Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

É possível celebrar nas festas de fim de ano e manter uma alimentação saudável

Comidas leves podem ser a aposta para confraternizar sem elevar o consumo de receitas menos saudáveis
Por ESPAÇO NATURAE 19/12/2022 - 09:27 Atualizado em 19/12/2022 - 17:31 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A mudança de rotina muito presente em época de fim de ano pode impactar negativamente nos hábitos alimentares das pessoas. Com tantas festas de confraternização em empresas, amigo secreto, Natal, Ano Novo e férias, é comum que grande parte da população aumente o consumo de preparações com carboidratos simples, açúcares, gorduras e bebidas alcoólicas, gerando aumento de peso, retenção de líquidos, alterações bioquímicas para alguns, mudança na qualidade de sono, pele, entre outras questões.

No entanto, é possível celebrar as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, manter uma alimentação equilibrada. Conforme a nutricionista clínica funcional do Espaço Naturae, Maria Cristina Gonçalves de Souza, com o calor, normalmente o corpo já pede uma alimentação mais leve.

"Podemos optar por mais saladas com vários tipos de verduras e legumes, sementes e grãos, leguminosas e oleaginosas, e utilizar molhos saudáveis para dar um sabor especial, como o guacamole, creme com castanhas ou molhos com iogurte. Utilizar de sucos naturais, sobremesas com frutas da estação, trocar um café ou lanche por iogurtes com cereais e fruta, pratos com frutos do mar, tortas, farofa e quiches contendo verduras também são opções", ressalta.

De forma geral, para a nutricionista funcional do Espaço Naturae, entre as principais dicas para esta época do ano, uma das principais é manter-se hidratado com água, águas saborizadas, chás gelados e sucos com baixa carga glicêmica. "Além disso, investir em saladas bem coloridas, podendo adicionar frutas da estação, sementes, leguminosas, oleaginosas e molhos saudáveis. No lugar dos sorvetes, preferir fazer os picolés caseiros de frutas, smothies, sorvetes com iogurte e frutas, entre tantos outros", completa.

O que evitar

Em contrapartida, segundo Maria Cristina, é importante também controlar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas, sempre intercalando-a com água; evitar todos os tipos de frituras; e controlar a utilização do sal, utilizando limão e ervas para realçar o sabor dos alimentos.  

Restrições alimentares

Além disso, pessoas que apresentam alguma restrição alimentar devem tomar cuidado e optar por receitas adaptadas, uma vez que é possível fazer várias preparações saborosas e saudáveis utilizando alimentos substitutos com bom valor nutricional. "Por exemplo, dá para adicionar sementes, farinhas com fibras, leguminosas, oleaginosas, leites vegetais, chocolates sem gordura vegetal hidrogenada, queijos veganos ou alguns sem lactose, entre outros alimentos. Cada vez aparecem mais opções de alimentos para quem tem alguma restrição, mas é importante sempre avaliar o produto antes de comprar", reforça a nutricionista funcional.

Benefícios

Uma alimentação saudável e balanceada contribui diretamente para a qualidade de vida das pessoas, por isso deve ser um tópico de muita atenção e cuidado no dia a dia. Se alimentar de forma correta também ajuda a evitar várias doenças crônicas como: obesidade, HAS, Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cânceres, entre outras.

"Sem contar que nos faz sentir mais dispostos, manter um peso adequado, ter uma qualidade de sono melhor. Desta forma, é importante ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, fibras, nos manter bem hidratados e cuidar com o controle de sódio, gorduras, alimentos industrializados, carboidratos refinados. Devemos evitar ao máximo alimentos com corantes, conservantes, aditivos, glutamato monossódico, açúcar, gordura trans, processados e ultra processados. No fim, investir em uma alimentação saudável é investir na nossa saúde, pois nosso corpo funciona o ano inteiro, e não só nas festividades", finaliza Maria Cristina.

O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae_; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito