Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Outubro Rosa: é preciso unir forças em prol da prevenção do câncer de mama

Campanha reforça o alerta para o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo e para o diagnóstico precoce da doença
Por ESPAÇO NATURAE 25/10/2022 - 14:11 Atualizado em 31/10/2022 - 17:41 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste mês, mais uma vez a sociedade tem se mobilizado na campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é dar evidência às informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Em um cenário como este, o principal alerta, que ganha grande destaque, é a necessidade de união de forças em prol da batalha.

Pensando em contribuir ainda mais com a iniciativa, no Espaço Naturae, diversas especialidades se unem no trabalho de prevenção ao câncer de mama, como a endocrinologia e a nutrição, uma vez que muitos casos da doença podem ser prevenidos com um estilo de vida mais saudável.

"Alguns dos fatores de risco, por exemplo, são o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, o excesso de consumo de bebida alcoólica e o não amamentar. Além disso, algumas mulheres ainda têm o fator genético que pode influenciar no desenvolvimento do câncer de mama, mas não é a maioria dos casos. Por isso, a endocrinologia e nutrição são de extrema importância, já que essas duas áreas irão ajudar a mulher a buscar uma vida mais saudável, com melhorias na alimentação e tratamento para causas, como a obesidade", explica a médica Angela Vitto Bongiolo (CRM: 24675), que é pós-graduada em endocrinologia.

Além das inúmeras possibilidades e fatores citados acima, segundo a Angela, umas das grandes preocupações das mulheres, quando essas pensam na possibilidade de desenvolvimento do câncer de mama, é a relação entre a reposição hormonal na menopausa e o risco da doença. "No entanto, quando bem indicada, em mulheres selecionadas, a terapia não é associada com o risco para desenvolver câncer", completa.

O câncer de mama, sinais e sintomas

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, com cerca de 2,3 milhões de casos novos estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa em torno de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, ainda segundo o INCA, são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

"Tendo isso em mente, independentemente da situação ou realidade, gostaria de destacar que a principal mensagem neste Outubro Rosa é: aproveite para olhar para você e cuidar da sua saúde, faça os exames de prevenção, busque um estilo de vida saudável e tenha um profissional para te ajudar nesse processo", completa a médica.

O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito