Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Roseli assume comando do PSDB, crise no DEM e outras da coluna

Por Adelor Lessa 27/04/2018 - 06:10 Atualizado em 27/04/2018 - 08:57

A professora Roseli de Luca, suplente de vereadora, secretaria municipal de educação, será eleita amanhã, dia 28, presidente do PSDB de Criciúma.

A sua indicação foi patrocinada pelo prefeito Clesio Salvaro, que tem o comando politico do partido.

Ele havia encaminhado a eleição do médico Márcio Zacaron, ex-vereador. Mas, ele declinou.

Roseli foi secretária de educação no seu primeiro mandato e voltou ao cargo desde o inicio do segundo mandato. É do time dos tucanos mais leais ao prefeito.

Foi candidata a vereadora em 2016 e 2012. Ficou na suplência nas duas vezes. Hoje é segunda suplente, com possibilidade de subir uma posição, quando for executada a sentença do tribunal de justiça de cassação de mandato do vereador Moacir Dajori.

A própria Roseli está definindo o restante da executiva.

Ela terá duas missões prioritárias na presidência. A primeira, é trabalhar a unidade partidária e evitar perdas. No inicio de abril, o vice-prefeito Ricardo Fabris deixou o PSDB (foi para o PSD) e o vereador Julio Kaminski protocolou processo na justiça eleitoral para sair do partido.

A segunda missão é o enquadramento dos vereadores do partido para que votem sistematicamente com o governo do prefeito Salvaro. Missão mais complicada. Dos cinco vereadores da bancada, um deles é praticamente da oposição (Kaminski) e o outro vota muitas vezes contra orientação do governo (Dailto Feuser).

Salvaro não quer mais saber de “tucano independente” na câmara.

 

Crise no DEM

A professora Lisiani Tuon foi convencida pelo deputado federal João Paulo Kleinübing a entrar na política. 

Levada por ele, assinou ficha do DEM e caiu na estrada para viabilizar candidatura a deputada estadual. Mas, não foi bem assimilada no DEM. Uma boa parte do que existia do partido em Criciuma e região está pulando fora.

O ex-coordenador regional, Giovani Felipe, presidente estadual da Juventude do DEM, não aceitou a candidatura de Lisi e liderou a debandada. Deve levar os membros de 22 das 30 comissões provisórias que existem no sul.

 

“Não fiz nada”

Ontem à noite, Lisi Tuon disse que não fez nada que justificasse o movimento liderado por Felipe.

“Quem fez foi o deputado João Paulo, presidente estadual do partido. Foi ele quem destituiu o Giovani Felipe na coordenação regional do partido e pediu engajamento de todos com a candidatura do partido”, comentou.

O apelo foi feito porque filiados importantes do partido já tinham compromisso firmado com candidatos a deputado de outros partidos.

 

O destino

Giovani Felipe diz que organizou o partido na região, mas não foi consultado sobre a filiação e candidatura de Lisi. Também afirmou que foi atropelado por ela.

Agora, está definindo com aqueles que está levando do DEM quais candidatos vão apoiar.

Para estadual, deve ser a ex-prefeita Paulinha, de Bombinhas, que é do PDT.

Para federal, Daniel Freitas, PSL, ou Cesar Souza Junior, PSD.

 

A duvida

Giovani vai reunir seu grupo para quarta-feira para decidir o apoio a deputado federal.

No mesmo dia, o grupo terá reunião com o vereador Daniel Freitas, em Cocal do Sul.

Na quarta-feira, Giovani e alguns aliados já se reuniram com Daniel.

 

Emocionado

O ministro do turismo, Vinicius Lumertz, se emocionou quando recebeu no seu gabinete o deputado Ronaldo Benedet e o prefeito Clesio Salvaro. Com eles, estavam outos políticos da região. Foi Benedet quem marcou a audiencia.

O ministro lembrou a origem da sua família, que é de Araranguá, que sua mulher é de Criciúma e suas filhas nasceram aqui.

Ontem, o ministro já deu andamento no projeto do mirante de Criciúma no morro da Tv. Deve anunciar liberação dos recursos (em torno e r$ 2 milhões) durante maio.

 

Descongelar

Prefeito Celsio Salvaro se reune hoje pela manhã com o secretário regional, João Fabris, e os vereadores da comissão de obras da câmara. Na pauta, retomada de obras do governo do estado que estão paradas em Criciúma. Pelas contas de Salvaro, só em ruas são mais de 30.

 

Sem feriadão

Mais uma medida de efeito/impacto do governador Eduardo Moreira. Comunicado foi distribuído ontem anunciando que expediente nas repartições publicas na segunda-fera, dia 30, será normal. Sem feriadão (terça-feira é primeiro de maio).

 

Novo

O advogado Luiz Baldin, de Criciúma, está definido pela direção estadual do Partido Novo como candidato a deputado estadual pela região sul.

Todos os candidatos do partido tiveram que passar por uma análise curricular e teste sobre valores da sigla.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito