Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Marco Búrigo 13/05/2018 - 17:25 Atualizado em 13/05/2018 - 17:34

Tigre optou pelo novo

O Criciúma optou pelo novo. Contratou um técnico “diferente”. Mazola Junior nunca trabalhou no Sul. Isso não significa que terá dificuldades de adaptação, até porque o clube não está disputando uma competição regional. Sobre competições nacionais, Mazola tem experiência. Já conquistou acessos importantes. Mas a missão no Tigre é outra. Ele precisará livrar a equipe do rebaixamento. Não há tempo para testes. Mazola precisará ser auxiliado pelos profissionais que estavam aqui e, acima de tudo, ouvir os jogadores. É preciso “fechar o grupo”. Somente com muita união, o grupo carvoeiro terá condição de escapar da degola. Essa será a tônica das próximas 33 rodadas.

Mazola estreia na terça-feira contra o Juventude em casa (Foto: Fernando Ribeiro)

Pressão a cada rodada

Afirmar que há tempo para uma recuperação parece simplificar a tarefa da nova comissão técnica tricolor. Mas não é bem assim. Cada jogo daqui pra frente terá um componente a mais de dificuldade. A pressão por estar no Z-4 e ainda fazer dois jogos seguidos fora de casa, após enfrentar o Juventude em casa, faz o técnico Mazola Júnior ter uma ideia da grande bomba que ele tem em mãos.

Política da boa vizinhança

Mazola disse, em entrevista coletiva, que “herdou um trabalho bem feito”. É óbvio que o novo comandante fez a velha política da boa vizinhança. Foi uma resposta com um tom corporativista. Não quis atacar o antigo treinador e companheiro de profissão. A verdade é que o Criciúma não se entende em campo. A herança é pesada. Sem falar que jogadores importante precisam ser recuperados fisicamente. São muitas necessidades no momento.

Vencer ou vencer

Não importa a maneira. O importante é o Criciúma vencer o Juventude, que por sinal não é nenhum bicho de sete cabeças. Os três pontos darão um pouco mais de tranquilidade para o grupo trabalhar. A calmaria se faz ainda mais necessária pelo fato de o Tigre fazer dois jogos contra adversários que vivem uma boa fase. Após encarar o Ju, o Tricolor pega o Fortaleza e o Avaí, longe do torcedor.

Convocação

Nesta segunda-feira, dia 14, sai a lista de Tite para a Copa do Mundo. Aposto em Fágner e Danilo para a lateral-direita, após o corte de Dani Alves. Acredito que Cássio será o terceiro goleiro. Geromel completará a lista de zagueiros. A dúvida está no meio-campo. Será que Arthur vai a Rússia ou Fred e Giuliano brigam pela vaga? No ataque, Douglas Costa garantiu a vaga pelas últimas atuações. A convocação sai às 14h, no Rio de Janeiro.

Recuperação

Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu em Barcelona, no quarto GP da temporada 2018 da F-1. Verstapen, da RBR, foi o segundo. E Bottas, da Mercedes, completou o pódio. Com o resultado, o atual campeão da categoria abre vantagem contra o alemão da Ferrari na classificação do Mundial de Pilotos. Agora Hamilton soma 95 pontos, contra 78 pontos, e Vettel e 58 de Bottas.

Hamilton venceu a segunda prova na temporada (Foto: Reuters)

Destaque A Tribuna

Uma verdadeira aula de convicção. Essa é a lição que o Criciúma pode tirar com a campanha do Atlético Tubarão, na Série D do Campeonato Brasileiro. O Peixe manteve o técnico Waguinho Dias após um mau começo no Estadual e soube remontar o elenco após as saídas de peças importantes. Já classificado a próxima fase da Quarta Divisão, o Peixe é um sério candidato ao acesso a Série C. Lembrando que a meta é chegar na Série B até 2025.

Nota Zero

Se o Peixe dá um bom exemplo na “D”, o JEC faz justamente o contrário na Série C. O time da Manchester perdeu mais uma no final de semana. No sábado, em casa, o JEC perdeu para o Cuiabá por 3 a 2, amargando a lanterna do grupo B. É um sério candidato ao descendo. A grande decepção ficou por conta do técnico Matheus Costa, que foi contratado com uma grande expectativa. Mas, infelizmente, não conseguiu emplacar o jeito necessário para o time trilhar o caminho das vitórias.

Por Marco Búrigo 11/05/2018 - 23:17 Atualizado em 12/05/2018 - 02:24

A negociação com Luiz Carlos Winck se tornou difícil para o Tigre, em virtude da alta pedida salarial do treinador. E o mais novo nome a ser cotado no Majestoso é de Mazola Júnior. O paulista de 53 anos esteve recentemente no CRB-AL e trabalhou inclusive com o atacante Zé Carlos. Mazola já dirigiu equipes como Sport-PE, Paysandu-PA, Ituano, Cuiabá, Bragantino e Botafogo-SP. Nunca teve uma experiência no Sul do país.

Mazola nunca trabalhou numa equipe do Sul do país (Foto: Pei Fon/ Portal TNH1)

O acerto pode acontecer já neste sábado. Caso haja um acordo entre as partes, Mazola já comanda o Tigre na terça-feira, dia 15, diante do Juventude, no Heriberto Hülse.

Por Marco Búrigo 11/05/2018 - 22:15 Atualizado em 12/05/2018 - 02:30

Um gigante adormecido. Essa é uma definição que pode traduzir o sentimento sobre o Criciúma Esporte Clubes nos dias atuais. São cinco anos sem título e quatro temporadas longe da elite nacional. Pois o maior clube do Sul de Santa Catarina está completando 70 anos neste domingo, mas sem muitos motivos para comemorar. A atual campanha na Série B, inclusive, esfriou qualquer tipo de ação do clube. Mas com a chegada de mais um dia 13 de maio, o torcedor mais saudosista vai lembrar do título do Comerciário de 1968, numa época onde havia uma rivalidade local. Os times da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) ainda brigavam pelas competições da região carbonífera. Exatamente 10 anos depois da conquista do considerado time do centro da cidade, e de um enfraquecimento dos demais clubes da região, veio a troca de nome para Criciúma.

Comerciário faturou o título do Campeonato Catarinense de 1968 (Foto: Arquivo/Larm)

Resistência

Mesmo com o novo nome, o Criciúma ainda não conseguia se firmar como unanimidade no município. O motivo estava relacionado a conservação das cores do Comerciário. Foi aí então que começou uma campanha para trocar também as cores da camisa. Muita polêmica foi gerada. Alguns opinavam por uma mistura das cores de todas as equipes que a cidade já teve. Outros queriam as cores da bandeira do município.

Camisa azul e branco resistiu até 1984 (Foto: Arquivo/CEC)

Finalmente a troca

Depois de muitas reuniões entre a diretoria da época, foi decidido que as novas cores seriam o amarelo, preto e branco. O amarelo demonstraria a riqueza da região. O preto simbolizaria o carão. E o branco lembraria os demais clubes que a cidade já teve. A estreia com a camisa aconteceu no dia em que o clube completou 37 anos, em 13 de maio de 1984, em jogo pelo Campeonato Catarinense. Contra o Joinville, no Heriberto Hülse, o Criciúma arrancou um empate em 2 a 2, após sair perdendo por 2 a 0.

Em 1984, Tigre estreava a camisa tricolor (Foto: Reprodução)

Arrancada

Um ano depois de estrear a camisa tricolor, o Criciúma fez a pior campanha no Campeonato Catarinense e teve que lutar contra o rebaixamento na edição de 1985. O Tigre disputou o hexagonal da morte e correu o risco de cair para a segunda divisão de Santa Catarina. Mesmo assim, naquele ano o Tigre teve o artilheiro da competição. Jorge Veras foi o maior goleador do evento com 17 gols. Em 1986, o Tricolor conquistou o título estadual, após o Comerciário ter levantado a taça 18 anos antes. No ano seguinte foi oitavo colocado na Copa União, uma espécie de Campeonato Brasileiro da época. O terceiro título estadual veio em 1989. Nos dois anos seguintes mais dois títulos: 1990 e 1991.

Primeiro título como Criciúma veio em 1986 (Foto: Arquivo/CEC)

Maior título da história

O quinto lugar na Taça Libertadores de América 1992 foi inédito, mas a maior conquista do Criciúma veio uma temporada antes. Em 1991, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Tigre fez uma campanha impecável com seis vitórias e quatro empates, sendo campeão invicto da Copa do Brasil. Mas para o capitão daquele time, Antônio Luis Sartoretto, o Capitão Itá, o melhor técnico da história do clube não foi Scolari. “Nossa base foi muito bem montada por Levir Culpi ainda em 1986. Ele foi o grande responsável por formar aquele grupo campeão”. A opinião é compartilhada pelo lateral-direito da época e hoje também comentarista da rádio Som Maior, Idemar Angelo Tomasi, o Sarandi. “Tivemos um amadurecimento com o Levir. Foi o técnico com o maior leque de estratégias que passou Heriberto Hülse”, disse.

Invicto, Criciúma faturou o título da Copa do Brasil de 1991 (Foto: Ulisses Job)

CAMPANHA DA LIBERTADORES 1992

Primeira fase

CRICIÚMA 3x0 São Paulo

San José de Oruro-BOL 1x2 CRICIÚMA

Bolívar-BOL 1x1 CRICIÚMA

São Paulo 4x0 CRICIÚMA

CRICIÚMA 5x0 San José de Oruro

CRICIÚMA 2x1 Bolívar

Oitavas-de-final

Sporting Cristal-PER 1x2 CRICIÚMA
CRICIÚMA 3X2 Sporting Cristal-PER

Quartas-de-final

São Paulo 1x0 CRICIÚMA
CRICIÚMA 1X1 São Paulo

Por Marco Búrigo 11/05/2018 - 21:55 Atualizado em 11/05/2018 - 23:32

Sem sinal de fumaça branca no Majestoso. Quando a fuligem sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, é porque o novo papa está definido. No Criciúma, ainda não saiu a tão aguardada fumaça. Isso significa que as negociações ainda continuam, mas não houve um consenso entre as partes. No caso específico do Tigre, ainda não houve um entendimento entre a direção do clube e o empresário do técnico Luiz Carlos Winck. O treinador que passou pelo Tricolor no ano passado está valorizado no Caxias-RS e fez uma alta pedida salarial. O diretor de futebol, Nei Pandolfo, não abriu muito o jogo nesta sexta-feira, e manteve a ideia de anunciar, através do site oficial, o nome do novo treinador até o domingo. “A ideia é acertar com o treinador antes da partida de terça-feira. A intenção é acertarmos com o novo profissional neste final de semana”, disse.

Grizzo na interinidade

Enquanto o novo técnico não chega, o técnico interino Grizzo orientou o treinamento desta sexta-feira, no CT do bairro Cristo Redentor. O meia Elvis está suspenso e desfalca a equipe. O zagueiro Sandro e o atacante Lucas Coelho, lesionados, também não devem jogar. O lateral-esquerdo Marlon, poupado no treino, é dúvida, pois sente um desconforto. O goleiro reserva Ronaldo também corre o risco de ficar fora da relação. Lembrando que Vinícius, primeiro reserva, está com a Seleção Brasileira Sub-20. Nino deve fazer dupla de zaga com Fábio Ferreira. A definição do time titular começa a ser feita nos trabalhos deste final de semana.

Grizzo orienta os treinos do Tigre até a chegada do novo trenador (Foto: Reprodução)

No mesmo embalo

A equipe Sub-20 do Criciúma está na mesma batida do profissional. O time do técnico Lalo perdeu para o Atlético Tubarão por 2 a 1, nesta sexta-feira, no CT do Cristo Redentor, e se manteve na lanterna do Campeonato Catarinense 2018. São três derrotas e dois empates até o momento.

Por Marco Búrigo 11/05/2018 - 21:05 Atualizado em 12/05/2018 - 02:33

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 11, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) lançou uma resolução sobre afixação de faixas nos estádios de futebol de Santa Catarina. Num primeiro momento, por solicitação da Polícia Militar e Ministério Público, após reunião com representantes de Figueirense e Avaí, estava proibida a colocação de faixas em qualquer setor das praças desportivas, sob a alegação de que iria proporcionar uma melhor visualização e controle da segurança.

A notícia veiculada no site da FCF, redigida pelo procurador jurídico da entidade máxima do futebol catarinense, Rodrigo Capella, logo viralizou na internet. Ao se espalhar, causou uma forte reação dos clubes que não participaram do encontro e das demais torcidas que se viram prejudicadas com a decisão. Foi aí então que a FCF lançou uma nova nota, confirmando que a proibição valeria apenas para os clássicos entre Figueirense e Avaí, no Campeonato Brasileiro da Série B deste ano.

O primeiro embate entre os dois é neste sábado, dia 12, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo é válido pela sexta rodada da competição. O mesmo acontecerá no embate do returno, quando as equipes irão se enfrentar na Ressacada.

Determinação

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, disse que é preciso cumprir o que foi determinado na reunião com o Ministério Público, mas também tratou de encerrar qualquer polêmica. “Essa foi uma determinação que veio em virtude da preocupação da segurança pública, especialmente com o clássico entre Figueirense e Avaí, que acontece neste sábado. Nada que tape a visão dos policiais, dos seguranças e do sistema de monitoramento, poderá ficar fixado. Teremos um clássico mais seguro, sem dúvida”, ressaltou Rubinho.

Angelotti ressaltou que medida ajudará o clássico da capital a ser mais seguro (Foto: Divulgação)

Solidariedade às torcidas da capital

Mesmo à distância, e sem ter o direito retirado com a medida, a novidade não foi bem recebida pelos torcedores do Criciúma. “Estão acabando com as torcidas. Já estão proibidos os mastros, entre outras coisas que avaliamos como importantes na forma de torcer. É uma decisão autoritária. Foi tudo decidido sem uma conversa com as torcidas. O pior é ver os nossos clubes envolvidos coniventes com tudo isso que está acontecendo”, enfatizou Cleiton Ramos, presidente da Guerrilha Jovem.

Contrariedade

Já a torcida Os Tigre, que na verdade não pode ser considerada uma organizada, também reagiu com inconformismo. “Não podemos concordar com o que está sendo feito. Mas creio que seja uma ação pontual apenas para o clássico de lá. Mas, sem dúvida, tira o brilho do espetáculo. Aqui no Heriberto Hülse já passamos por uma revista severa antes de entrar no estádio. Estamos agindo corretamente sempre. Nossos trapos são revistados pelos seguranças do clube e a pela polícia militar”, disse Luiz Gustavo Nuernberg, mais conhecido como Ruigi, responsável pelos eventos da Barra carvoeira.
 

Por Marco Búrigo 11/05/2018 - 13:35 Atualizado em 11/05/2018 - 13:36

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 11. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Ney Lopes, Sarandi, Waldeci Rampinelli e Jairton Manique Barreto.

Em pauta: Técnico Luiz Carlos Winck cogitado no Tigre.

 

Por Marco Búrigo 10/05/2018 - 21:37 Atualizado em 10/05/2018 - 21:46

O Tribunal de Justiça Desportiva manteve a exclusão do Água Verde de Pescaria Brava, em julgamento realizado na noite de hoje, em Balneário Camboriú. Mas ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça. Mesmo com nova derrota jurídica, o Água Verde segue sendo pivô da polêmica paralisação da Copa Sul dos Campeões. Isso atrasa a competição, o que complica a programação do Ouro Negro de Forquilhinha, que depende do resultado dos tribunais para iniciar a briga por vaga na semifinal.

Recursos do Água Verde nos Tribunais atrasa reinício da Copa Sul (Foto: LARM)

O time de Forquilhinha enfrentará o Santos Salvan de Sangão ou o Água Verde nas quartas-de-final. Os outros três times da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) também ficam parados enquanto não acontece a definição nos tribunais. Uma semifinal já está encaminhada: Turvo x Metropolitano. Já o Araranguá aguarda o adversário na outra disputa por vaga na final. Se o Água Verde não recorrer até segunda-feira, dia 14, a Liga Atlética Vale do Mampituba (LAVM) poderá marcar o reinício da competição.

Por Marco Búrigo 10/05/2018 - 20:36 Atualizado em 10/05/2018 - 20:43

Ele de volta?

A bola da vez no Majestoso é o técnico Luiz Carlos Winck. O treinador, que dirigiu o Criciúma na Série B do ano passado, é o nome mais cotado para assumir o clube para o restante do ano. Os dirigentes do Tigre negam a informação, mas segundo a imprensa de Caxias do Sul, o treinador está negociando um possível retorno ao futebol de Santa Catarina. Essa possibilidade ganhou ainda mais força depois que o próprio técnico atrasou em uma hora a entrevista coletiva tradicionalmente feita antes das viagens das equipes. O time gaúcho joga no sábado, dia 12, contra o Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, pela abertura do returno do Brasileiro da Série D. A equipe grená lidera a chave A15, com sete pontos.

Luiz Carlos Winck pode ter uma segunda chance no Tigre (Foto: SER Caxias)

Justificativas sem convicção

Perguntado sobre a possibilidade de treinar o Criciúma novamente, Winck não mostrou a mesma convicção de outrora quando tinha o nome cogitado por outras equipes. “Estávamos analisando o pessoal da viagem ao Rio de Janeiro, vendo quem tem condição de jogo. Nosso DM está nos complicando”, disse Winck, arrancando risos dos jornalistas e setoristas do Caxias.

Em coletiva de imprensa, Winck tentou fugir das perguntas sobre o Tigre (Foto: SER Caxias)

Sem espaço para novos erros  

“Temos que minimizar os erros ou não erra mais”, enfatizou o diretor de futebol do Criciúma, Nei Pandolfo, no primeiro dia de treinos sem o técnico Argel Fucks. O recado foi dado. O clube sabe que precisa melhorar e por isso vai atrás de um treinador com um perfil vencedor. Mas os jogadores também não ficaram imunes das cobranças na primeira entrevista concedida pelo departamento de futebol do Tigre, após a mudança na comissão técnica. Bastante sereno, Nei procurou mostrar serenidade nas falas e tentou passar tranquilidade ao torcedor. “Os números não ganham jogos. Estamos bem em alguns fundamentos, mas precisamos traduzir a superioridade em vitória. Os jogadores também tem a responsabilidade de uma recuperação”.

Data limite

A expectativa é acertar com o novo treinador até o final de semana. Nei Pandolfo não quis comentar nenhum nome em especial e tentou fugir das perguntas sobre o novo comandante. O auxiliar técnico Grizzo não chegou a comandar o treino de ontem. O treinamento foi um coletivo contra uma formação sub-17. Ficou evidente que desta vez o clube não irá apostar em Grizzo. “No mais tardar até o domingo vamos anunciar o novo treinador, que irá dirigir a equipe contra o Juventude”, sinalizou.

NÚMEROS DE LUIZ CARLOS WINCK NO TIGRE

21 JOGOS

09 VITÓRIAS

07 EMPATES

05 DERROTAS

(Fonte: Meu Time Na Rede)

Por Marco Búrigo 10/05/2018 - 13:16 Atualizado em 10/05/2018 - 13:19

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 10. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Fernanda Zampoli, Coronel Márcio Cabral, Chico Baltazar e João Pedro Hermann.

Em pauta: Saída de Argel Fucks do Tigre e a política nacional.

 

Por Marco Búrigo 09/05/2018 - 22:02 Atualizado em 09/05/2018 - 22:10

O lado fraco da corda...

Infelizmente esse é o mundo do futebol. O técnico é sempre o lado mais fraco da corda. É mais fácil demitir o treinador, do que dispensar uma dezena de jogadores e saber remontar um elenco mal planejado. E foi assim o fim da terceira passagem de Argel Fucks no Tigre. Ele pagou o preço de uma equipe montada sem investimento. Mas ao mesmo tempo Argel cometeu inúmeros erros, afinal não teria sete derrotas à toa. Teve a teimosia no esquema 4-1-4-1, que mais parecia um 4-3-3, falido. Não conseguiu, mesmo com toda limitação, fazer o time ser minimamente organizado. Teve também as entrevistas infelizes jogando o torcedor contra a direção. Tudo isso contribuiu para a demissão. O Criciúma Esporte Clube é uma empresa e por mais que ela cometa erros, existe uma hierarquia.

Argel teve um aproveitamento de 40% na terceira passagem pelo Tigre (Foto: Caio Marcelo)

Incoerência

As incoerências de Argel começaram logo que os primeiros maus resultados apareceram. Antes, na hora de acertar o contrato com o Tigre, Argel prometeu mundos e fundos. Disse que “jogaria o jogo” da direção. Mas logo pediu reforços, ganhou e, não satisfeito, continuou enfatizando a fraqueza do elenco. Parecia o dono do clube. A grande verdade é que Argel sempre foi assim. Expansivo. Se intrometeu em todos os departamentos. E dependendo da maneira que isso é feito, pode acabar causando atrito com os demais componentes da direção. Argel nunca foi o nome preferido de Dal Farra e isso também pesou.

Discurso contraditório

Após a derrota em Campinas, Argel Fucks defendeu veementemente o esquema tático. E logo depois o superintendente, Robson Izidro, disse que cobraria uma mudança de esquema do treinador. Convenhamos, nem na várzea isso é visto. Erro de Izidro em ter exposto um sentimento de torcedor. E pura teimosia de Argel em não admitir a inoperância do time. A forma que a equipe estava sendo armada não vinha dando certo.

Robson Izidro cobrou mudanças de esquema em entrevista ainda em Campinas (Foto: Denis Luciano)

Aproveitamento pífio

Argel teve um aproveitamento de 40%. Foram as cinco vitórias do famigerado Campeonato Catarinense e só. Teve também dois empates no Estadual. As cinco derrotas da Série B, somadas as duas do Catarinão, culminaram com a saída. É incrível como o presidente Jaime Dal Farra não aprende com os erros. Em meio a tantos equívocos, o Tigre irá para o quarto comandante técnico na temporada. Primeiro foi o Lisca, depois Grizzo, de maneira interina, e por último Argel. Boa sorte ao próximo. Vai precisar.

Faltam 45 pontos

Faltam 33 rodadas para acabar a Série B e o Tigre necessita de 15 vitórias para não cair. É a triste realidade no Majestoso. Para sair dessa situação somente com um trabalho competente, que passa pela contratação de um bom treinador e por um departamento de futebol que saiba achar as peças necessárias. Não adianta demitir todo mundo agora. É preciso ter serenidade, mesmo que pareça improvável alcança-la no momento.

Menos gritaria, mais estratégia

Se o Criciúma acertar com um treinador de perfil motivador irá cometer mais um equívoco. O momento pede um treinador sereno, experiente, estrategista, mas que também saiba da necessidade de o time voltar a vencer logo. Lembrando que dos próximos três jogos, dois serão fora de casa. E um deles é o clássico contra o Avaí. É mole!?

Destaque A Tribuna

Parte da torcida contestou a demissão de Argel Fucks, afirmando que o treinador foi mais um injustiçado. Discordo completamente desse raciocínio. Injustiça foi o que fizeram com Gelson Silva, em 2007, Caio Júnior, em 2014 e com Luiz Carlos Winck, em 2017. Por sinal, Winck é o nome preferido do Tigre. Será que vão conseguir persuadir o treinador? Conversei com o técnico ainda no final do ano passado e ele se mostrou bastante magoado com a direção da época. A bronca era com Edson Gaúcho. Hoje a situação pode ser outra.

Winck está atualmente no Caxias (Foto: Criciúma)

Nota Zero

Levantamento feito pelo jornalista Érick Behenk mostra que o Criciúma nunca escapou de um rebaixamento quando teve cinco derrotas seguidas. A última experiência parecida foi em 2014, quando estava na elite do futebol brasileiro. Além de ter feito o pior começo da história numa competição, seja de nível estadual ou nacional, o Tigre terá que quebrar a escrita que aponta uma grande chance de queda para a Terceira Divisão. Acorda, Tigre!!

Por Marco Búrigo 09/05/2018 - 13:34 Atualizado em 09/05/2018 - 13:39

Acompanhe o Debate Aberto, da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 9. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Joni Márcio, Humberto Feldmann e Márcio Campos Neves.

Em pauta: ICMS, Eleições 2018 e a crise do Criciúma.

Logo na abertura o repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que vive uma crise que parece interminável.

 

Por Marco Búrigo 09/05/2018 - 07:57 Atualizado em 09/05/2018 - 08:40

Ação mais enérgica

Dispensas e contratações. Essa é a promessa da direção do Criciúma Esporte Clube após a quinta derrota no Brasileiro da Série B. As novidades deverão ser anunciadas ainda hoje. Segundo o repórter Denis Luciano, jogadores "mais conhecidos" poderão estar na lista de dispensas. É bom lembrar que recentemente jogadores como Elvis, Marlon, Zé Carlos e Fábio Ferreira deram péssimos exemplos. Uns foram expulsos por reclamçaões infantis e outros reagiram com ironia aos protestos da torcida. Sem dúvida, será a ação mais enérgica da diretoria desde o começo da competição. Isso mostra que a comissão técnica está com moral e só será cobrada de maneira mais incisiva depois que o novo time estiver formado com as novas peças.

Elvis foi expulso ontem após o apito final do juiz (Foto: Caio Marcelo)

Vergonha

“Vergonha”. A palavra pichada num dos portões do Majestoso retrata o sentimento do torcedor do Criciúma. Cinco jogos e cinco tropeços. Nem o mais pessimista torcedor carvoeiro esperava. O grande culpado pelo momento é Jaime Dal Farra. O presidente ficou no “morde e assopra” com o técnico Argel Fucks desde dezembro. Negociou. Baixou proposta. De repente recuou e perdeu a oportunidade de começar a temporada com o técnico que a torcida tanto pedia. Aí o Tigre iniciou o ano com Chumbinho e Lisca, e todos sabem o que aconteceu. Somente no returno do Estadual é que Argel acertou com o Tigre. E graças ao trabalho do treinador e ao apoio dos 2,5 mil torcedores de sempre que vão a campo, o Tigre escapou da degola.

Torcida voltou a protestar (Foto: Marco Búrigo)

Dura realidade

E se não bastasse a pequenez em apenas lutar para não cair no Campeonato Catarinense 2018, veio a Série B e o choque de realidade foi gigantesco. De fato, Argel pegou uma herança pesada. O time é fraco tecnicamente, com jogadores num estado físico deplorável, e o resultado não poderia ser outro. O Criciúma só não é pior que o Boa Esporte-MG, que tem um jogo a menos. A conta chegou e é difícil vislumbrar uma melhora.

Dúvidas e mais dúvidas

O fato é que no momento várias dúvidas rondam a cabeça do torcedor apaixonado pelo Tigre. Até onde o atual discurso do técnico Argel Fucks poderá trazer algum benefício ao clube? O conformismo também abateu o treinador. Argel não para de pedir reforços. E como as novas peças não vem, “quem poderá nos defender?”, pergunta o torcedor tricolor. Eu acho que nem o Chapolin Colorado.

“Nem o Tite dá jeito”

A frase que mais tenho escutado dos torcedores do Criciúma é que “nem o técnico Tite arrumaria a equipe”. Se o problema não é técnico, então que se vá ao mercado. Se o jogador é caro, então que se ache uma peça nova dentro do orçamento. Se não acha também, então troca-se de diretor. A fase é tão ruim no clube, que fica difícil achar uma mudança que possa fazer o time trilhar o caminho das vitórias novamente. O mais complicador é que a competição já está na quinta rodada, e até a oitava rodada o Tigre fará mais dois jogos longe do torcedor.

Argel não dá mais volta

Essa é a minha opinião. Não é possível imaginar o Criciúma melhore com as peças que tem e com o atual treinador. O problema pode não ser realmente o Argel, e concordo que ele é o último culpado, mas o time chegou num estágio onde não vejo sinais de melhora do jeito que as coisas estão. Argel tem sete derrotas, em 14 jogos. Não vai acontecer nada? Vão todos morrer abraçados? Dal Farra, Izidro, Nei, Argel e jogadores? Daqui a pouco não há mais tempo para recuperação. E olha que faltam 33 rodadas. Essa novas peças virão para resolver o problema ou vão compor grupo?

Destaque A Tribuna

Não é nenhuma novidade, mas não custa lembrar. Essa nova camisa do Criciúma é linda demais. Lembra aquela usada em 1986, no ano do “fim da fila”. Parabéns ao Beto Spileri e toda equipe da Embratex, fornecedora do material esportivo do Tigre. É a única coisa a comemorar no Majestoso neste atual quadro do Tricolor.

Nota Zero

O superintendente Robson Izidro conseguiu dar uma das piores declarações dos últimos tempos no Criciúma. Foi ao microfone, em Campinas, depois do revés diante do Guarani, e falou como torcedor. Robson ingressou ao clube, mas o jeito torcedor ainda não “saiu dele”. Foi uma mancada pontual, obviamente, mas onde não poderia acontecer. Disse que Argel seria cobrado por mudar o esquema tático e demissões aconteceriam. Naquela hora era para o Nei Pandolfo falar. É esse amadorismo enraizado que não deixa o clube ir para frente.

Por Marco Búrigo 08/05/2018 - 21:03 Atualizado em 08/05/2018 - 21:10

A fraqueza sem precedentes do Criciúma vai quebrando recordes. O time de Argel Fucks conheceu a quinta derrota em cinco jogos na Série B. É a pior campanha inicial na história dos campeonatos nacionais. Diante do Guarani de Campinas, no Brinco de Ouro da Princesa, o Tigre foi totalmente dominado no primeiro tempo.

O zagueiro Fábio Ferreira fez uma péssima apresentação, talvez sentindo a falta de ritmo de jogo ou algum resquício da lesão muscular. Lucas Coelho também esteve fora do tom no ataque, com Mailson também muito mal. O lateral-esquerdo Enzo, nervoso, sentiu dificuldade com as estocadas do atacante e lateral adversários.

Bruno Nazário fez o gol da vitória do Guarani de Campinas (Foto: Reprodução Sportv)

No segundo tempo, com Nicolas na vaga de Lucas Coelho, o Tigre voltou melhor. Houve um recuo também dos donos da casa. Andrew e Kalil, as outras alternativas ofensivas de Argel, também entraram em campo, mas não mudaram o rumo da partida. Nicolas perdeu a melhor chance da partida para o time carvoeiro. Muito pouco para uma equipe que pretende escapar do rebaixamento.

Até onde vai a teimosia de Argel em jogar com três atacantes? Ninguém se entende. Ninguém cria no time. Que fase!!

Por Marco Búrigo 08/05/2018 - 13:12 Atualizado em 08/05/2018 - 13:14

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 8. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Jonathas Roberge, Claiton Pacheco, Fabrício Schambeck e Dr. Anderlei Antonelli.

Em pauta: Joaquim Barbosa desiste de candidatura e a política nacional.

Denis Luciano também trouxe as informações do Tigre, que quer contratar o zagueiro Raphael Silva de volta e o atacante Lucão. O Tigre joga hoje contra o Guarani.

 

Por Marco Búrigo 08/05/2018 - 08:14 Atualizado em 08/05/2018 - 08:22

O atacante Gustavo, conhecido como Gustagol, é destaque e artilheiro do Fortaleza na atual temporada com 18 gols em 21 partidas. Emprestado pelo Corinthians ao clube cearense, o ex-jogador do Criciúma despertou o interesse do AEK, atual campeão grego. Na Grécia, a janela abre no dia 1º de julho e fecha em 31 de agosto.

Com 24 anos, Gustagol foi revelado pelo Tigre. Passou ainda por Resende, Atlético Tubarão e Nacional-POR antes de chegar ao Corinthians. No clube paulista, onde tem contrato até 2020, teve empréstimos para Bahia e Goiás e depois desembarcou em Fortaleza, onde faz uma boa temporada.

Gustagol comemora gol com a camisa do Fortaleza (Foto: Pedro Chaves)

Gustagol está ajudando o Fortaleza a fazer uma boa campanha na Série B. O Tricolor cerarense é o vice-líder da competição nacional.

Por Marco Búrigo 07/05/2018 - 23:00 Atualizado em 08/05/2018 - 07:33

O Inter de Lages ensaia uma recuperação na Série D. O Leão Baio, que iniciou a competição perdendo em casa para o Caxias, precisou de um pênalti para vencer o Mirassol, nesta segunda-feira, em Lages, pela terceira rodada. Com o resultado, a equipe catarinense assumiu a segunda colocação do Grupo A15, com seis pontos. O líder é o Caxias, do técnico Luiz Carlos Winck, com sete pontos.

Leão Baio venceu o segundo jogo em três rodadas na Série D (Foto: Fom Conradi)

Essas duas vitórias seguidas do Inter de Lages surpreendem. A equipe catarinense teve sérias dificuldades para montar o time. A uma semana da estreia, o clube teve dificuldades até para conseguir fechar duas equipes para realizar um treino coletivo. Houve um desmanche com o rebaixamento no Catarinense.

Por Marco Búrigo 07/05/2018 - 21:53 Atualizado em 08/05/2018 - 00:04

A Chapecoense não conseguiu a tão aguardada primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, dia 7, o Verdão do Oeste ficou no empate em 1 a 1 contra o Paraná, na Arena Condá, em Chapecó. De falta, o atacante Arthur Caike abriu o placar para os donos da casa, aos 17 minutos da etapa final, mas viu Carlos, de pênalti, quatro minutos depois, igualar o placar para os paranaenses. O duelo fechou a quarta rodada da competição.

Arthur Caíke fez para a Chape, que não soube segurar o placar (Foto: Márcio Cunha)

O Tricolor segue na lanterna e a Chape permanece na 17ª posição. Ambos estão ainda na da zona do rebaixamento. As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, dia 13. Às 16h, a Chape recebe o Flamengo. Já às 19h, o Paraná visita o Santos, na Vila Belmiro.

Por Marco Búrigo 07/05/2018 - 13:13 Atualizado em 07/05/2018 - 13:14

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 7. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá e Denis Luciano.

Em pauta: Protestos da torcida carvoeira e o futebol nacional.

 

Por Marco Búrigo 07/05/2018 - 10:57 Atualizado em 07/05/2018 - 10:59

Jogo de “vida ou morte” na quinta rodada. Já?

Mesmo pressionado, ainda atrás dos primeiros na Série B, o Criciúma está longe de ser um time defensivo diante do Guarani de Campinas. O técnico Argel Fucks insiste no 4-1-4-1 e pede para que os atacantes João Paulo e Mailson ajudem mais na marcação. O treinador não teme o adversário, que por sinal não é nenhum “bicho papão”. Argel mostra convicção. A volta do zagueiro Fábio Ferreira, e as chances de Enzo na lateral e Eduardo no meio-campo, são as novidades na escalação. Argel acha que as falhas individuais estão atrapalhando o time. Mas, além disso, é preciso salientar a desorganização defensiva da equipe e a má condição física de alguns jogadores, principalmente o atacante Zé Carlos. Tudo isso atrapalha bastante Argel, que fará um jogo extremamente decisivo. Isso que estamos apenas na quinta rodada. Embora mostre confiança e tenha respaldo da direção, uma derrota no Brinco de Ouro da Princesa pode atrapalhar demais os planos da equipe carvoeira e até custar o emprego do treinador. Sabemos como funciona o futebol.

Argel monta um Tigre ofensivo diante do Bugre (Foto: Divulgação/ Criciúma EC)

Carência defensiva

Embora não deixe explícito que está preocupado com o sistema defensivo do Criciúma, o técnico Argel Fucks já deixou escapar em algumas entrevistas que gostaria de contar mais um zagueiro no elenco. Isso mostra que há uma insatisfação com Nino, Cristian, Ianson e Jaci Maranhão. Aliás, para que veio Jaci Maranhão? Alguém pode responder?

Somente dois zagueiros

Está evidente que o técnico Argel deposita total confiança na dupla de zaga formada por Sandro e Fábio Ferreira. Se um dos dois ficar fora por lesão ou cartão, Argel já se vê muito desfalcado. E será que a direção não vai fazer nenhum esforço para ajudar a comissão técnica? Nei Pandolfo, teoricamente, está aí para isso.

Atento ao mercado

O Tigre se mexe ou ficará “capenga”. Argel parece estar esgotando as alternativas de esquemas, de escalações, pois já colocou praticamente todas as peças em campo. Testou quase todo o elenco. É louvável que o treinador queira fazer um rodízio e dar oportunidade a todos do elenco. Mas, com tantas mudanças nos últimos jogos, o treinador também está perdendo a chance entrosar a equipe.

Destaque A Tribuna

O Grêmio teve uma atuação excelente diante do Santos. O time de Renato Portaluppi atingiu um nível de excelência inimaginável se voltássemos dois anos no tempo. Com Ramiro, Geromel, Arthur, Luan e Maicon “comendo a bola”, o time gaúcho vive o melhor momento desde o ano passado. Quem achou que Pedro Rocha faria falta, é porque não imaginava a ascensão de Éverton. Renato e seus comandados estão voando em 2018. Em nível de desempenho técnico, logo atrás vem o Palmeiras e o Corinthians.

Nota Zero

Será que a culpa é do futebol ou da falta de segurança e educação? A rivalidade aflorada entre duas equipes da mesma cidade pode causar uma morte após confronto de torcidas? Obviamente que isso não faz sentido. São erros de todos os lados. Mas no caso da morte de um torcedor ponte-pretano, na manhã do dia do clássico contra o Guarani, fica evidente o despreparo das autoridades em relação às rixas entre as torcidas organizadas. A morte veio num confronto que aconteceu algumas horas antes do jogo. Mesmo assim são fatos que afugentam ainda mais o torcedor dos estádios. Lamentável!

Por Marco Búrigo 06/05/2018 - 18:38 Atualizado em 06/05/2018 - 18:49

O Joinville perdeu mais uma no Campeonato Brasileiro da Série C. Neste domingo, dia 6, no Estádio Germano Kruger, o JEC foi derrotado pelo Operário de Ponta Grossa por 2 a 0. O time catarinense segue na lanterna com apenas três pontos. A pressão é grande em cima do técnico Matheus Costa, que perdeu a terceira em quatro rodadas. O jogo ficou paralisado por quase 20 minutos no segundo tempo devido a queda de energia. 

JEC perde mais uma e deve confirmar a demissão do técnico Matheus Costa (Foto: Salmo Duarte)

O próximo jogo do JEC é contra o Cuiabá, no próximo domingo, dia 13, na Arena Joinville.

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito