Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Salvalagio vence mais uma etapa por vaga no TJ

Sua candidatura foi homologada hoje pela OAB estadual
Por Adelor Lessa 04/05/2021 - 13:59 Atualizado em 04/05/2021 - 14:18

A Comissão eleitoral da OAB Santa Catarina homologou hoje a candidatura do criciumense Carlos Salvalaggio à vaga do Quinto Constitucional da advocacia no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O processo de escolha terá mais três etapas antes da nomeação pelo Governador, prevista para o segundo semestre. Entre as fases, uma inédita eleição com votação aberta para todos os advogados com atuação no estado.

Carlos Salvalaggio exerce advocacia desde que se formou em Direito, pela Unisul de Tubarão, em 1993. Fez pós-graduações em Ciências Jurídicas - Dogmática Jurídica, também pela Unisul, e Direito da Economia e da Empresa, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui escritório em Criciúma, com atuação focada em Direito Empresarial. Entre 2010 e 2013 exerceu o cargo de conselheiro da OAB - Subseção Criciúma. Entre os anos de 2014 e 2017, lecionou no curso de Direito da UNESC, em Criciúma.

A homologação da candidatura formaliza o início da longa jornada de campanha para Salvalaggio.

"Sinto-me preparado para o desafio de servir à Justiça Catarinense como integrante do tribunal. Penso que minha vivência de quase três décadas na advocacia, o conhecimento jurídico, e a ciência da importância da garantia das prerrogativas dos advogados me tornam capacitado para o cargo", afirmou.

 

O processo

Depois das homologações na comissão eleitoral, a etapa seguinte será no Conselho Pleno da OAB-SC. Os conselheiros vão selecionar, por meio de votação, 12 nomes que seguem no certame. Entre esses candidatos, posteriormente, uma eleição aberta a todos os advogados com atuação regular em Santa Catarina terá como resultado uma lista sêxtupla.

Os nomes dos seis mais votados pela advocacia catarinense serão encaminhados ao Tribunal de Justiça. e os desembargadores vão eleger três candidatos.

A lista triplice será levada ao Governador, que escolherá o desembargador. A previsão da OAB  é que a nomeação seja no segundo semestre de 2021.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito