Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Bolsonaro no PL gera crise em Criciúma e José Dirceu quer PT com Boeira

Presidente pode anunciar hoje decisão de se filiar no PL
Por Adelor Lessa 09/11/2021 - 04:57 Atualizado em 09/11/2021 - 06:26

O deputado Ivan Naatz, PL, colocou fogo do parquinho ao anunciar ontem, lá da Escócia, onde participa na Conferência do Clima, que o presidente Jair Bolsonaro vai se filiar hoje no PL.

O senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, com quem conversei pouco antes das 18h, foi mais cauteloso.

Disse que está tudo muito bem encaminhado, mas não tem nada decidido.

Acrescentou que o assunto está sendo tratado direto por Bolsonaro com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e que só os dois podem falar a respeito.

Mas, o próprio Bolsonaro, falando à CNN, confirmou que está "99% acertado com o PL", e que terá reunião definitiva hoje com Valdemar Costa Neto.

Enquanto isso, a temperatura subiu no PL de Criciúma.

A advogada Julia Zanatta, que foi candidata a prefeita pelo PL em 2020, reagiu pelas redes sociais à possível filiação do deputado federal Daniel Freitas no partido.

Sem citar o nome de Daniel, ela escreveu:

"Independente do partido que Bolsonaro for, o pessoal que se elegeu na onda tem que entender que não terá espaço para todos lá. Alguns vão ter que tomar seu próprio rumo, mesmo apopiando o Presidente. Quem tem mandato teve tempo e poder suficiente para criar seu próprio caminho. Quem não criou foi por falta de capacidade política, então nem preciso comentar mais nada. Essa história de vou fazer o que o Presidente fizer, é pura desculpa para suas incapacidades políticas".

Faz 10 dias, o deputado Daniel Freitas disse no Parlatório, a live que faço toda segunda-feira com Upiara Boschi e Everaldo Silveira, que vai se filiar no partido para onde for o Presidente Bolsonaro e que vai esperar o Presidente se decidir.

Julia Zanatta é candidata a deputada federal pelo PL e Daniel candidato a reeleição.

No estado, o efeito da filiação de Bolsonaro ao PL é o fortalecimento da candidatura do senador Jorginho Mello ao governo do estado.

Ele se firma como candidato de Bolsonaro (e do bolsonarismo), já passando à condição de candidato forte à vaga no segundo turno.

De outro lado, arquiva de vez a possibilidade de candidatura do senador Esperidião Amin ao governo.

Esperidião seria candidato na possibilidade de Bolsonaro se filiar no PP, o que lhe permitiria vinculação direta com ele.

Fora do jogo, Esperidião deve avançar nas conversações para filiar o governador Carlos Moisés, candidato à reeleição.

 

PT com Boeira

O PT de Santa Catarina deve apoiar a candidatura a governador do ex-deputado Jorge Boeira.

A operação para ida do PT ao palanque de Boeira está sendo conduzida do ex-ministro José Dirceu, que esteve no fim de semana em Florianópolis.

Boeira esteve com José Dirceu em Brasília faz 15 dias.

O ex-ministro defende que o PT indique o vice de Boeira e ajude a montar um palanque amplo para candidatura presidencial de Lula no estado.

O ex-deputado Claudio Vignati, presidente estadual do PSB, participou de encontros com José Dirceu no fim de semana, na Capital.

Boeira deve anunciar nos próximos dias sua filiação ao PSB e a decisão de disputar o governo.

 

 

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito