Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O Sul de fora, de novo!

Editorial desta segunda-feira (12)

Por Adelor Lessa 12/09/2022 - 08:00 Atualizado em 12/09/2022 - 09:42

Começo a semana preocupado, porque quero ver o nosso Sul do Estado bem tratado.

Mas, vejo que estão deixando o Sul de fora, de novo!

O crime cometido no Sul do Estado com a duplicação da BR-101 está se repetindo.

Já estão tratando de uma nova rodovia alternativa à BR-101, mas apenas para o Norte do Estado.

De Joinville, divisa com o Paraná, até na Grande Florianópolis. 

Repete-se o caso da duplicação da BR-101.

Fizeram primeiro a obra no trecho Norte, da divisa com o Paraná até Florianópolis. 

Para o lado Sul, não tinha nem projeto.

O Sul teve grave depressão econômica. Sofreu graves prejuízos. 

Aumentou a distância do Sul com as regiões mais desenvolvidas.

O Sul continuou crescendo, mas em níveis muito abaixo da parte do Estado que foi duplicada primeiro.

A duplicação no lado Sul só começou cinco anos depois de concluído o trecho Norte.

Hoje, ainda, estão sendo feitas obras do projeto de duplicação da BR-101 lado Sul. 

Vinte anos depois de concluído o trecho Norte. E começa a ser encaminhada uma alternativa à BR-101.

Porque a duplicação já não atende a demanda em vários pontos. Uma alternativa seria triplicar a BR-101. Outra, construir uma nova rodovia alternativa.

O Governo do Estado está encaminhando uma nova rodovia. A licitação para o projeto tem seis empresas interessadas. A Secretaria de Infraestrutura do Estado é responsável pela implementação da obra. 

São previstas seis pistas, mais marginais, nove viadutos, seis pontes e 11 trechos com contenções de encostas. 

O projeto prevê que a nova estrada comece em Joinville e termine no Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Para ali, em Florianópolis. Não inclui o Sul, nem no projeto. Como se o interesse do Estado terminasse na Capital. 

É fato que hoje os maiores problemas de fluxo na BR-101 acontecem no Norte, especialmente, entre Itapema e Itajaí.

A obra pode começar por lá. O primeiro trecho a ser feito pode ser lá. 

Mas, se o lado Sul não for incluído no projeto, vão primeiro fazer todo o lado Norte, para depois começar a fazer projeto do lado Sul.

Como disse, vai se repetir o crime já contido no Sul Catarinense. 

Vai se ampliar ainda mais a distância do Sul com a faixa mais desenvolvida do Estado. 

O Sul vai ficar para trás. 

É preciso que o projeto inclua o lado Sul do Estado.

Não só o Norte.

Depois, a obra pode ser feita em etapas. 

E que seja feita luta para apurar recursos para a obra no lado de cá. 

Com projeto feito, é mais fácil de encaminhar. Sem projeto, sem previsão de obra. 

Ouça o editorial completo:

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito