Mundo e é a primeira classificada a próxima fase. Os donos da casa já marcaram oito gols, sofreram apenas um, e são detentores da melhor campanha. Deverão pegar Portugal ou Espanha na próxima fase. Aí vamos ter a real noção de até onde vai a empolgação dos russos. 

Uruguai perto da vaga 

Se a Copa do Mundo não começou tão bem para o Brasil, Argentina, Peru e Colômbia, o Uruguai pode já carimbar o passaporte a próxima fase no jogo de hoje. Basta vencer a fraca seleção da Arábia Saudita. 

Mercado da bola I

Segundo a imprensa britânica, Lucas Paquetá, do Flamengo, pode ser o próximo jovem brasileiro a ser vendido. O Liverpool vê o jogador como alternativa para a fracassada negociação com Nabil Fekir, do Lyon. A proposta seria em torno de R$ 212 milhões. 

Mercado da bola II

Ficou difícil o acerto de Vagner Love com o Flamengo. Só se tiver alguma grande mudança no atual cenário para o atacante defender o Flamengo. O Besiktas, da Turquia, detentor dos direitos econômicos do jogador, afirmou ao rubro-negro que só libera o atleta por cerca de R$ 6 milhões, números considerados altos pela cúpula do time carioca. 

Destaque A Tribuna 

Destaque para o gol marcado pelo meia-atacante Quintero, da Colômbia, na estreia do Mundial contra o Japão. Foi uma bela cobrança de falta, rasteira, por baixo da barreira. Lembrou Ronaldinho Gaúcho na época de Barcelona. Pena, para os sul-americanos, que não foi suficiente para evitar o mau resultado. Foi a primeira derrota de uma seleção da América do Sul contra uma seleção asiática, na história dos mundiais. 

Nota Zero 

Há uma exagerada preocupação sobre a lesão de Neymar. Os canais de televisão do Brasil fazem uma boa cobertura da Copa, mas extrapolam na preocupação em cima do principal nome do time brasileiro. A grande verdade é que os problemas da Seleção não se resumem a lesão de Neymar. É preciso colocar mais intensidade no jogo. Deixar de jogar apenas pelo lado esquerdo. Segundo a CBF, mesmo sentindo dores na perna direita, Neymar deve treinar normalmente hoje e amanhã. O mundo da bola está de olho no Brasil!!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13