Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Polícia Federal faz "Operação Benedetta" em 5 municípios (VÍDEO)

18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos
Por Adelor Lessa 20/05/2021 - 07:01 Atualizado em 20/05/2021 - 10:21

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação Benedetta, que investiga possível má aplicação de recursos públicos contratados por município com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de despesas e obras de pavimentação.

Benedetta é como as pessoas na região se referem à Urussanga. Por isso, como a polícia federal usou o termo para batizar a operação, o indicativo é que os desvios tenham sido originados na cidade. 

Cerca de 75 policiais estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em cinco municípios: Urussanga, Orleans, Siderópolis, Tubarão e Criciúma, em endereços vinculados a empresas, órgãos públicos, servidores públicos e empresários.

As informações apontam a "visita" dos policiais federais na casa de pelo menos um prefeito dos municípios da região. 

Na casa de um dos investigados, a polícia federal encontrou r$ 80 mil. 

Neste momento, a Policia Federal está colhendo depoimentos de investigados na sua sede em Criciúma.

A investigação teve início em setembro do ano passado, e a atual fase cumpre o objetivo de obter outros indícios comprobatórios das supostas fraudes que teriam ocorrido em obras de pavimentação e de identificar a eventual participação de servidores públicos nos  fatos, além de apurar o destino do montante dos recursos supostamente desviados, que, em apenas uma das diversas obras financiadas, se aproxima de R$ 300 mil.

Nos autos do inquérito policial instaurado para completa apuração dos fatos, os investigados, acaso comprovada a fraude, poderão responder pela prática dos crimes de peculato, crime de responsabilidade e organização criminosa.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito