Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Tragédia ambiental do rio Doce chegou aqui em Linhares

Por Denis Luciano 11/05/2018 - 08:58

Desastre industrial de maior impacto da história brasileira, o rompimento da barragem de Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 quilômetros de Mariana, gera prejuízos até hoje e em um amplo raio a partir daquela região, no interior de Minas Gerais. O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2015, jogou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração no rio Doce em seus mais de 600 quilômetros que abrangem 230 municípios de Minas e Espírito Santo. Especialistas apontam o efeito desses rejeitos chegando até o Oceano Atlântico vão ser percebidos por até um século.

Rio Doce aqui em Linhares / Foto: Denis Luciano / 4oito

E imaginar que esse belo pôr do sol que clicamos ontem, no fim da tarde, é neste mesmo rio Doce, a poucos quilômetros da sua foz no Oceano Atlântico. E foi feita, esta foto, na ponte de acesso à área central de Linhares. "Somos o município com a maior extensão territorial de todos os cortados pelo rio Doce desde Mariana", revela o prefeito Guerino Zanon (PMDB), que nos recebeu ontem nesta simpática cidade do norte do Espírito Santo. Aqui estamos para acompanhar a inauguração da ampliação da unidade da Brametal, empresa criciumense e das três maiores do Mundo em produção de torres de distribuição de energia. Eles operam aqui em Linhares desde 2000.

Mas o rompimento da barragem impacta diretamente a vida de muita gente aqui em Linhares. "São dez mil pessoas atingidas diretamente", calcula o prefeito. "Somente no distrito de Redenção, onde o rio desemboca no mar, são 4 mil pescadores que ficaram sem atividade'", lamenta Zanon.

Com o prefeito conversamos, também, sobre os segredos de uma cidade que, a despeito desse grave problema ambiental, vem atraindo empresas. A Brametal aqui está e estará até ano que vem com 1,2 mil funcionários, tem a Marcopolo, a Wegg e a Librelato, de Orleans, está chegando aqui. Essas reflexões e informações no bate papo com o prefeito de Linhares você ouve no podcast abaixo.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito