Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 19 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 26/05/2018 - 16:27 Atualizado em 29/05/2018 - 16:29

Depois dos Campeonatos Mundiais terem sido realizados em todos os continentes, faltava um país africano ser sede do torneio. A FIFA havia deliberado que haveria um rodizio entre os países para realização do evento e em maio de 2004 em Zurique, Suíça a África do Sul com 14 votos foi escolhida para sediar a XIX Copa do Mundo da história. Seus adversários foram o Marrocos que recebeu 10 votos e o Egito que não recebeu nenhum. Líbia e Tunísia que pleiteavam fazer a Copa em com junto haviam se retirado da disputa dias antes.

Em meados de 2008 especulou-se a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras para o Mundial e a sede ser trocada. Cogitou-se levar o Mundial para a Alemanha que possuía a infraestrutura pronta por ter sido sede do Mundial anterior e falou-se também na Espanha e Austrália. Mesmo com a greve em 2009 dos operários da construção dos estádios, aeroportos, rodovias e ferrovias do país, tudo ficou pronto até o início da competição.

A cerimonia de abertura do Mundial foi realizada no dia 10 de junho no Soccer City na cidade de Johanesburgo, província de Soweto com a presença de mais de 90 mil pessoas no estádio e de milhões que acompanharam a festa pela transmissão de TV em todo o planeta. A música tema da abertura foi “Waka Waka” (Esto és África em espanhol e Time for Africa em inglês), interpretada pela cantora colombiana Shakira.

Novamente a Copa do Mundo foi decidida após a final ter terminada empatada em seu tempo regulamentar. Desta vez a campeã foi definida na prorrogação com o gol do espanhol Iniesta a menos de cinco minutos do final. A Holanda pela terceira vez foi derrotada numa final, sendo novamente vice-campeã repetindo 1974 e 1978. 

Na decisão do terceiro lugar a Alemanha derrotou o Uruguai por 3x2. Foram quatro os artilheiros do Mundial de 2010: David Villa da Espanha, Diego Forlan do Uruguai, Thomas Mueller da Alemanha e Wesley Sneijder da Holanda, todos com cinco gols.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito