Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Seis anos de 4oito!

Em 17 de agosto de 2017, o portal da Som Maior Comunicação passava a integrar a imprensa no Sul de Santa Catarina
Gabriel Mendes, Geórgia Gava, Giovana Bordignon e Stefanie Machado Criciúma, SC, 17/08/2023 - 07:00 Atualizado em 17/08/2023 - 08:15
Foto: Gabriel Mendes/4oito
Foto: Gabriel Mendes/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O momento mais marcante e desafiador da saúde global: a pandemia. Com ela, a dor de inúmeras famílias que perderam seus entes queridos e o desenvolvimento de uma nova vacina, capaz de frear a disseminação da doença. Também, a preocupação com a economia, a partir do fechamento do comércio, e a retomada, há pouco mais de um ano.

Da queda à ascensão do Criciúma Esporte Clube no Brasileiro e no Catarinense, o título do Estadual após dez anos e a busca pelo acesso à elite do futebol nacional. Com destaque para a torcida, que promove um verdadeiro show no Majestoso.

Os olhares atentos ao troca-troca de governos, com as eleições municipais, estaduais, federais e, é claro, os bastidores da política.  

Os impactos que envolveram a segurança pública após um assalto milionário ao Banco do Brasil em Criciúma, e os desdobramentos, prisões e investigações que tiveram destaque nacional e, até mesmo, internacional após o crime.

Pautas relevantes e de interesse público, como a cobertura de desastres naturais que atingiram a região e trouxeram prejuízos históricos.

Além disso, o acompanhamento de obras que se arrastam há décadas e que podem transformar a mobilidade, logística e escoamento da produção regional. 

Por falar em transformação, dentro do período de seis anos, a região Sul de Santa Catarina teve avanços significativos, com investimentos que proporcionaram melhorias na infraestrutura, saúde, segurança, economia, educação e cultura.  

E o 4oito, desde 17 de agosto de 2017, passou a fazer parte desse cotidiano. Um portal novo, moderno, ágil, de olho em todas as pautas que importam na vida das pessoas. Ligado, antenado e sempre em busca de aperfeiçoamento, o veículo de comunicação completa seis anos nesta quinta-feira (17).

“O 4oito foi um produto gerado por nós desde o princípio. A ideia, a tese, o modelo, tudo. Nós tínhamos programado um crescimento, ele alcançou o nosso objetivo muito antes do que se esperava. Temos um belo desempenho. Hoje, é um dos mais importantes portais do Sul de Santa Catarina. E a gente vai continuar crescendo, avançando e fazendo cada vez melhor”, comenta o diretor-geral da Som Maior Comunicação, Adelor Lessa

Para Arthur Lessa, jornalista e idealizador do portal, o veículo de comunicação se destaca porque é diferente dos outros. “A dor que o 4oito resolveu veio bem antes. Eu era produtor de três programas da rádio e me incomodava muito que se a pessoa não ouvisse a programação na hora, ela não ia ter aquela informação. Me incomodava ao ponto de eu criar um blog em que escrevia matérias de assuntos legais da Som Maior”, pontua. 

O jornalista relembra quando surgiu a intenção de criar o 4oito. “Em uma ocorrência no Centro de Criciúma, eu coloquei a matéria com fotos no blog e ele mostrou a importância de existir, porque comecei a mostrar o que estava falando na rádio. A pessoa poderia não ter ouvido o programa, mas leria depois”, observa. 

Desde então, as coberturas vão além do tradicional - elas perpassam pelo interesse público e pela busca incessante de respostas que proporcionem resolutividade à sociedade. Com uma equipe de jornalistas, além de colunistas nas mais diversas áreas, o 4oito segue em destaque na região. 

Relembre a cobertura nas principais áreas:

Política 

A cobertura política é uma das marcas do Portal 4oito. A redação acompanhou inícios e fins de governos, eleições municipais e presidenciais, além de entrevistas com nomes importantes que viraram matérias, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que falou à Som Maior em março de 2022.

À época, como pré-candidato à presidência. Em seus blogs, os colunistas Adelor Lessa, Maga Stopassoli e Upiara Boschi trazem análises diárias dos principais assuntos que movimentam o universo político. 

Saúde

No auge da pandemia global, foi declarada situação de emergência em Santa Catarina. Alarmados, os catarinenses buscavam por informações verídicas. Em meio às fake news, o portal informava a população sobre as novas determinações de isolamento social.

Além de uma cobertura intensa durante o período de pandemia, o Portal 4oito também foi o primeiro a noticiar a primeira morte por Covid-19 em Criciúma. O empresário Evaldo Stopassoli faleceu em 1° de abril de 2020. De luto, Adelor Lessa compartilhou a notícia em primeira mão em seu blog.

Em meio às desinformações, uma entrevista com a pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, destacou aos leitores sobre a importância do isolamento social, prática questionada por muitos durante a pandemia, mas que se mostrou eficiente no controle da proliferação do vírus.

Em 20 de janeiro de 2021, o 4oito noticiava a primeira criciumense vacinada contra o coronavírus. Adelaide Santiago, agente comunitária de saúde, na época com 61 anos, disse ter ficado “feliz da vida”, após receber a dose.

Criciúma Esporte Clube

O esporte sempre esteve presente nas pautas do Portal 4oito. Uma cobertura completa, desde a queda do Criciúma à Série C do Brasileiro, ao retorno, no fim de 2021, marcaram os últimos anos.

No ano seguinte, o clube teve que pela primeira vez participar da segunda divisão do Campeonato Catarinense, conseguindo o acesso e o título estadual. Com o estádio pulsando tendo o apoio dos torcedores e a maestria de Tencati, o Criciúma sonhou com o acesso para a elite nacional. 

Em 2023, destaque para o título do Estadual após dez anos e o show da torcida em todos os jogos. A cobertura do Criciúma pelo 4oito também conta com o Minuto a Minuto, com os principais lances, além dos bastidores, contratações e pré e pós-jogos. 

Assalto ao Banco do Brasil

Criciúma, na noite de 31 de novembro e madrugada de 1º de dezembro de 2020, viveu uma noite de terror. Dezenas de criminosos fortemente armados invadiram a cidade em busca de um único objetivo: assaltar o Banco do Brasil. O Portal 4oito fez uma cronologia dos fatos poucas horas após o crime. Relembre clicando aqui

Naquela manhã, o governador de Santa Catarina à época, Carlos Moisés da Silva, veio à cidade para realizar uma coletiva de imprensa. Dias após o crime, os primeiros suspeitos foram presos e novas informações chegavam a todo instante, como a de que os criminosos haviam ficado alguns dias em uma casa em Três Cachoeiras

Com o passar dos meses, as investigações apontavam a participação de mais pessoas e, à medida que elas eram identificadas, as prisões foram decretadas. O crime resultou em uma intensa reestruturação da segurança regional. Durante o assalto, um policial militar foi baleado. Conheça a história de Jefferson Luiz Esmeraldino clicando aqui.

Variedades 

Fatos inusitados também viraram notícia. E, nesse sentido, os animais são protagonistas. Como o cavalo flagrado dentro de um ônibus no Centro de Criciúma. A cena ganhou destaque nacional. Assim como o gambá que invadiu o jogo do Tigre durante a estreia do time na Série B do Brasileiro, em 2022, ou o cavalo visto dentro de uma padaria no bairro Pinheirinho. 

Em 2020, a história do estabelecimento criciumense X-Gaúcho, do comerciante Nélson e de suas respostas do nível “tolerância zero” atingiram repercussão nacional e até mesmo internacional. A história foi relatada pelo Portal 4oito em janeiro e replicada em portais como o UOL e o Gaúcha ZH. 

Naquele ano, a reportagem, despretensiosamente, conversou com o comerciante sobre seus comentários no aplicativo de alimentação iFood. As respostas aos clientes chamavam atenção pela sinceridade e grosseria. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito