Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Moisés se firma como candidato da região 

Por Adelor Lessa 03/05/2022 - 10:56 Atualizado em 03/05/2022 - 11:02

Uma das principais informações da pesquisa do Instituto IPC, sobre a intenção de voto do eleitor de Criciúma, é que o governador Carlos Moisés consegue atingir um dos seus essenciais objetivos nesta primeira fase da pré-campanha eleitoral. Moisés está na pesquisa consagrado como o candidato preferido dos eleitores de Criciúma. 

O governador tinha justamente isso como foco: ser o candidato da região. Se depender do eleitorado de Criciúma, conforme apontam os dados da pesquisa do IPC, ele está se consolidado como o candidato local, candidato do Sul. Essa é a principal leitura. Além disso, o levantamento mostra também que Jorginho Mello está efetivamente trazendo para si, provavelmente, a força do bolsonarismo. Jorginho está bem pontuado na pesquisa, dividindo espaço com Raimundo Colombo e com Esperidião Amin. 

Já o candidato Décio Lima, da frente de esquerda, aparece com um percentual ainda muito baixo. Mas uma das surpresas é a porcentagem quase insignificante do senador Dário Berger, que, em algumas simulações, chega a ser ultrapassado pelo candidato do Novo, Odair Tramontin, que, até o momento, é um desconhecido na região Sul de Santa Catarina. Outro dado interessante que chama a atenção é o baixo percentual do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Quanto ao índice de rejeição, os dados não são nada expressivos, a não ser a porcentagem de rejeição do pré-candidato Décio Lima, que é bem maior que o percentual de intenção de voto que ele consegue. Outro dado que também pode ser destacado é que temos mais de 65%, na pesquisa espontânea, de eleitores que ainda não têm ideia em quem votar. Isso pode caracterizar um indicativo de que a eleição está aberta, sem um favorito, embora os percentuais mostrem uma vantagem do governador Carlos Moisés em todos os cenários.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito