O dia de ontem, que começou com o Gaeco batendo na porta da casa do ex-prefeito Clesio Salvaro, de Criciúma, terminou com o voto do ministro relator no TSE contra a cassação de mandato do senador catarinense Jorge Seif e, na sequência, a suspensão da sessão.
O Gaeco fez duas operações ontem em Criciúma, fazendo cumprir 36 mandados de busca e apreensão. Um deles, na casa de Salvaro.
Os demais, na Prefeitura e em endereços comerciais e residenciais em Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha e Balneário Rincão.
Com as duas de ontem, foram cinco operações do Gaeco na Prefeitura de Criciúma em 11 dias.
A rigor, todas decorrentes da Operação Caronte, do caso das funerárias, que levou o ex-prefeito Salvaro à prisão em 2024.
Os documentos e dados coletados naquela operação estão produzindo desdobramentos.
Na operação de ontem, foram considerdos contratos assinados em 2018, quando Salvaro era prefeito, e que estão vigentes até hoje.
As informações, interpretações e ilações sobre as operações do Gaeco dominaram a pauta durante o dia em Criciuma e região. Pelos envolvidos, e pelos números - cinco operações em 11 dias, todas com foco na Prefeitura, por irreguaraidades e ilicitudes ocorridas nos dois mandatos do ex-prefeito Salvaro.
E veio à noite.
O foco passou a ser o TSE e o julgamento do processo que trata da cassação de mandato do senador catarinense Jorge Seif.
Até o início da sessão, de 10 apostas (e projeções), 11 eram pela condenação de Seif.
A dúvida era se teria nova eleição para completar o mandato de Seif ou se assumiria o segundo colocado, Raimundo Colombo.
O relator do processo, ministro Floriano Marques, abriu os trabalhos sinalizando para o desfecho projetado. Deu seu voto rejeitando os embargos apresentados pela defesa de Seif, e foi seguido por todos os outros ministros.
No julgamento propriamente, o mesmo relator foi o primeiro a votar.
Pediu para apresentar um "resumo" do seu voto, que estava redigido a anexado ao processo. Pedido aceito.
Mesmo assim, apresentou um voto longo, discorrendo uma tese de muitas idas e vindas, mas que terminou pela rejeição do pedido de cassação.
Certamente, a melhor notícia que o senador Seif ouviu nos ultimos anos.
A ministra presidente do TSE, Carmem Lucia, suspendeu a sessão em seguida, marcando retomada do julgamento para amanhã, quinta-feira, 19h.
Agora, faltam os votos dos outro seis ministros do TSE.
Seif pode perder por 6 x 1. Mas, pode vencer. Enfim, o jogo está a seu favor. 1 x 0.
Para cassação de mandato, os ministros terão que derrubar a tese do ministro relator do processo.
Seif dormiu mais aliviado. Diferente de Clesio ..
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!