Por Enio Biz
27/05/2025 - 21:04 Atualizado em 28/05/2025 - 06:55
O confronto entre Paysandu e Criciúma, válido pela décima rodada da Série B, tem novo local. Após reparos no gramado, o Estádio da Curuzu voltará a ser utilizado pelo Papão.
A mudança foi confirmada pela CBF nesta terça-feira (27). O jogo estava marcado, anteriormente, para o Estádio do Mangueirão.
O Criciúma conheceu na segunda-feira (26) a segunda derrota em casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Coritiba por 1 a 0. Foi a quinta derrota na competição em nove jogos disputados. Foram apenas uma vitória e três empates. Com seis pontos, o Tigre é apenas o penúltimo colocado na Série B.
Os números negativos não param por aí. A série sem vitória aumentou para seis jogos seguidos na Segundona. Nesse período, foram três empates (Novorizontino, Remo e Volta Redonda) e três derrotas (Chapecoense, CRB e Coritiba).
Quer mais um dado negativo? Nos últimos quatro jogos, o ataque foi inoperante. Nenhum gol marcado nos últimos quatro jogos, contra Volta Redonda, CRB, RB Bragantino e Coritiba.
O próximo jogo será segunda-feira (2), às 21h, contra o Paysandu, em Belém/PA. Será o confronto do lanterna contra o vice-lanterna. Em caso de derrota para o time paraense, o Criciúma vai pra última colocação da Série B do Brasileiro.
A reapresentação dos jogadores já acontece na manhã desta terça-feira (27), às 10h30, no CT Antenor Angeloni.
Por suspensão, Eduardo Baptista não perdeu ninguém. O treinador que ainda não venceu no comando do Tigre.
Uma pequena janela de transferências vai ser aberta na próxima segunda-feira (2) e fecha no dia 10. São apenas oito dias.
O primeiro reforço dessa "basculante" deve ser o meia-atacante Gustavo Maia. Jogador, de 24 anos, está afastado no Sport, desde a derrota para o Cruzeiro por 4 a 0, pela Série A.
Gustavo Maia chegaria por empréstimo até o fim da Série B, com opção de compra ao time carvoeiro.
A informação é do jornalista Pedro Maranhão, do Portal NE 45.
De acordo com a publicação, a informação foi confirmada por Deividson Andrews, empresário do atleta.
"É um atleta que eu venho conversando. Tem tratativas, de fato, com o Sport. Acredito que ele seja um possível reforço", afirma Ítalo Rodrigues, executivo de futebol do Criciúma.
Uma suposta lista de dispensas do Criciúma, com 10 jogadores, viralizou na internet nos últimos dias. A mensagem dizia que aqueles atletas haviam sido afastados pela direção do clube.
A lista de dispensa é real? Não. O executivo de futebol, Ítalo Rodrigues, já explicou publicamente que não procede. É fake.
Quando se fala em dispensa, entenda, liberar os jogadores. Demití-los. Essa decisão iria onerar o clube. Os atletas teriam direito a multa e ao pagamento do restante de contrato. Isso geraria prejuízo.
Mas, se o clube precisa contratar mais jogadores, os que não renderam ou não estão sendo aproveitados precisam sair. Certo?
Então, o que fazer?
Quem costuma jogar aqueles "jogos manager" de futebol sabe que existe a tal Lista de Transferências. Para abrir espaço no elenco, jogadores são colocados nessa lista para tentar negociar com outros clubes. Isso é normal.
Dito isso, dá pra entender que a lista divulgada como dispensa, não é. Trata-se, sim, de uma lista de transferências, ou seja, o clube está avisando os outros clubes que esses atletas estão à disposição para serem negociados.
A medida que uns vão saindo, outros poderão chegar. Assim é o futebol em qualquer parte do mundo.
O atletas que estão na lista são ogoleiro Caíque; os laterais-direito Kaik e Jonathan; os meio-campistas Jonatha Robert, Luiz Henrique e Hudson; e os atacantes Neto Pessoa, Gabriel Barros, Gabriel Novaes e Talisson.
Vale ressaltar que assim como esses nomes foram para a lista de transferências, eles também podem ser retirados dela.
Vem aí duas janelas de transferências. De 02 a 10 de junho, e de 10 de julho a 02 de setembro.
A lista de relacionados do Criciúma para o jogo contra o Coritiba apresentou grandes mudanças.
Jogadores como Neto Pessoa, Jonatha Robert e Luiz Henrique, que vinham sendo relacionados em todos os jogos, desta vez ficaram fora da relação. Além deles, Jonathan, Gabriel Barros, Gabriel Novaes, Hudson, Caíque e Talisson também são ausências. Todas por opção do técnico Eduardo Baptista.
Fellipe Mateus ficou fora por estar no departamento médico.
Três novidades na relação. Thales, Octávio e Bugs, atletas da equipe sub-20, estão na lista.
Por Enio Biz
25/05/2025 - 18:06 Atualizado em 25/05/2025 - 18:12
O atacante Werik Popó está deixando o Criciúma. O jogador, que pertence ao RB Bragantino, está se transferindo para o futebol japonês.
A informação é da jornalista Manu Silva, do GE, e confirmada pelo Blog. De acordo com a publicação, o Tigre vai receber uma compensação referente a taxa de vitrine.
Com 19 jogos na equipe profissional, Werik Popó era um dos artilheiros do Criciúma na temporada com quatro gols.
O atacante já está fora do jogo desta segunda-feira (26), contra o Coritiba, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Por Enio Biz
22/05/2025 - 15:12 Atualizado em 22/05/2025 - 16:28
A eleição da CBF está marcada para domingo (25), às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Samir Xaud, candidato único, será eleito para mandato de quatro anos (2025-2029).
O presidente Valter Minotto é quem vai representar o Criciúma na eleição.
O Criciúma já participou de 25 edições de Copa do Brasil. Nesse período, foram 104 jogos, 42 vitórias, 30 empates e 32 derrotas.
Na quinta-feira (22), contra o RB Bragantino, o Tigre busca uma vaga nas oitavas de final da competição, fato que aconteceu sete vezes na história.
A primeira vez foi em 1990. O adversário foi o Coritiba. No ano seguinte, em 1991, enfrentou o Atlético/MG. Nessa temporada, conquistou o maior título do clube.
As outras vezes em que o Criciúma chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil foi em 1992, novamente contra o Atlético/MG; 1996 e 2021, contra o Fluminense; 2006 e 2008, contra o Vasco.
O Criciúma venceu o Goiás por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira (21), avançou para a semifinal da Série B do Brasileiro Sub-20. Thales marcou o gol da vitória tricolor.
Como o Sport venceu o Ituano, nos pênaltis, por 4 a 2, o Tigre garantiu o acesso para a Série A Sub-20 de 2026.
Na semifinal, o tricolor carvoeiro vai enfrentar o Vitória. O time baiano venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, também nesta tarde, em Salvador.
Criciúma e Goiás se enfrentam na tarde desta quarta-feira (21), às 15h, no CT Antenor Angeloni, valendo vaga na semifinal da Série B do Brasileiro Sub-20. O confronto não terá a presença de público.
É jogo único. Se houver empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Na primeira fase, o Tigre terminou na vice-liderança do grupo B, enquanto o time esmeraldino foi o terceiro colocado no grupo A.
Quem passar de Criciúma e Goiás enfrenta, na fase semifinal, o classificado de Vitória e Ponte Preta que se enfrentam também hoje, ás 15h, em Salvador.
Criciúma pode subir para a Série A ainda hoje
A primeira fase terminou com o Ituano na liderança, com 18 pontos, e o Criciúma com a segunda melhor campanha, com 16. Os pontos das quartas de final também serão contabilizados.
Com isso, o Tigre pode subir ainda hoje para a Série A Sub-20. Para isso, o tricolor precisa passar pelo Goiás e torcer para o Sport passar pelo Ituano. Se isso ocorrer, o Criciúma sobe de divisão.
Existe uma outra possibilidade. Se o Criciúma passar pelo Goiás e o Ituano passar pelo Sport, ambas as equipes vão para a próxima fase, e o time paulista já estaria na Série A. Se na semi, o Ituano passar e chegar na decisão, o Tigre conquistaria o acesso até em caso de derrota na semifinal. E, claro, se o Tigre passar pela semifinal, já carimbaria acesso à Primeira Divisão Sub-20.
Ao todo, sobem três clubes para a Série A de 2026.
Arbitragem
Criciúma e Goiás terá a arbitragem de Franciel dos Santos Martins. Os auxiliares serão João Victor Macedo e Raira Taciane Matana.
O quarto árbitro será Fernando Henrique de Medeiros Miranda.
A grande dúvida no Criciúma para o jogo desta quinta-feira (22), contra o RB Bragantino, é como será formado o ataque. Lembrando que o Tigre não precisa vencer a partida. Como venceu o confronto de ida, por 1 a 0, o tricolor joga pelo empate para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.
Com isso, cresce a possibilidade da equipe entrar em campo com dois atacantes. Cinco jogadores para o setor estão à disposição: Sassá, João Carlos, Neto Pessoa, Diego Gonçalves e Samuel Otusanya.
O técnico Eduardo Baptista é adepto a colocar em campo um "camisa 9", um atacante de referência. Isso aumenta a possibilidade de Sassá ganhar uma chance como titular pela primeira vez. Até agora, o camisa 99 foi relacionado em sete jogos, todos pela Série B, e entrou em campo em quatro oportunidades.
Já três atletas brigam por uma vaga como segundo atacante: João Carlos, Neto Pessoa e Diego Gonçalves. Dentre esses, João Carlos foi o que deu a melhor resposta em campo. Atacante foi relacionado em 15 jogos, titular em seis, marcou dois gols e deu uma assistência. Neto Pessoa foi titular em 12 partidas e marcou um gol. Já Diego Gonçalves foi titular oito vezes e marcou dois gols.
Na zaga, caso o técnico opte pela manutenção dos três zagueiros, Marcelo Benevenuto, Rodrigo e Luciano Castán deverão ser os escolhidos. Caso defina por dois zagueiros, Rodrigo e Luciano Castán podem começar o jogo.
Se Eduardo Baptista optar por povoar mais o meio-campo, não está descartada a dobra pelo lado esquerdo, com Heitor Roca e Marcelo Hermes. O meio-campo deverá ter Matheus Trindade, Morelli e a volta de Juninho.
Heitor Roca pode aparecer entre os 11 titulares (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Na lateral-direita, Marcinho será mantido.
Diante de algumas possibilidades, o provável Criciúma deve ter Kauã; Marcelo Benevenuto, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Matheus Trindade, Morelli, Marcelo Hermes e Heitor Roca (Juninho); Sassá e João Carlos (Neto Pessoa/Diego Gonçalves).
Por Enio Biz
20/05/2025 - 16:42 Atualizado em 20/05/2025 - 16:49
O atacante João Carlos está recuperado de um desconforto no adutor da coxa direita. Com isso, o jogador viajou para São Paulo e foi integrado ao grupo de jogadores.
João Carlos já participou do treinamento na tarde desta terça-feira (20), no CT do São Paulo.
O atleta ficou fora da partida contra o CRB, no último domingo (18), vetado pelo departamento médico.
Por Enio Biz
20/05/2025 - 15:55 Atualizado em 20/05/2025 - 16:47
As boas notícias relacionadas ao Criciúma estão escassas. Poucas ou nenhuma.
Se olharmos o copo meio cheio, o resultado de ontem entre Volta Redonda e Amazonas resultou em uma boa notícia.
É que com o empate entre as equipes, em 1 a 1, o Criciúma fechou a oitava rodada da Série B fora da zona do rebaixamento.
Com seis pontos, o Tigre está na 16ª colocação, ou seja, é o primeiro fora do Z-4. O primeiro que está na zona é o Volta Redonda, com os mesmos seis pontos ganhos.
O tricolor tem apenas 25% de aproveitamento na competição. Foram oito jogos, uma vitória, três empates e quatro derrotas.
Na Série B, o Criciúma volta a campo na segunda-feira (26), às 19h, contra o Coritiba, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela nona rodada da Série B do Brasileiro.
Arbitragem definida para o jogo entre RB Bragantino e Criciúma.
Wilton Pereira Sampaio (GO) apita o jogo. O árbitro FIFA, de 43 anos, já apitou um jogo do Tigre nesse ano. E foi exatamente pela Copa do Brasil. No dia 11 de março, o tricolor venceu o Remo, por 2 a 1, pela segunda fase, com o árbitro goiano no apito.
Os auxiliares serão Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO).
O árbitro de vídeo será Diego Pombo Lopez (BA).
O quarto árbitro é Gabriel Henrique Meira Bispo (SP).
RB Bragantino e Criciúma se enfrentam na quinta-feira (22), às 21h30, em Bragança Paulista, em jogo válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Tigre venceu por 1 a 0, e por isso, tem a vantagem do empate para chegar às oitavas de final.
Por Enio Biz
20/05/2025 - 12:52 Atualizado em 20/05/2025 - 12:55
O local de treinamento do Criciúma nesta terça-feira (20) teve uma mudança. Antes previsto para o CT do Palmeiras, a atividade desta tarde será no CT do São Paulo, em Cotia.
Na quarta-feira, os trabalhos serão no campo de treinamento da base do Palmeiras.
Delegação do Criciúma já está em São Paulo. Chegou na tarde de segunda-feira (19), por volta das 17h. Na quinta-feira (22), o Tigre encara o RB Bragantino, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após vitória no jogo de ida, por 1 a 0, o Criciúma joga pelo empate pra avançar às oitavas de final.
Na tarde desta terça-feira (20), treinamento será realizado no CT do Palmeiras.
O técnico Eduardo Baptista não vai contar com Werik Popó, Talisson e Gabriel Novaes, atletas que pertencem ao Bragantino.
Em contrapartida, ele terá a volta do zagueiro Luciano Castán, que não enfrentou o CRB, suspenso.
Fica a expectativa do aproveitamento do atacante João Carlos, que teve um desconforto no adutor da coxa direita, e ficou fora da última partida. Não se tem a informação se o jogador está recuperado ou não. Se tiver, ele pode viajar para São Paulo e se juntar ao elenco. Caso contrário, permanece fora.
O Criciúma terá dois jogos importantes nesta semana pelo Campeonato Brasileiro Série B Sub-20 e Copa do Brasil Feminina. As duas partidas serão na cidade.
A equipe Sub-20 será a primeira a entrar em campo. Contra o Goiás, o confronto é válido pelas quartas de final da Série B do Brasileiro. O jogo será quarta-feira (21), ás 15h, no CT Antenor Angeloni. Quem passar desse confronto enfrenta o classificado de Ituano e Sport.
Já as meninas carvoeiras entram em campo pela Copa do Brasil Feminina. O Criciúma enfrenta Pérolas Negras/RJ no dia 28 de maio, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse.
O Criciúma foi derrotado na tarde deste domingo (18) pelo CRB, por 1 a 0, em Maceió. Foi a quarta derrota em oito jogos na Série B. O Tigre segue sem vencer como visitante.
Com apenas seis pontos, o tricolor é o 16º colocado. O primeiro fora da zona de rebaixamento. Nesta segunda-feira (19), no entanto, para não entrar no Z-4, a equipe torce para que o Volta Redonda não vença o Amazonas, às 19h, no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, o Criciúma se prepara para mais um jogo fora de casa. Desta vez, pela Copa do Brasil. Na quinta-feira (22), o time Carvoeiro visita o RB Bragantino, às 21h30, no Estádio Cícero de Souza Marques, a nova casa do time paulista.
O jogo é válido pela partida de volta da terceira fase. No jogo de ida, vitória do tricolor por 1 a 0, que agora terá a vantagem do empate para chegar às oitavas de final.
Logística definida
O Criciúma permaneceu em Maceió. Pernoitou de ontem para hoje. Logo mais, às 12h, a delegação embarca para São Paulo.
Na tarde de terça-feira (20), treina no CT do Palmeiras. Na tarde de quarta-feira (21), treina provavelmente no CT da Portuguesa. Após essa atividade, delegação viaja para Bragança Paulista, onde fica concentrada para o jogo contra o RB Bragantino.
Por Enio Biz
17/05/2025 - 10:15 Atualizado em 17/05/2025 - 12:43
Homenagem justa. Em 13 de maio de 1947, 17 abnegados davam início a uma das grandes histórias do futebol catarinense e brasileiro. Foi fundado na Praça Nereu Ramos, o Comerciário EC, que depois passaria a se chamar Criciúma EC.
Foto: Enio Biz / 4oito
Um memorial em homenagem aos fundadores foi inaugurado na manhã deste sábado (17), em plena Praça Nereu Ramos. O ato faz parte também das comemorações dos 100 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Criciúma.
Foto: Enio Biz / 4oito
Familiares de todos os fundadores foram convidados e foram homenageados.
Foto: Enio Biz / 4oito
A Barra Os Tigres se fez presente e participou das homenagens.
Foto: Enio Biz / 4oito
"Com muito orgulho estamos aqui no coração de nossa cidade. 78 anos depois voltamos ao ponto onde tudo começou. Mais do que uma homenagem é um compromisso com a história", afirma o presidente do clube, Valter Minotto.
“Quero agradecer a oportunidade de nos permitir estarmos juntos com o Criciúma. O Criciúma é a maior marca dessa cidade”, declara o prefeito, Vaguinho Espíndola.