Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

PP com PSDB em Criciúma

Miri Dagostim vai assumir o PP e quer aliança com Salvaro em 2020
Por Adelor Lessa 06/04/2019 - 07:02

O vereador Miri Dagostim, presidente da Câmara de Vereadores, vai assumir na próxima semana a presidência da executiva municipal do PP e pretende passar a trabalhar para colocar o partido na aliança que apoiará a reeleição do prefeito Clésio Salvaro, PSDB, em 2020.
Miri é atual vice-presidente da executiva do partido e vai assumir o comando em função da renúncia do presidente Itamar da Silva.
Itamar entregou carta de renúncia ao vereador Edson Paiol (Miri estava viajando).
Paiol fez o comunicado aos membros da executiva, aos ex-deputados Jorge Boeira e Valmir Comin, e o deputado José Milton Scheffer.
Na sexta-feira, todos estarão reunidos (incluindo Itamar) para decidir os próximos encaminhamentos.
É possível que o senador Esperidião Amin também participe.
Miri Dagostim fala em assumir, fazer a “reconstrução" do partido em Criciúma e conduzi-lo para uma grande aliança em 2020 com o PSDB do prefeito Salvaro.
Admite até a possibilidade de o PP estar na aliança com Salvaro e não participar da chapa majoritária.
Na quarta-feira, Miri Dagostim vai fazer uma conversa com o senador Esperidião Amin sobre o assunto, em Brasília.
O PP foi aliado de Salvaro na eleição de 2008 e participou do governo com o vice, Márcio Búrigo.
Em 2013, Márcio foi eleito prefeito na eleição suplementar e rompeu com Salvaro.
Em 2016, Salvaro foi novamente eleito prefeito, tendo Márcio, pelo PP, como adversário, a quem impôs uma derrota acachapante.
Mesmo assim, Salvaro manteve boas relações no PP. O vereador Miri é um dos mais próximos.
Salvaro chegou a tratar da sua migração para o PSDB.
Mas, se Miri ficar no PP para assumir a presidência e levar a apoiá-lo na reeleição, fica uma operação melhor.

Ninguém esperava

O PSDB passou o dia de sexta-feira tentando entender a decisão do prefeito Clésio Salvaro de fazer Vagner Espíndola o novo presidente do partido.
A expectativa era que o próprio Salvaro fosse o presidente. Estava tudo encaminhado para isso. 
Mas, na reunião do novo diretório do partido, quinta-feira à noite, Salvaro fez um longo discurso, onde detalhou a conversa que teve com o governador João Doria, e no final apresentou a candidatura de Vaguinho a presidente.
Pegou todo mundo de surpresa. Vaguinho foi eleito por consenso.

Foi cirúrgico

Vaguinho foi convencido por Salvaro a assumir o comando do PSDB na quinta-feira à tarde, poucas horas antes da reunião do diretório.
A intenção do prefeito foi sair um pouco da “linha de tiro” e fugir da imagem de “manda em tudo” (multi poder).
Além disso, aproveitou para dar um "choque" no partido, apontando para o novo.

A coletiva dos 100 dias

O governador Carlos Moisés, PSL, marcou entrevista coletiva para terça-feira, 10h30. Fará balanço e avaliação dos primeiros 100 dias de mandato. 
Coletiva será realizada no auditório da Defesa Civil estadual, no bairro Estreito, Florianópolis. 
Governador deve dar ênfase na entrevista às ações que está encaminhando com municípios, na linha do fortalecimento do “municipalismo”.

A sede da Câmara

Vereador Miri Dagostim vai tratar da nova sede da Câmara de Criciúma, na quarta-feira, em Brasília, com o senador Esperidião Amin.
Os dois serão recebidos pela direção da Secretaria de Patrimônio da União, às 10h, para tentar liberar de uma vez o prédio onde funcionou o Ministério Público do Trabalho, ao lado da Prefeitura, para instalar a Câmara.
O prédio hoje está vazio, já foi parcialmente depredado, e começa a servir de "abrigo” para drogados.

Cotado

Outra de Amin - com a provável queda do ministro da Educação, Veléz Rodrigues, ele passou a figurar na lista de cotados para a vaga.

Moro na Acic

O deputado federal Daniel Freitas, PSL, acertou com o ministro Sérgio Moro a sua presença em Criciúma para participar de evento pelos 75 anos da Acic (foto).

Novas filiações

O deputado Julio Garcia, presidente da Assembleia, estará em Içara, na segunda-feira, 8h30, para ato de novas filiações ao PSD, coordenado pelo vereador Alex Michels, ex-presidente da Câmara.
Vão se filiar empresários, líderes comunitários e profissionais liberais, boa parte estreante em política.

Novos negócios

Içara terá a confirmação de duas boas notícias até o final do mês.
A primeira, é a liberação da obra do Combo, o atacarejo do grupo Giassi. Processo para liberação da licença ambiental já tramita na Fundação de Meio Ambiente.
A segunda, é a aprovação da loja da rede Carrefour na cidade na assembleia do grupo, na França.
Os dois empreendimentos estão projetados para a SC-445. Vão gerar pelo menos 250 novos empregos.

Reforma na base

O deputado federal Ricardo Guidi, PSD, foi ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, nesta sexta-feira, para discutir com trabalhadores e líderes sindicais o projeto da reforma da previdência (foto).
Ricardo defendeu o corte de todo tipo de privilégio e o estabelecimento de condições adequadas para quem recebe salários menores.
Ele voltou a projetar que a reforma vai passar, mas deve ser muito “retalhada”.

Marcha

Dos 12 prefeitos da Região Carbonífera, só três não irão à Marcha dos Prefeitos, que inicia na segunda-feira, em Brasília. Já têm compromisso por aqui e não irão Clésio Salvaro (Criciúma), Gustavo Cancelier (Urussanga) e Jairo Custódio (Balneário Rincão) os demais já confirmaram presença. Do Extremo Sul, não poderão participar João Mezzari (Jacinto Machado), Zênio Cardoso (Sombrio) e Valdionor Rocha (Morro Grande). Os outros 12 irão para a Capital Federal. A expectativa para esse ano é diferente, tanto é que, nesta quinta-feira, já havia estourado o limite de 7.500 inscrições e se estuda abrir mais vagas. O motivo é por ser a primeira marcha do Governo de Jair Bolsonaro.

50% do IPTU

O prefeito de Içara Murialdo Gastaldon (MDB) comemora muito a conquista de comprometimento do Governo do Estado com o repasse para a ativação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato. A Prefeitura investe metade do IPTU na entidade, que vem se consolidando como uma das principais da região.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito