Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governador e prefeito se pronunciam sobre o assalto ao Banco do Brasil

Carlos Moisés está em Criciúma acompanhando as investigações do ataque ocorrido na madrugada
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 01/12/2020 - 10:37 Atualizado em 01/12/2020 - 10:56
Foto: Gregório Silveira / 4oito
Foto: Gregório Silveira / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés está em Criciúma acompanhando, nesta terça-feira, 1, as investigações do ataque criminoso ocorrido ao Banco do Brasil do Centro na madrugada.

Moisés se pronuncia ao lado do prefeito Clésio Salvaro no Paço Municipal. Acompanhe pela Rádio Som Maior e no Minuto a Minuto do 4oito.

Detalhes da transmissão:

11:19

"O novo cangaço geralmente acontece em pequenas cidades, e aqui temos um suporte considerável de segurança. Existe esse suporte legal para resposta, e conforme o grau de ocorrência nós acionamos nosso plano de contingência, as unidades de apoio especializado, dando esse suporte às guarnições de área", destacou o delegado Anselmo Cruz.

11:18

Outra pergunta agora.

11:17

Coronel Dimitri vai falar sobre policiamento nas demais cidades da região. "Nossa área abrange cinco municípios atrelados à quarta companhia recebem reforços, temos Patrulha Rural com equipes do Bope, do Choque, da PMRv, da Polícia Ambiental e patrulhas, temos o aparato das aeronaves, são duas aeronaves em apoio, e os municípes que interagem pelo aplicativo PMSC Cidadão", referiu o comandante do 9o BPM.

11:16

Delegado Anselmo Cruz é questionado sobre o método do novo cangaço adotado pelos bandidos.

11:14

E os municípios que ficam no entorno de Criciúma, como estão em nível de segurança?

11:11

"Nós vamos prender esses criminosos", completou o delegado Koerich.

11:10

"Nos chama atenção pela ousadia, aqui não tivemos mortes, temos um colega ferido. Em Santa Catarina as forças policiais não tolerarão esse tipo de ação e envidarão todos os esforços para identificação e prisão das pessoas que tiveram participação ativa nesse crime, para que sejam responsabilizados na forma da lei e sintam o peso da mão do Estado. A cidade de Criciúma, eu quero garantir e dizer que podem confiar nas forças policiais de Santa Catarina", destacou Koerich.

11:09

Delegado geral de Polícia Civil, Paulo Koerich, falando agora.

11:08

"Esse crime não vai passar impune, temos equipamentos, temos tecnologia, somos o melhor IGP do Brasil e das melhores agências do Mundo. Hoje, graças ao governador Moisés, temos equipamento, temos material e pessoal qualificado para isso. Estamos aqui focados, vamos trabalhar diuturnamente até elucidar esse caso", afirmou o perigo Giovani Adriano, perito-geral do IGP.

11:07

"Nós deslocamos uma série de peritos criminais da região, estamos deslocando outros profissionais, papiloscopistas, agentes de perícia, todo crime deixa vestígios e evidências. O nosso trabalho é fazer um redesenho no local do crime, tentar coletar tudo o que for possível, qualquer evidência, se a população tiver informações de locais, qualquer coisa que a população tenha de informação que passe para a gente", informa o perito.

11:06

A pedido do governador, fala o perito Giovani Adriano, perito geral do IGP.

11:05

Moradores do Centro acabaram de ouvir um estrondo forte que, segundo fontes, seria uma das bombas desativadas pelo esquadrão anti-bombas.

11:03

"Planejamento, logística grande, por parte da investigação da Polícia Civil, PM e IGP, assim como demorou tanto para ser planejado, também precisa de um trabalho meticuloso, extremamente dedicado e delicado para dar uma resposta à altura. Não se pode querer que 30 assaltantes que trabalharam nisso por meses se tenha uma resposta em horas", referiu. Este é o delegado Anselmo Cruz, titular da Delegacia de Roubos e Antissequestros de Santa Catarina.

11:02

"Não temos esse perfil de criminosos em Santa Catarina", apontou o delegado Anselmo, referindo a possibilidade de os bandidos, alguns deles ao menos, serem oriundos de São Paulo nessa ação em Criciúma.

11:01

"Já temos absoluta certeza que se trata de uma ação planejada com vários meses de antecedência. O roubo de março de 2019 em Blumenau foi planejado nove meses antes, não temos dúvida nenhuma que essa ação, bem arquitetada pelo menos até agora, a ação criminosa foi feita com muito planejamento, com muito preparo e investimento pelos criminosos, por conta dessa antecedência, dessa logística toda", referiu o delegado.

11:00

"Esse é o roubo de maiores proporções da história de Santa Catarina", salientou o delegado. "Nesse momento, pelo tamanho da nossa operação aqui, Criciúma é a cidade mais segura do Estado", destacou. "Estamos falando de pelo menos 30 criminosos, pelo menos dez veículos, um farto armamento pesado além de algo inacreditável para outros países, .50 de uso restrito das Forças Armadas, já se identificou uma arma dessa que pode ser utilizada como arma antiaérea", destacou o delegado Anselmo.

10:58

Delegado Anselmo está falando agora.

10:58

"Provavelmente uma ação orquestrada por criminosos de outras unidades da federação. Que consigamos capturar esses delinquentes e dar uma resposta à sociedade", frisou Moisés. "Isso não combina com o nosso estado".

10:56

"O ministro André Mendonça colocou à disposição a Secretaria Nacional de Segurança Pública", revela Moisés, sobre o ministro da Justiça com seu olhar voltado para o Brasil. "Nossos números não combinam com o episódio dessa madrugada nem com essa ação marginal. Em relação a 2019 nós diminuímos, com ação forte das polícias, do IGP, nós diminuímos em 54% esse tipo de ação violenta contra instituições financeiras", lembrou Moisés.

10:54

"Quero me solidarizar com a família do soldado Esmeraldino, da escola de 2016, são os nossos herois anônimos, que trabalham à noite. Rendo nossas homenagens a todos os envolvidos na investigação".

10:53

"A ação foi bem sucedida para os marginais, eles conseguiram o seu intento, mas nós precisamos colocar o estado à disposição. Temos um histórico com sucesso na resolução de problemas assim", apontou Moisés.

10:53

Governador Carlos Moisés falando agora. Som Maior transmite ao vivo.

10:52

Jeferson Luiz Esmeraldino, 32 anos, é soldado da turma de 2016, está passando pelo terceiro procedimento cirúrgico e a situação dele é grave, diz o subcomandante sobre o PM baleado no começo da madrugada em Criciúma.

10:50

Contatos com vizinhos dos locais de fuga dos bandidos estão sendo feitos para buscar mais informações.

10:48

"Esse assalto durou de 1h50min a 2h, evitamos o confronto naquela área para preservar as vidas. Eles saíram em fuga por volta das 2h, monitoramos pela nossa rede de vizinhos e ao amanhecer localizamos esses dez veículos. A Polícia Civil compareceu no local", destacou o subcomandante da PM.

10:47

"Controlamos aquela área central e imediatamente foi acionado todo o suporte da PM, toda a equipe do Bope e esquadrão anti-bombas. O Bope, o Choque, nosso batalhão de aviação com duas aeronaves ajudando nas buscas, além das especializadas, todos os táticos e unidades da região deslocaram e nós ativamos nosso plano de barreiras para fechar toda a área de Criciúma, juntamente com a PM, a Brigada Militar do RS acionou barreiras nas divisas também", relatou o coronel Pontes.

10:46

"Nosso PM, soldado Esmeraldino, foi alvejado, está em estado grave, é uma preocupação nossa. Ele foi socorrido e a quadrilha começou de imediato, por volta da meia noite, o arrombamento no Banco do Brasil no Centro de Criciúma. Em torno de dez veículos, em torno de 40 criminosos fortemente armados e com explosivos", detalhou o coronel Pontes.

10:45

Coronel Pontes faz um histórico dos acontecimentos.

10:45

Coronel Pontes, subcomandante geral da PM, fala agora.

10:44

"Às 11h o grupamento anti-bombas do Bope fará uma contracarga de explosivos, com ação anti-bomba, controlada de forma técnica, são cerca de 200 a 300 quilos de alta potência, com estopim já na carga, e a área norte da cidade foi a área escolhida. Não vamos divulgar o bairro, mas quero que os moradores daquela região, se perceberem um forte estrondo, é a explosão que é feita com a carga. Uma retroescavadeira da prefeitura vai cavar um buraco de grande profundidade, a equipe vai fazer o acionamento elétrico dessa carga", contou Dimitri.

10:43

"O que vivemos é uma ação sem precedentes em Criciúma", destacou Dimitri.

10:42

Salvaro e Moisés juntos agora, no Paço.

10:41

Coronel Cristian Dimitri, comandante do 9o BPM fala agora.

10:41

"A nossa polícia há de encontrar os bandidos, recuperar o dinheiro e eles pagarão pelo crime que cometeram", diz Salvaro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito