Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os 91 anos da dama dos belos escritos

Por Denis Luciano 08/06/2020 - 13:05

Ela fundou a crônica social criciumense na segunda metade dos anos 50. Das páginas históricas do velho Tribuna Criciumense, é possível aprender muito sobre a trajetória da nossa Criciúma - e também de Língua Portuguesa, a partir dos textos impecáveis - de Beverly Godoy Costa. A veterana cronista, sempre de bonito e bem cuidado visual e afável às boas lembranças e conversas, hoje vive recolhida. Fruto dos seus 91 anos completados neste domingo, 7, e bem vividos. E sob os paparicos da acolhedora família que ostenta.

O trecho abaixo, extraído da edição de 5 de maio de 56 do Tribuna Criciumense (que estava completando um ano de circulação, coincidindo com o primeiro aniversário da prestigiada coluna de dona Beverly) demonstra bem a essência dos textos por ela assinados. No tópico reproduzido, a colunista fazia menção à construção do Ginásio Madre Tereza Michel:

É, pois deste casarão modesto que esperamos brotar mais pedaço de pátria valorosa, pra o convívio irmão das demais coletividades, numa obra comum de aperfeiçoamento moral e intelectual do gênero humano. Eis, pois, o excelso significado daquele prédio onde hoje se inicia o nosso Ginásio. O vulto grandioso do mesmo resume, pois a nossa mentalidade superior, os nossos amplíssimos ideais que orientam hoje mais do que nunca os destinos de Criciúma, este sagrado recanto de Santa Catarina. Ergamos, pois, juntos as nossas taças, troquemos orgulhosas o nosso brinde festivo de conturbações pela concretização ditosa de nosso grandioso sonho: um Ginásio.

Dona Beverly está com 91 anos desde este domingo. "91 anos e ganhando 'coisas lindas'”, compartilhou a neta da cronista, nossa colega de Som Maior, a jornalista Pity Búrigo, encimando um vídeo da avó nas suas redes sociais.

Há exatamente um ano, em outra homenagem à dona Beverly, fazíamos publicar no 4oito uma referência muito especial que ela recebeu da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com uma edição especial do Café Concerto em sua homenagem. Na ocasião, comemorava 90 dias feliz e entre amigos. Vale recordar:

Dona Beverly: nossos mais sinceros parabéns, e votos - como a senhora sempre grifou com tanto talento em suas linhas inesquecíveis no Tribuna Criciumense e Jornal da Manhã - de mais cordiais e belos dias a fazer jus à beleza de sua alma!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito