Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Giovana avalia filiação no PSB para disputar eleição

PSB fecha as portas para Cleiton Salvaro
Por Adelor Lessa 30/05/2021 - 18:16 Atualizado em 30/05/2021 - 19:39

A vereadora criciumense Giovana Mondardo, PC do B, pode migrar para o PSB para disputar a eleição de 2022.

Decisão deve ser tomada em 15 dias.

A troca de partido, se acontecer, fará parte de um movimento nacional que acontece por causa do fim das coligações na eleição proporcional.

Como desdobramento deste movimento, lideranças nacionais como o governador do Maranhão, Flávio Dino, PCdoB, o deputado federal por São Paulo, Orlando Silva, PCdoB, a ex-deputada gaúcha Manuela D’Ávila,  PCdoB,  e o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, PSOL, já estão a caminho do PSB.

Giovana disse que já tratou do assunto com a direção estadual do PC do B, na sexta-feira à noite.

"Vai ser uma decisão partidária e tomada conjuntamente, quando e se acontecer. Em 15 dias teremos notícias", assegurou.

Ela tem no PC do B uma candidatura encaminhada a deputada estdual. Indo para o PSB, pode ter que rediscutir seu projeto eleitoral.

Em princípio, o candidato do PSB a deputado estadual pela AMREC é Fabio Brezola, presidente da executiva municipal.

No sábado, Giovana participou da manifestação contra o Governo Bolsonaro, onde encontrou os prefeitos Décio Góes, PT, e Murialdo Gastaldon, MDB (foto).

Reação à Cleiton

Durante a semana, o ex-deputado Cleiton Salvaro, ainda filiado ao PSB, mas que tem candidatura especulada no PSDB, disse que pode ser candidato pelo PSB.

Ele não gostou do prazo estabelecido pelo PSDB para filiação até 15 de junho de quem pretenda pleitear candidatura a deputado.

O anúncio de Cleiton produziu desdobramentos no PSB.

Depois de discussões internas durante a semana, a executiva municipal do partido acaba de distribuir nota oficial, onde praticamete "fecha as portas" para Cleiton.

Diz que Cleiton está afastado do partido e já teria pedido "liberacão" à direção estadual.

Acrescenta que o candidato do partido terá que ter compromissos ideológicos claros.

 

Abaixo, a nota oficial na integra:

 

Criciúma, 30 de Maio de 2021.


NOTA OFICIAL DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PSB DE CRICIÚMA
    A direção executiva municipal do PSB de Criciúma, vem por meio desta se manifestar oficialmente referente a nota veiculada nos meios de comunicação pelo Sr Cleiton Salvaro, onde relata que se o partido ao qual o mesmo está pleiteando uma possível candidatura a Deputado Estadual não o aceitar ele “permanecerá onde está”, sugestionando que poderá ser candidato a Deputado Estadual pelo PSB de Criciúma nas eleições de 2022.
    A função da nova direção do PSB de Criciúma presidida pelo Sr. Fábio Brezola, que também é coordenador da sigla na Macro Região Sul e membro da executiva estadual é reconstruir o partido no município, onde por muitos anos apenas era utilizado para defender projetos de interesses que não representavam a coletividade. Com esse objetivo estamos construindo no Sul e em todo o estado uma chapa uniforme de candidatos a Deputado Estadual e Deputado Federal onde será muito bem analisado o comprometimento político e ideológico dos possíveis candidatos e também precisará ser contemplada a geopolítica regional. Nesse contexto já está sendo construído pelo PSB de Criciúma uma única candidatura a DEPUTADO ESTADUAL na região da AMREC e tão logo definido alguns detalhes regionais estará sendo divulgada, sendo assim não será possível uma segunda candidatura.
    O Sr. Cleiton Salvaro mostrou desinteresse em continuar no PSB após as últimas eleições, solicitando inclusive ao Presidente Estadual Sr. Claudio Vignhatti uma “liberação” do partido na possibilidade de assumir uma vaga na ALESC, tendo em vista que um Deputado Estadual eleito pelo PSB estava enfrentando um processo de expulsão, sendo discutido a perda de mandato, onde não houve êxito. E também o mesmo nunca procurou a nova direção do partido para externar seu desejo de ser candidato, deixando espaço para que a direção municipal pudesse construir esse novo projeto.
    A nova direção Estadual e Municipal do PSB avalizado pelo Presidente Estadual Sr. Cláudio Vignhatti tem o compromisso e a responsabilidade de apresentar para a sociedade Catarinense candidatos que disputarão a eleição de 2022 pelo partido que tenham propostas, projetos e PRÁTICAS que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas através da política e também se reaproximar da população contemplando assim candidaturas que sigam esse compromisso.
Atenciosamente
Direção Executiva do PSB de Criciúma

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito