Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Forquilhinha: Prefeitura revoga ato que permitia ligar energia para empresa de lixo

Argumento é que a empresa não tem alvará de funcionamento
Por Adelor Lessa 20/07/2023 - 10:43 Atualizado em 20/07/2023 - 18:10

A prefeitura de Forquilinha encaminhou, agora à tarde, à Cooperativa Coopera e à Casan, um documento revogando o ato que autorizava a ligação de energia e água para implantação e operação da empresa de transbordo de lixo.

Ontem, a comunidade se mobilizou porque teria percebido "movimentos" para ligação de energia.

Hoje pela manhã, o advogado da associação de moradores, Luiz Frederico, anunciou que a comunidade não aceita a instalação da empresa porque deve causar inúmeros problemas.

Além disso, em audiência pública sobre o assunto, faz dois meses, o prefeito José Cláudio Gonçalves anunciou que a empresa não teria autorização para se instalar, atendendo o apelo dos moradores.

O presidente do Sindicato dos Mineiros, Djonatan Elias, o Pirigueti, reforçou que a empresa, se for instalada onde está previsto, vai inviabilizar a possibilidade de uma carbonífera operar com as reservas de carvão da Cooperminas, e que isso representa a esperança de os ex-trabalhadores da Cooperminas receber seus créditos trabalhistas.

A Coopera informou que não ainda havia feito a ligação de energia, porque analisa circunstâncias técnicas, mas que tinha documento da prefeitura autorizando.

O prefeito José Claudio Gonçalves anunciou que não autorizou o documento, que mantém posição de não liberar a instalação de operação da empresa. 

No documento, encaminhado pela secretaria de planejamento do município, é revogado o ato administrativo pelo fato de a empresa não ter alvará de funcionamento e construção.

Prefeitura acaba de emitir a nota a respeito:

"Em resposta às manifestações sobre as ações envolvendo a instalação de uma empresa de transporte e tratamento de resíduos no município, o Governo de Forquilhinha se manifesta através do encaminhamento dessa declaração, reconhecida pela Casan e pela Coopera, que revoga o ato administrativo que concedia autorização a empresa RCR Transporte e Tratamento de Resíduos, para instalação de hidrômetro e ponto de eletrificação, necessários para abastecimento de água e energia elétrica".

Abaixo, o documento de revogação de autorização protocolado hoje à tarde na Coopera.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito