Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Napoleão em campanha no sul, PF investiga políticos de Criciúma e outras da coluna

Por Adelor Lessa 21/05/2018 - 06:42 Atualizado em 21/05/2018 - 09:46

No quadro que está posto para a eleição de outubro, com Amin, Mariani, Merisio, Eduardo, Décio e Bauer, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, é o fato novo. Foi vereador e prefeito duas vezes em Blumenau, mas para o estado é uma “cara nova”. E todos os partidos e alianças o querem na chapa.

Para Eduardo Moreira e o MDB, por exemplo, ele é considerado o vice ideal.

Napoleão renunciou a prefeitura de Blumenau, no inicio de abril, para ser candidato ao senado. É o seu projeto prioritário.

Como o PSDB tem a candidatura de Paulo Bauer ao governo colocada desde 2017, e as negociações com PP-PSD e com PMDB não avançaram, chegou a ser considerada a possibilidade de chapa pura do partido. Bauer-governador e Napoleão - senado.

Mas, a denuncia contra Bauer por corrupção e lavagem de dinheiro, que levou a abertura de inquérito autorizada pelo ministro Fachin, vão fragilizando a sua candidatura. E Napoleão passa a ser o principal “capital eleitoral” dos tucanos. 

Pode acabar assumindo o lugar de Bauer como candidato a governador, ou ser “escalado" para vice ou senador numa aliança eventualmente negociada pelo PSDB, provavelmente envolvendo a eleição nacional.

Enquanto o jogo não se define, Napoleão corre o estado. Ontem esteve em Nova Veneza, sentou na gôndola com o prefeito Geio Frigo e o deputado Doia Guglielmi, se reuniu coma juventude do PSDB de Criciúma e foi na festa de Meleiro com a deputada Giovana de Sá, entre outros compromissos.

Hoje, vai se reunir com a executiva do PSDB de Criciúma e o prefeito Clesio Salvaro.

Para todos os efeitos, está em campanha para senador. 

Mas, enquanto isso ele vai estadualizando o seu nome e se colocando em condições para o que surgir!


PSD que não vai a Chapecó

PSD de Criciúma e região já colocou na rua os convites para o encontro regional para novas filiações que fará no sábado, dia 26. 

No comando do processo, o ex-deputado Julio Garcia, o deputado Ricardo Guidi e o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

No mesmo dia e horário, Gelson Merisio fará em Chapecó um ato com mais de 10 mil pessoas para lançamento de sua candidatura ao governo.


Sem recurso novo

O prefeito Clesio Salvaro não deverá anunciar na reunião que fará hoje com os vereadores, 13h30, nenhum  investimento novo para “derrubar as filas” no sistema municipal de saúde.

Vai insistir que uma das causas da fila é que pacientes marcam e não vão (em torno e 20%) e sustentar que a solução passa por maior eficiência nos serviços.

O prefeito e a secretária de saúde, Francieli Gava, devem apresentar detalhados relatórios com muitos números sobre o sistema.

O problema das filas foi levantado na câmara de vereadores na semana passada. Chega a 800 dias de fila, ou 8mil pessoas.

Os números são confirmados pela prefeitura.


Policia Federal na área

A policia federal intimou mais de uma dezena de envolvidos com o processo político em Criciúma para prestar depoimento.

Em principio, imaginavam tratar-se de um assunto, um processo conhecido.

Quando o advogado foi buscar mais informações, a surpresa. O que a policia federal está apurando é outro caso, que envolve um ex-vereador, campanha de 2012.


Juntos, mas separados

Vice-prefeito Ricardo Fabris, PSD, e deputado Luiz Fernando Vampiro, PMDB, estavam juntos na inauguração da cervejaria Blend Breuguery. Que foi um sucesso.

Mas, na política, os dois estão cada vez mais separados. Pelo tiroteiro cada vez mais intenso entre PSD e PMDB. Que vai se intensificar durante a semana, quando o governador Eduardo Moreira, PMDB, apresentar as contas deixadas pelo ex-governador Raimundo Colombo, PSD.


Apoio no sul

Na quarta feira a ex-prefeita Paulinha Silva, candidata a deputada pelo PDT, vai receber o apoio do grupo politico liderado por Giovani Felipe, que inclui principalmente filiados no DEM, mas também em outros partidos.

As manifestações serão feitas durante roteiro que ela vai cumprir na região.


Cuidando do gado

O empresário Primo Menegalli, ex-prefeito de Araranguá, foi destaque no Globo Rural deste domingo.

Deu entrevista sobre gado no semi-confinamento para corte, que ele mantêm nas suas fazendas no Mato Grosso.

Atualmente, Primo divide o seu tempo entre Araranguá e o Moto Grosso.

Na semana passada, estava em Araranguá, atualizando informações e “aconselhando" sobre política. 

O seu filho, Primo Junior, é vice-prefeito.


PP vota no PDT

O deputado estadual Rodrigo Minotto, PDT, teve anúncio de apoio à sua reeleição do vereador Márcio Macan, PP, em Arroio do Silva, durante reunião pública no sábado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito