Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Enio Biz 08/03/2024 - 11:24 Atualizado em 08/03/2024 - 12:17

O zagueiro Wilker Ángel foi convocado nesta sexta-feira (8) pela seleção da Venezuela para as disputas de dois amistosos, nos dias 21 e 24 de março, contra Itália e Guatemala, respectivamente. Jogos ocorrem nos Estados Unidos.

Com isso, Ángel desfalcará o Criciúma nos dois jogos da semifinal, em uma eventual classificação.

Por Enio Biz 08/03/2024 - 10:49

Polêmicas envolvendo o confronto entre Hercílio Luz e Criciúma parecem não ter fim. A última foi sobre o transporte da cabine do VAR (árbitro de vídeo) para o Estádio Aníbal Costa ter sido feito por um veículo do Criciúma E.C. O fato do Criciúma ter sido, desde o início, favorável a tecnologia aumentou ainda mais a polêmica.

Nas redes sociais, muitas teorias da conspiração.

blog foi atrás para saber o porquê a cabine foi levada por funcionários do Criciúma. 

A resposta é simples.

A cabine do VAR não é de propriedade do Criciúma. É da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como o clube utilizava o VAR na Série B do Campeonato Brasileiro, a estrutura estava no Estádio Heriberto Hülse.

A Federação Catarinense de Futebol, simplesmente, pediu para que alguém do clube levasse para Tubarão.

 

Por Enio Biz 08/03/2024 - 10:25

O Criciúma emitiu um comunicado oficial nesta quinta-feira (7) propondo uma troca de ingressos, em cortesia, com o Hercílio Luz. A proposta seria o time de Tubarão liberar 300 ingressos para torcedores do Criciúma, com reciprocidade na partida de volta no dia 17 de março, às 19h, no Estádio Heriberto Hülse.

A direção hercilista, no entanto, não aceitou. Somente 20 ingressos serão liberados em cortesia.

Por Enio Biz 08/03/2024 - 08:16 Atualizado em 08/03/2024 - 14:16

A janela de transferências encerrou nesta quinta-feira (7). Terminou também o período de inscrições para o Campeonato Catarinense. Desde 11 de janeiro, quando abriu o período de transações, o Criciúma realizou oito contratações. São eles:

Yerson Candelo

O colombiano foi anunciado no dia 2 de janeiro. O extremo estava no Aucas, do Equador.

Yerson Candelo Miranda tem 31 anos e nasceu em Cali, na Colômbia. O atleta iniciou a carreira como lateral-direito/meia no Deportivo Cali. Em 2015 foi para o Querétaro, do México, onde atuou por três temporadas. Em 2018 foi contratado pelo Atlético Nacional e permaneceu até 2023, fazendo quase 200 jogos. Na sequência se transferiu para o Aucas. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Renato Kayzer

O atacante foi anunciado no dia 4 de janeiro. O atleta chegou por empréstimo do Fortaleza.

Renato Kayzer de Souza, de 27 anos, é paranaense de Tupãssi. O atacante fez sua base no Santos e no Vasco da Gama. Entre os clubes que defendeu na carreira estão a Portuguesa, Vila Nova, Ferroviária, Atlético Goianiense e Chapecoense.

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Baltasar Barcia

O uruguaio foi anunciado no dia 13 de janeiro. Ele chegou por empréstimo do Indepediente/ARG.

Mateo Baltasar Barcia Fernández tem 22 anos e nasceu em Montevidéu. O meio campista se profissionalizou no Rentistas, do Uruguai. Na temporada 2023, Barcia fez 27 jogos no Independiente, sendo 20 como titular. Ele marcou um gol e foi o autor de duas assistências na primeira divisão do Campeonato Argentino. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Higor Meritão

O volante foi anunciado no dia 25 de janeiro. Ele chegou por empréstimo do Pumas, do México.

Higor Matheus Meritão tem 29 anos e é natural de Monte Alto (SP). O volante despontou na Ferroviária e teve passagens pelo Botafogo de São Paulo e Paraná, até se transferir para o Pumas do México, onde atuou de 2021 a 2023. Meritão retornou ao Brasil na última temporada para defender a camisa do Goiás. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Miguel Trauco

O peruano foi anunciado no dia 1º de fevereiro. O lateral-esquerdo estava no San Jose Earthquakes, dos Estados Unidos.

Miguel Angel Trauco Saavedra tem 31 anos e é natural da cidade de Tarapoto, no Peru. O lateral-esquerdo têm sido convocado recentemente para a Seleção Peruana e defendeu o seu país na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Trauco iniciou a carreira no Unión Tarapoto até se transferir para o Universitário. No clube peruano chamou a atenção do Flamengo, onde atuou de 2017 a 2019. Em seguida foi para a França e jogou no Saint-Étienne em mais três temporadas. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Wilker Ángel

O venezuelano foi anunciado no dia 8 de fevereiro. O zagueiro estava no Aucas, do Equador.

Wilker José Ángel Romero tem 30 anos e nasceu na cidade venezuelana de Valera. O zagueiro iniciou a carreira no Trujillanos . Depois atuou no Deportivo Táchira por seis temporadas, tendo conquistado Liga Venezuelana e a primeira divisão. O atleta se transferir para a Rússia, no Terek Grozny, e logo depois no Akhmat Grozny, de 2017 a 2021. Ele também defendeu o Goztepe, da Turquia. Wilker ainda disputou a Copa América por duas vezes pela seleção venezuelana. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

Matheus Teixeira

O goleiro foi anunciado no dia 20 de fevereiro. Ele chegou por empréstimo do Bahia.

Matheus Henrique Teixeira tem 24 anos e é natural de São José do Rio Preto (SP). O goleiro é formado na base do Palmeiras. Em 2019 ele chegou na categoria Sub-20 do Bahia, onde se profissionalizou no ano seguinte. Matheus teve destaque na conquista da Copa do Nordeste. Na semifinal defendeu duas penalidades e na decisão pegou mais uma cobrança. Na última temporada, o atleta foi emprestado ao Oita Trinita, do Japão. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

 

Tobias Figueiredo

O português foi anunciado no dia 7 de março. O zagueiro chegou por empréstimo do Fortaleza.

Tobias Pereira Figueiredo tem 30 anos e nasceu na cidade de Sátão, em Portugal. O zagueiro iniciou a carreira nas categorias de base do Sporting, onde se profissionalizou. No período, teve uma passagem pelo Nacional, também de Portugal. Na temporada 2017/18, Tobias Figueiredo se transferiu para o Nottingham Forest e no clube inglês disputou a championship. No ano passado, o atleta defendeu as camisas do Hull City e do Fortaleza. 

Foto: Celso da Luz / Criciúma

A janela fechou: e agora?

Os clubes ainda podem contratar mesmo com a janela de transferências fechada. De 1º a 19 de abril, há possibilidade de fechar com jogadores que participaram de Campeonatos Estaduais. Jogadores livres no mercado, que tenham rescindido ou encerrado contrato até o dia 7 de março, também pode ser contratados por clubes da Série A e Série B do Campeonato Brasileiro.

O Criciúma já tem um pré-contrato assinado com um atleta livre no mercado.

Yannick Bolasie

O congolês, naturalizado francês e inglês, chega no sábado (9). O atacante já conseguiu o visto de trabalho e está liberado para jogar no Brasil. Bolasie não poderá jogar no Campeonato Catarinense. Vai atuar apenas na Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro.

Bolasie apareceu muito bem no futebol inglês e o melhor momento na carreira foi entre 2012 e 20016, quando defendeu o Crystal Palace. O atleta também passou por Everton e Aston Villa na Premier League, elite do futebol inglês, entre outros clubes.

Foto: Divulgação
Por Enio Biz 07/03/2024 - 18:41 Atualizado em 07/03/2024 - 18:49

Está definida a arbitragem para Hercílio Luz e Criciúma, primeiro jogo do mata-mata do Campeonato Catarinense.

O árbitro Rafael Traci, da FIFA, apita o jogo. Ele será auxiliado por Thiago Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro.

O árbitro de vídeo será Rodrigo D'Alonso Ferreira.

Por Enio Biz 07/03/2024 - 18:00 Atualizado em 07/03/2024 - 18:04

Alvo de polêmica nos últimos dias, a cabine do VAR chegou nesta quinta-feira (7) no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão.

A estrutura foi levada por funcionários do Criciúma.

O VAR vai passar por teste na tarde desta sexta-feira (8).

Por Enio Biz 07/03/2024 - 12:56 Atualizado em 07/03/2024 - 13:26

Mais um capítulo na novela envolvendo o jogo entre Hercílio Luz e Criciúma. Desta vez, o time carvoeiro emitiu um comunicado oficial no qual "formaliza a proposta de concessão gratuita e recíproca de 300 ingressos para torcida do Criciúma no setor visitante", para o jogo em Tubarão, e o mesmo aconteceria na partida de volta, em Criciúma.

Segundo a nota, a ação ocorre "pela importância das duas partidas para os clubes e para o Campeonato, além da proximidade das cidades de Criciúma e de Tubarão, o que eleva a expectativa dos jogos, e também, claro, da relação de respeito mútuo entre os clubes há décadas".

Ainda de acordo com o comunicado, a direção do Hercílio Luz não teria respondido os pedidos informais feitos pelo Criciúma, na pessoa do presidente Vilmar Guedes. 

"O clube solicita o retorno formal no prazo de 24 horas", finaliza a nota.

Por Enio Biz 07/03/2024 - 10:32 Atualizado em 07/03/2024 - 10:38

O Criciúma anunciou oficialmente na manhã desta quinta-feira (7) a contratação do zagueiro Tobias Figueiredo. O português, de 30 anos, chega por empréstimo do Fortaleza. Ele fica no Tigre até o fim de 2024.

Tobias Figueiredo teve o nome publicado no BID da CBF nesta quarta-feira (6). Ele já está à disposição do técnico Cláudio Tencati para o mata-mata do Campeonato Catarinense.

Ele e o goleiro Matheus Teixeira serão apresentados nesta tarde, às 14h30, na sala de imprensa Clésio Búrigo, no Estádio Heriberto Hülse.

Por Enio Biz 07/03/2024 - 10:11

A primeira fase do Campeonato Catarinense começou em 20 de janeiro e terminou no dia 2 de março. Foram 11 rodadas. Líder, o Criciúma venceu oito jogos, empatou um e perdeu duas vezes.

Na primeira parte da competição, o clube inscreveu 33 jogadores. Desses, 32 foram relacionados. Apenas o atacante Pett não foi utilizado. Dos relacionados, o treinador utilizou 23 como titulares.

Os mais escalados

Gustavo e Claudinho foram os mais utilizados como titular: 10 vezes. Em seguida, aparecem Marcelo Hermes, Rodrigo, Barreto, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu, com nove; Marquinhos Gabriel e Renato Kayzer, com oito; Walisson Maia, com seis; Jonathan, com cinco; Wilker Ángel, Meritão e Barcia, com quatro; Miguel Trauco e Erick, com três; Eliedson, Eder, João Carlos e Yerson Candelo, com duas; Alisson, Léo Gonçalves e Adriano, com uma cada.

Foram relacionados, mas não foram titulares em nenhuma partida: Kauã, Matheus Teixeira, Kaik, Guilherme Silva, Thiago Jesus, Jackson, Eliel, Fabrício e Eduardo Melo.

Criciúma foi a terceira equipe que mais teve variação entre os 11 iniciais; Chapecoense e Avaí lideram

Os números da primeira fase do Estadual mostram que Chapecoense e Avaí foram as equipes que mais tiveram mudanças entre os titulares: 24 jogadores foram utilizados entre os 11 iniciais. Em seguida, aparecem Criciúma, com 23; Marcílio Dias, Inter de Lages, Barra e Nação, com 22; Hercílio Luz, com 21; Concórdia, Brusque e Joinville, com 20; Figueirense, com 18;

Foram 27 cartões amarelos em 11 jogos

Fellipe Mateus e Felipe Vizeu foram advertidos três vezes na primeira fase, seguido por Gustavo, Trauco, Rodrigo, Barcia, Marquinhos Gabriel e Marcelo Hermes, com dois; Claudinho, Wallisson Maia, Wilker Ángel, Erick, Barreto, Meritão, Eliedson, Eder e Renato Kayzer, com um.

Foram sete expulsões

Seis jogadores foram expulsos, e mais o técnico Cláudio Tencati. Levaram cartão vermelho: Jonathan, Marcelo Hermes, Rodrigo, Barreto, Léo Gonçalves e Baltasar Barcia.

Por Enio Biz 07/03/2024 - 07:57 Atualizado em 07/03/2024 - 09:01

O técnico Cláudio Tencati pode ter esboçado no treinamento desta quarta-feira (6) o possível time que entrará em campo no sábado (9), contra o Hercílio Luz, no jogo de ida das quartas-de-final do Campeonato Catarinense.

A equipe não contou com Gustavo e Eder, porém, os dois devem estar entre os titulares. Gustavo nem desceu para o gramado, mas nos foi informado que não há nenhum problema com o goleiro. Já o Eder fez trabalhos com bola, mas quando o time foi formado ele saiu e deu corridas no campo.

O provável Criciúma teve Alisson; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Felipe Vizeu e João Carlos.

Pega esse time, coloca Gustavo no lugar do Alisson, e substitui João Carlos pelo Eder. Esse pode ser, sim, o time que encara o Hercílio Luz.

Walisson Maia e Renato Kayzer são dúvidas. Maia ainda não treina com bola. Já Kayzer, por duas vezes, inicia o treino, mas depois deixa a atividade.

O meio-campista Baltasar Barcia, ainda com lesão na coxa esquerda, está fora do jogo.

No banco, Tencati terá o reforço do zagueiro Tobias Figueiredo. O nome do jogador saiu ontem no BID da CBF. Ele está regularizado e inscrito no Campeonato Catarinense.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 19:12 Atualizado em 06/03/2024 - 19:16

O português Tobias Figueiredo é mais um reforço para a zaga tricolor em 2024. Zagueiro, de 30 anos, teve o nome publicado nesta quarta-feira (6) no BID da CBF.

Regularizado, jogador será inscrito no Campeonato Catarinense e já fica à disposição do técnico Cláudio Tencati para o jogo de sábado (9), contra o Hercílio Luz.

Tobias Figueiredo pertence ao Fortaleza e chega por empréstimo até o final do ano.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 18:51 Atualizado em 06/03/2024 - 18:58

O capitão Rodrigo e o técnico Cláudio Tencati serão julgados na 2° Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça de SC (TJD) na próxima terça-feira (12).

Rodrigo foi expulso contra o Avaí, na Ressacada, no dia 12 de janeiro. Ele foi denunciado em dois artigos: 258 e 243-F. Ambos com pena de um a seis jogos.

Cláudio Tencati foi expulso contra o Brusque, no Estádio Heriberto Hülse, no dia 15 de fevereiro. O treinador foi denunciado no artigo 258.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 16:00 Atualizado em 06/03/2024 - 16:46

O Criciúma emplacou oito jogadores na seleção da primeira fase do Campeonato Catarinense. É a premiação Top da Bola, da Federação Catarinense de Futebol e SC Clubes, realizado pelo Instituto Mapa.

Do Tigre, estão o goleiro Gustavo; lateral-direito Claudinho; zagueiro Rodrigo; lateral-esquerdo Marcelo Hermes; volante Barreto; meia Marquinhos Gabriel; atacantes Felipe Vizeu e Eder.

Os outros atletas, de outras equipes, que figuram na seleção são o zagueiro Wallace e o volante Rodolfo Potiguar, ambos do Brusque; e o meia Ingro, do Hercílio Luz.

 

Por Enio Biz 06/03/2024 - 13:38 Atualizado em 06/03/2024 - 13:42

O Criciúma conheceu nesta quarta-feira (6) o local da partida contra o Brasiliense, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

O jogo único será realizado na Boca do Jacaré, o Serejão.

As duas equipes jogam na quinta-feira (14), às 19h.

Ninguém tem vantagem do empate. Se houver igualdade no tempo normal, vaga será decidida nos pênaltis.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 11:56 Atualizado em 06/03/2024 - 15:07

A iluminação do Estádio Heriberto Hülse começou a ser trocada na manhã desta quarta-feira (6). Os refletores antigos serão substituídos por LED.

O material foi adquirido junto a Phillips.

O prazo para conclusão dos trabalhos é 31 de março, porém, se o tempo colaborar, o novo sistema de iluminação deverá ser inaugurada no dia 17 de março, data da partida de volta do mata-mata, contra o Hercílio Luz.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 10:47 Atualizado em 06/03/2024 - 11:02

Jogadores do Criciúma treinaram na manhã desta quarta-feira (6), no CT Antenor Angeloni. 

Claudio Tencati comandou um treino técnico. Dividiu dois grupos no gramado. Tencati treinou o setor ofensivo, enquanto o auxiliar Aléssio Antunes o setor defensivo.

Barreto, Meritão e Renato Kayzer treinaram normalmente com bola.

Walisson Maia não treinou com bola. Fez apenas trabalho específico, em separado.

Baltasar Barcia continua fora com lesão na coxa esquerda.

O recém contratado, Tobias Figueiredo treinou normalmente. Zagueiro deve ser regularizado até esta quinta-feira (7) e fica à disposição para o jogo de sábado (9), contra o Hercílio Luz.

A ausência sentida nesta manhã foi do goleiro Gustavo. Ele nem desceu para o gramado. De acordo com as informações, não há nenhum problema.

Em um determinado momento do treinamento, Tencati posicionou a seguinte equipe: Alisson; Claudinho, Rodrigo, Ángel e Hermes; Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Vizeu e João Carlos.

Eder, nesse momento, correu apenas ao redor do gramado. Porém, o atacante deve sair jogando no primeiro jogo do mata-mata.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 10:36 Atualizado em 06/03/2024 - 10:50

Quem está acompanhando as últimas informações do jogo entre Hercílio Luz e Criciúma, pelo mata-mata do Estadual, sabe que a utilização do VAR (árbitro de vídeo), para o jogo de Tubarão, gerou uma grande polêmica. O Criciúma era favorável. Já o Hercílio Luz, não.

Acompanhando o caso, me fiz a seguinte pergunta: "o porque não utilizar o VAR?".

O futebol mundial utiliza o VAR. Nos últimos anos foi possível reconhecer a diferença da época em que não era utilizado, lances foram mudados e campeonatos foram decididos apenas com a utilização do equipamento O árbitro de vídeo não resolve todo o problema, mas é inegável que minimiza o erro. É uma tecnologia que, manuseada da maneira certa, deixa o jogo mais justo.

Ser contra o VAR é ir na contramão do avanço no futebol.

Ser contra o VAR porque uma determinada equipe se sentiu prejudicada pela tecnologia em jogos anteriores não é justificativa. O árbitro de vídeo é operado por pessoas. Pessoas tem falhas e erros podem acontecer. Porém, o erro é minimizado. Nas estatísticas, há muito mais acertos do que erros com o VAR.

E não cabe ao clube dizer se há ou não condições técnicas para a utilização do VAR. A empresa que opera o equipamento é quem deve dar o aval ou não.

Aos clubes restam concordar ou não. E eu não consigo acreditar que um dirigente de futebol possa ser contra o árbitro de vídeo.

Isso só acontece por dois motivos: desconhecimento ou orgulho.

No mais, que tenhamos dois grandes jogos entre Hercílio Luz e Criciúma. Os representantes do Sul do Estado. Que a justiça prevaleça. E que classifique o melhor.

Por Enio Biz 06/03/2024 - 07:46 Atualizado em 06/03/2024 - 08:15

A contratação do atacante Yannick Bolasie está repercutindo nacional e internacionalmente. O congolês já conseguiu o visto de trabalho. Está apto a trabalhar no Brasil.

A chegada de Bolasie em Criciúma está sendo aguardada para sábado (9).

Jogador não deve ser inscrito no Campeonato Catarinense. É reforço para a Copa do Brasil e, principalmente, a Série A do Campeonato Brasileiro.

Por Enio Biz 05/03/2024 - 19:03 Atualizado em 05/03/2024 - 19:11

Martelo batido. Depois da polêmica, Federação Catarinense de Futebol tomou as rédeas e definiu: vai ter VAR nos dois jogos entre Criciúma e Hercílio Luz, pelas quartas-de-final do Campeonato Catarinense.

Ficou definido em reunião nesta terça-feira (5) que terá árbitro de vídeo na partida de ida, sábado (9), às 18h, em Tubarão, e na partida de volta, domingo (17), às 19h, em Criciúma.

Por Enio Biz 05/03/2024 - 17:46 Atualizado em 05/03/2024 - 18:29

A Federação Catarinense de Futebol confirmou na tarde desta terça-feira (5) a data e horário da partida de volta das quartas-de-final entre Criciúma e Hercílio Luz. O jogo será domingo (17), às 19h, no Estádio Heriberto Hülse. 

A partida de ida do mata-mata do Estadual ocorre neste sábado (9), às 18h, no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão.

Quem passar nesse confronto encara o classificado de Figueirense e Barra na fase semifinal.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito