Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Casildo, estilo próprio, vencedor, fazia a politica mais alegre

Casildo Maldaner morreu na noite passada
Por Adelor Lessa 18/05/2021 - 06:32 Atualizado em 18/05/2021 - 08:26

Faz pouco tempo, Casildo Maldaner foi gravado fazendo atividade fisica, cantando e dançando. O video vazou nas redes e foi um sucesso.

Mas, ele era assim. Animado, divertido. Sempre tinha uma tirada genial para levantar o astral.  A ponto de ter sido criado o "casildário", com as suas expressões.

Conheci o Casildo no final da decada de 70, no seu primeiro mandato de deputado estadual.

Depois acompanhei sua nova eleição para estadual de novo, deputado federal, senador duas vezes, vice-governador e assumir o governo na morte de Pedro Ivo.

Comandou o MDB/PMDB numa das fases mais importantes do partido no estado.

A historia de vida Casildo é marcada por vitórias. Mas, ontem,  final da noite, ele foi vencido pelo câncer.

Governador Carlos Moisés decretou luto oficial de três dias no estado.

O irmão de Casildo, deputado federal Celso Maldaner, presidente estadual do MDB, já havia dito na Som Maior pela manhã que os médicos haviam dado 48 horas para Casildo no dia anterior.

 

Em dezembro de 2014, Casildo subiu a tribuna do Senado para se despedir do último mandato. E foi homenageado por muitos (vídeo abaixo).

A direção estadual do MDB, presidida pelo deputado/irmão Celso Maldaner distribuiu nota de pesar na madrugada.

Segue abaixo, na íntegra:

Nota de Pesar - Casildo João Maldaner

É com profunda tristeza que informamos a toda família do MDB catarinense que o ex-governador e ex-senador, Casildo Maldaner, nos deixou na noite desta segunda-feira, 17, às 23h, vítima de câncer. Aos 79 anos, Casildo foi uma das maiores e mais carismáticas lideranças do nosso partido.

Foi eleito vice-governador em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo. Com o falecimento do titular, em janeiro de 1990, ele assumiu o Governo de Santa Catarina. Enquanto governador, entre as suas realizações, podemos citar a autonomia financeira da Udesc, o compromisso com a escola pública gratuita e de qualidade e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Em 1994 foi eleito senador, onde atuou até 2003. O primeiro governador do Oeste catarinense foi também vereador, deputado estadual e federal, e presidiu o BRDE.

Além de suas realizações e conquistas, Casildo será lembrado também pela sua determinação, alegria e força. Enquanto presidente de honra do MDB dedicou-se em motivar e estimular as nossas bases e apoiar as novas lideranças que surgiam.

Consternado, o irmão e presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, fala do orgulho que tem em Casildo. “É uma honra e um orgulho ter um irmão como o Casildo, que, além de ter me inspirado, sempre desempenhou o papel de meu conselheiro. Seu espírito realizador, sério e engajado foi um exemplo não só para mim, mas para todos os que se dedicam a trabalhar em prol da população catarinense e brasileira. Como costumo dizer, a política é um sacerdócio e deve ser desenvolvida com muito trabalho e amor. E isso o Casildo fez como ninguém”, lembra.

Expressamos os nossos sentimentos a viúva e companheira de uma vida, dona Ivone Maldaner, seus filhos e netos e todos os seus familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

Informações sobre o velório
O velório acontece na Assembleia Legislativa, das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservada à família e amigos mais próximos. O credenciamento da imprensa, para o velório, deve ser realizado junto à comunicação da Alesc.

Biografia resumida:
Natural de Carazinho, Rio Grande do Sul, Casildo João Maldaner nasceu em 2 de abril de 1942. É o primogênito de nove filhos de Andreas e Érica Braum Maldaner. Casou com Ivone Maldaner, em 1972, com quem teve três filhos, Josaine, Jandrey e Janiara. Avô de Joanna, Joaquim, Jessica, Emília e Otto, concluiu o grau de bacharel em direito pela Universidade de Brasília. Irmão do deputado federal e presidente estadual do MDB catarinense, Celso Maldaner.

Iniciou sua vida pública em 1962 como vereador em Modelo, mesorregião do Oeste Catarinense pela União Democrática Nacional (UDN). O primeiro político da família Maldaner, fez campanha a cavalo e acabou sendo eleito como o vereador mais votado, com 114 votos. Com o fim dos partidos em 1966, Casildo filiou-se ao MDB. Partido que chegou a presidir em Santa Catarina e do qual foi presidente de honra até o seu falecimento.

Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 8ª legislatura (1975 — 1979) e na 9ª legislatura (1979 — 1983). Foi deputado à Câmara dos Deputados na 47ª legislatura (1983 — 1987). No seu primeiro mandato em Brasília aproximou-se de lideranças nacionais do PMDB, como Ulysses Guimarães, sendo conduzido a Executiva Nacional do seu partido como 1º secretário. Comandou o processo de redemocratização do Brasil, participando da Campanha Diretas Já e a da Eleição de Tancredo Neves. Atuou sob inspiração de bandeiras sempre voltadas para a conciliação, e entendimento e à prudência.

Foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com o falecimento de Pedro Ivo, em janeiro de 1990, assumiu a chefia do poder executivo estadual, exercendo o mandato até março de 1991. Sem mandato, Casildo assumiu a presidência do PMDB em Santa Catarina.

Foi eleito senador da República e exerceu o mandato de 1995 a 2003. Em 2006 foi eleito primeiro suplente do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), pelo PMDB. Foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul até janeiro de 2011, quando Colombo renunciou ao mandato para assumir o governo de Santa Catarina e Maldaner assumiu novamente uma cadeira no Senado.

Conselheiro de grande parte das lideranças do MDB em Santa Catarina, Casildo João Maldaner teve participação decisiva nas eleições do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e tantos outros companheiros que expressavam confiança da liderança de Maldaner. No comando do MDB, fortaleceu a sigla, liderando a famosa Jornada da Unidade no início dos anos 90 e dando início a uma caminhada de novas e importantes conquistas para seu partido.

No MDB e na política catarinense, Casildo será lembrado como um político realizador, de diálogo fácil e principalmente conciliador.

#NossoSempreGovernador #PraSempreCasildo

 

Ouça a última entrevista de Casildo a Som Maior:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito