Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Hospital Santa Catarina: sem dinheiro dos vizinhos!

Por Adelor Lessa 08/09/2017 - 05:54 Atualizado em 08/09/2017 - 05:55

As pendências do hospital infantil publico Santa Catarina podem não ter sido todas resolvidas, mas foram tomadas as decisões possíveis envolvendo os municípios da região.

É evidente que medidas administrativas podem (e devem) ser ainda adotadas, bem como negociações com outros entes públicos, especialmente o governo do estado, mas no ambiente da Amrec deu o que tinha que dar.

A porta referenciada foi aprovada, o que estabelece que os pacientes terão que ser encaminhados por uma unidade de saúde básica, seja de Criciuma ou de qualquer outra cidade.

Foi para as calendas aquela intenção anunciada (ou ameaça) de fechar a porta do hospital para pacientes de outras cidades. Simplesmente porque não pode. É contra lei.

No primeiro paciente barrado na porta, com atendimento negado, a Justiça cairia em cima do hospital e do médico.

Os municípios da região terminaram a reunião da CIR (comissão intergestores regional de saúde) deixando ainda uma “janela aberta" para a possibilidade de partilhar a conta de custeio do hospital. Ficou dito que vão avaliar melhor a proposta. Mas, não vão.

É assunto morto. Pauta que não volta mais. Os municípios não vão fazer “vaquinha”.

O hospital infantil Santa Catarina é assunto de Criciúma, que tem gestão plena na saúde publica.

E o SUS é universal. Cobrar os atendimentos por município é inviável. Não tem como fazer.

O que ainda pode ser feito é um movimento com todos os prefeitos, via Amrec, para pressionar governo do estado para um repasse mensal ao hospital.

O problema é garantia de recebimento do governo do estado, que tem um rombo de r$ 700 milhões nas contas da secretaria de saúde e deve mais de r$ 30 milhões só para o hospital São José.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito