Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

PSDB do sul tem mais um candidato a deputado e anuncia apoio a Salvaro

Partido vai fazer previas para definir candidato a deputado estadual
Por Adelor Lessa 18/08/2021 - 22:41 Atualizado em 19/08/2021 - 06:31

O PSDB do sul catarinense se reuniu ontem à noite em Sideropolis para definir um ou dois candidatos a deputado estadual, entre os cinco que estavam inscritos, mas terminou sem definição e com mais uma candidata.  Giovana Galato, ex-vereadora de Cocal do Sul, que se filiará ao PSDB, foi anunciada como pré-candidata a deputada estadual.

O partido vai definir dois dias depois da votação da reforma eleitoral no Senado Federal uma data para realização de prévia que vai definir o candidato ou os candidatos a deputado estadual.

Na reunião de ontem, os tucanos do sul anunciaram apoio a candidatura do prefeito Clesio Salvaro a Governador.

Ele agradeceu, mas disse que o seu foco é o mandato na prefeitura de Criciúma.

 

Abaixo, a nota distribuida pela assessoria do PSDB:

 

A Comissão Pró-Eleição 2022 do PSDB da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se reuniu na noite desta quarta-feira (18), em Siderópolis, para discutir a condição de pré-candidaturas a deputado estadual e à majoritária de 2022.

 

Coordenada pelo presidente do PSDB de Criciúma, Vagner Espíndola Rodrigues, a reunião contou com a participação da deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá, dos prefeitos de Criciúma, Clésio Salvaro, de Siderópolis, Franqui Salvaro, de Nova Veneza, Rogério Frigo, de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, dos vice-prefeitos de Siderópolis, Adriano Teixeira, e de Orleans, Mário Coan. Os vereadores de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior e Dalto Bortolotto, o presidente da Câmara de Criciúma, Arleu da Silveira, e a presidente da Câmara de Orleans, Mirele Debiasi, também participaram da reunião partidária.

No encontro, as seguintes pautas foram discutidas:

1️⃣ Manifestação dos pré-candidatos quanto à manutenção dos seus nomes na condição de pré-candidatos a deputado estadual.

Todos os pré-candidatos presentes na reunião mantiveram seus nomes a fim de serem pré-candidatos, sendo eles: Acélio Casagrande (secretário municipal de Saúde de Criciúma), Arleu da Silveira (presidente da Câmara de Criciúma), Aroldo Frigo Junior (vereador de Nova Veneza) e Dóia Guglielmi. O pré-candidato Cleiton Salvaro justificou sua ausência, porém ratificou sua condição de pré-candidato a deputado estadual através de áudio gravado.

2️⃣ Inclusão do nome da ex-vereadora de Cocal do Sul, Giovana Galato Santa Rosa, que se filiará ao PSDB, como pré-candidata a deputada estadual.

Pauta aprovada pela Comissão.

3️⃣ Critérios utilizados em outras regiões do Estado de Santa Catarina para definir a quantidade de pré-candidatos.

Conforme a deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá, a Executiva Estadual do PSDB definiu que a cada 400 mil habitantes (por região) haverá um pré-candidato a deputado federal. Para estadual, a cada 200 mil habitantes (por região) haverá dois candidatos.

4️⃣ Quantidade de candidaturas a deputado estadual na Amrec.

A Comissão decidiu aguardar o resultado da votação da reforma eleitoral no Senado Federal para, dois dias depois, os pré-candidatos discutirem os critérios que serão utilizados para a escolha do(s) candidato(s) a deputado estadual pelo PSDB da Amrec.

5️⃣ Critérios para a escolha dos pré-candidatos a deputado estadual do PSDB da Amrec.

A Comissão sugeriu a realização de prévias, ultilizando os mesmos critérios da Executiva Nacional do PSDB.

6️⃣ Sugestão do nome do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, para a majoritária de 2022.

Salvaro ouviu e agradeceu a manifestação dos participantes, alegando que está focado, de forma exclusiva, na administração do município de Criciúma e se colocou à disposição dos representantes de municípios da região Sul para visitá-los e, também, recebê-los em Criciúma para troca de experiências na gestão pública municipal.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito