Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Fiesc e o repasse para o Bairro, comando da Celesc outras da coluna

Por Adelor Lessa 30/11/2018 - 05:50 Atualizado em 30/11/2018 - 07:06

O presidente do Federação das Industrias do Estado (Fiesc), Mário César Aguiar, vai se reunir com a direção do Bairro da Juventude na segunda-feira, 11h, para tratar do repasse de r$ 30 mil do Senai, que está em vias de ser cancelado.

A audiência foi marcada, depois da intensa repercussão que teve o anúncio da decisão do Senai de cortar o repasse, que coloca em risco a continuidade da escola de formação profissional do Bairro.

A audiência foi marcada pelo empresário Reginaldo Cechinel, presidente do Sindicato das Indústrias Plásticas da Região Sul (Sinplasc). 

O prefeito Clesio Salvaro também estará na reunião, acompanhando a direção do Bairro.

O vice-presidente regional sul da Fiesc, Diomicio Vidal, não fez nenhum contato com o Bairro durante o dia de ontem, mas garantiu ao prefeito Salvaro que estará na audiência.

Ontem, o engenheiro Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão e coordenador do Forcri, conversou em Florianópolis com o presidente da Fiesc, registrando a preocupação na cidade com a possibilidade de corte do repasse e a ameaça que representa. Disse que o presidente já estava informado da repercussão e que havia solicitado para a assessoria técnica mais informações e alternativas de solução.

Os movimentos de ontem deram sinalização para possibilidade de solução.

É evidente que quanto maior o envolvimento de políticos e empresários com influência, melhor para o Bairro. Maior a perspectiva de solução.

O Bairro não pode perder o repasse do Senai, porque isso colocará em risco o funcionamento da escola de formação profissional, que ensina uma profissão para mais de 400 jovens carentes (de 14 a 17 anos) e os encaminha para o mercado de trabalho, retirando das ruas.

Será uma derrota para a cidade e região se a escola ficar comprometida por causa de eventual corte do repasse do Senai.

Afinal, o apoio ao Bairro é também contrapartida à contribuição (e aporte) que industriais e empresários de Criciuma e região garantem ao Senai, e à Fiesc.

Paulo Costa na Celesc

O advogado Paulo Costa, de Joinville, pode será o novo presidente da Celesc, nomeado pelo governador eleito Comandante Moisés.

Se não for ele, será alguém de Joinville indicado por ele.

A reforma

A equipe técnica designada pelo Comandante Moisés vai apresentar hoje o projeto completo da reforma administrativa, que prevê extinção e fusão de secretarias.

A principal novidade deverá ser a desativação de secretaria de segurança pública, com elevação do chefe da policia civil e comandante da policia militar para status de secretario.

A reforma será apresentada ao governador eleito. Se ele “validar", será levada ao conhecimento publico durante entrevista coletiva, no inicio da semana.

Na estrada

O governador eleito Comandante Moisés teve reuniões reservadas ontem em Joinville e Chapecó.

Tratou da montagem da equipe de governo.

Em Chapecó, se encontrou com o deputado federal Valdir Colatto.

Com Lucas

O presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, vai se reunir hoje com o Comandante Moisés.

Em principio, só os dois. Montagem da equipe de governo estará na pauta.

Outro lado do balcão

O secretário de saúde do estado, Acelio Casagrande, pode montar uma empresa de consultoria para atender prefeituras e instituições ligadas à área de saúde.

É uma das possibilidades que está considerando para depois de janeiro, quando deixar a secretaria.

Mas, ele confirmou que já recebeu convites de vários municipais para assumir a secretaria de saúde. Citou, inclusive, um de Porto União, no planalto norte, divisa com o Paraná. 

O prefeito da cidade e uma comissão de empresários foi a Florianópolis só para convidá-lo.

De saída

Jornalista Marcelo Lula, de Chapecó, publicou no seu blog:

“O deputado Gelson Merisio, presidente estadual do PSD, está avaliando a possibilidade de trocar de partido”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito