Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A nova gerente de Educação e outras da coluna

Professora Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães está assumindo a Gerência Regional do novo governo
Por Adelor Lessa 31/01/2019 - 06:54

Após quase quatro anos como gerente regional de Educação, a pedagoga Jucilene Fernandes se despediu do cargo. Sua exoneração saiu no último Diário Oficial do Estado. A escolhida pelo governador Carlos Moisés é a professora Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães. Teve passagens por Morro da Fumaça e Içara é especialista em educação infantil.
Na Gerência de Saúde da Amrec ainda não houve nenhuma sinalização para mudanças de nomes. Fernando de Fáveri, até o momento, permanece no comando. Há muitas sinalizações de pedidos para que ele seja mantido no cargo. No Deinfra também não houve anúncio e Lourival Pizzolo segue respondendo pela região.
Ainda não há informação oficial de como ficará a divisão das Gerências de Educação (Gereds). Se haverá modificações como é o caso das regionais de Saúde, que deixará de funcionar em Araranguá, será mantida em Tubarão e fortalecida em Criciúma. O prazo final do Governo do Estado para fazer todas as definições é 30 de abril. A princípio não há movimentação nas Gereds para extinções. Por ora, também foi anunciado o nome da nova gerente de Educação de Tubarão. O cargo na Amurel será ocupado por Maricelma Simiano Jung.
Os Diários Oficiais do Estado seguem trazendo exonerações e contratações. A meta do governador é extinguir 922 cargos. Aos poucos, todos os cargos comissionados passam a ser ocupados pelos indicados do novo governo.

Manifestações contrárias

O fim da Gerência de Saúde em Araranguá não foi tão bem recebida assim pelos profissionais da área no Extremo Sul. Um documento foi elaborado e será encaminhado ao governador Carlos Moisés. Hoje, o grupo vai até a Capital tentar sensibilizar o atual Governo. A Gerência Regional de Araranguá foi criada em 1993 com o nome de Coordenadoria Regional de Saúde e em 2003 passou a se chamar Gerência Regional de Saúde. São 20 funcionários concursados que terão que se deslocar diariamente. A cedência para os municípios serão estudadas caso a caso. Entre os serviços prestados estão as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Farmácia e Tratamento Fora de Domicílio.

Serão cinco gerências e sete macro

O comunicado emitido oficialmente ontem, junto com um balanço dos 30 dias de governo, dá conta de que serão mantidas cinco regionais: Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Antes eram 19. E sete macro: Joaçaba, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. Para formar a nova estrutura foram levados em conta população na macrorregião, distância da sede macro e aspectos socioepidemiologicos.

Posse dos novos deputados

Amanhã marca o início da nova Legislatura. Com uma renovação de cerca de 50%, os deputados estaduais iniciam os seus mandatos. Do Sul, tomam posse Ada De Luca (MDB), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e José Milton Scheffer (PP) que garantiram a reeleição. Julio Garcia (PSD) volta após um período fora da política e Jessé Lopes (PSL), Felipe Estevão (PSL) e Volnei Webber (MDB) estreiam na Alesc. Entre os 16 deputados federais, o Sul conta com três: os estreantes Daniel Freitas (PSL) e Ricardo Guidi (PSD) e a reeleita Geovania de Sá (PSDB).

Presidência da Alesc

Tudo se encaminha para que Julio Garcia (PSD) chegue à presidência da Assembleia Legislativa com unanimidade dos 40 votos. A certeza só ao final da eleição, que acontece logo após a posse, na manhã desta sexta-feira. Hoje, os líderes das bancadas estarão reunidos para tratar do assunto e também dos outros nomes que compõe a Mesa Diretora.

PSDB vota em aberto

Há também expectativa para votação para a presidência do Senado. O catarinense Esperidião Amin (PP) é um dos concorrentes. A expectativa é pelas tentativas de que o voto precise ser aberto. Essa é uma das estratégias para enfraquecer Renan Calheiros (MDB), que tentará se manter no posto. O PSDB já anunciou que os votos de suas bancadas, no Senado e na Câmara, serão abertos.

Em família

O deputado eleito Daniel Freitas (PSL) está em Brasília acompanhado da família. Na foto que está em A Tribuna, é acompanhado pelo pai Ronaldo, o avô Hilário e o irmão Alexandre.

Eleição da Unimed em março

A eleição para a escolha da nova diretoria da Unimed Criciúma irá acontecer em 26 de março. Mais de 400 médicos cooperados poderão votar. Até o momento, são duas chapas inscritas. O diretor administrativo do Hospital da Unimed, o cirurgião Giancarlo Búrigo, tentará a presidência, tendo como vice o anestesiologista Audinar de Liz. A outra chapa tem o cirurgião Leandro Avany Nunes e a médica Clarissa Almeida como vice.

Acordão publicado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) publicou, ontem, o acórdão do julgamento de recurso da vereadora de Criciúma, Angela Mello (MDB). A partir de agora passa a correr o tempo de dez dias para que a Câmara de Vereadores seja notificada para cumprir a perda de mandato. A primeira decisão foi proferida em julgamento em novembro do ano passado. Angela perdeu o mandato por infidelidade partidária. Trocou o PP pelo MDB. A expectativa para assumir a cadeira é de Edson do Nascimento, o Paiol (PP).

Recurso será protocolado

A defesa de Angela Mello deve protocolar hoje ainda o recurso solicitando efeito suspensivo da decisão. A expectativa é que o presidente do TRE, Ricardo Roesler, a quem cabe a decisão, seja rápido. Caso a defesa tenha sucesso, Angela fica no cargo até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de negativa, o recurso será protocolado no TSE.

Reconhecimento merecido

Equipe da Unesc, liderada pela reitora Luciane Ceretta e pelo coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, recebeu, em Brasília, mais um merecido reconhecimento. A universidade recebeu o Selo OAB Recomenda. O título da Ordem é entregue para as principais instituições de ensino superior do país após avaliação criteriosa do resultado em seus cursos de Direito. O belo trabalho realizado pela Unesc está sendo mais uma vez reconhecido em nível nacional.

Colegiado de Esportes

Os municípios que forma a Amrec irão formar um novo colegiado, dessa vez, na área do Esporte. Reunião acontece, hoje pela manhã. O colegiado, que já existe para áreas como Saúde, Educação e Defesa Civil, servirá para que os gestores do esporte possam trocar experiências, estreitar parcerias e debaterem o esporte regional de forma ampla. A inciativa é do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Nícola Martins.

Fatura de energia

A 7ª Promotoria de Justiça em Criciúma, liderada pelo promotor Diógenes Viana Alves, e o Procon de Criciúma farão um trabalho conjunto coletando informações para auxiliar no Inquérito Civil que está aberto em âmbito estadual para verificar as reclamações de aumento considerável na conta de energia. O Procon de Criciúma recebeu mais de 350 reclamações. Serão selecionadas as 20 mais contundentes para uma avaliação mais técnica. O relatório será encaminhado ao Ministério Público da capital.

Transplantes de rins

Mais uma reunião, ontem, tratou do início das cirurgias de transplantes de rins no Hospital São José. Os últimos detalhes foram tratados entre o prefeito Clésio Salvaro, a secretária de Saúde, Francielle Gava, o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, presidente da Câmara de Vereadores, Miri Dagostim, Irmã Isolene Lofi, diretora do hospital, Irmão Terezinha Buss, diretora administrativa do hospital, Raphael Elias Farias, diretor técnico, Altamiro Bittencourt, assessor do hospital, Joel Andrade, coordenador estadual da SC Transplantes e Cassiana Mazon Fraga, coordenadora do setor de Nefrologia do HSJ. Em março, iniciam os agendamentos. Somente em Criciúma, 240 pessoas realizam hemodiálise.

Reassumiu

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), reassumiu o cargo após 15 dias licenciado. O município estava sob comando da vice-prefeita, Aninha Scarpato (Aninha). Os dois vêm mostrando sintonia pelo segundo mandato.

Esgotamento sanitário

Lauro Müller deve ser a próxima cidade da região a iniciar a coleta de esgotamento sanitário. Ontem, o prefeito Valdir Fontanella (PP) ouviu de responsáveis pela empresa que está executando a obra e pela Casan, que 80% já estão concluídos. A expectativa é que em março iniciem as revisões. Pelos indicativos e tirando por base Criciúma e Forquilhinha, onde o sistema já está implantado, a taxa deve ser de 100% em cima da tarifa da água.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito