Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 21 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 24/05/2018 - 18:30 Atualizado em 25/05/2018 - 07:33

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira que teve organização compartilhada com dois países promovendo o evento. Pela primeira vez três países estavam classificados automaticamente, Japão e Coréia do Sul, anfitriões e a França, última campeã. E foi também a primeira vez que o Mundial não aconteceu na Europa ou nas Américas, mostrando o avanço asiático.

A Copa de 2002 foi a Copa das surpresas e das decepções. Uma surpresa foi patrocinada pela seleção de Senegal que venceu a França e empatou com a Dinamarca e Uruguai na primeira fase, sendo eliminada somente nas quartas de final pela Turquia, outra surpresa que foi a terceira colocada. Foi também surpreendente a participação da Coréia do Sul que foi favorecida pelas arbitragens e terminou na quarta colocação.

 

Capitão Cafu na comemoração do pentacampeonato brasileiro

Do lado das decepções estão a França, a Argentina e Portugal, todas eliminadas na primeira fase. A França derrotada pelo Senegal e Dinamarca, saiu da Copa sem marcar um gol sequer. A Argentina venceu a Nigéria no primeiro jogo, mas foi derrotada pela Inglaterra e empatou com a Suécia ficando em terceiro lugar no grupo, chamado de “grupo da morte”. Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos e Coréia do Sul e também ficou na terceira posição em seu grupo. 

Entre surpresas e decepções, no final acabou prevalecendo a lógica e a tradição com Brasil e Alemanha fazendo a partida final. Vitória brasileira por 2x0 e a conquista do hexa campeonato. Na decisão do terceiro lugar a Turquia derrotou a Coréia do Sul por 3x2.

Na Copa do Mundo de 2002 foram marcados 161 gols em 64 jogos. A média foi de 2,52 gols/jogo. O artilheiro do Mundial foi Ronaldo Fenômeno com oito gols.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito