Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

No Dia das Crianças, o apelo por uma alimentação mais saudável para os pequenos

Profissionais alertam que é na infância que as pessoas desenvolvem hábitos alimentares que levam para toda a vida
Por ESPAÇO NATURAE 11/10/2022 - 15:15 Atualizado em 20/10/2022 - 17:24 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira, 12, também convida os adultos para uma reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável para os pequenos desde os primeiros anos de vida. Profissionais alertam que é no período da infância que as pessoas desenvolvem hábitos e preferências alimentares que, na maioria dos casos, carregam para toda a vida.

Além disso, conforme a nutricionista infantil do Espaço Naturae, Gabriela Búrigo, quando uma criança aprende a comer de forma saudável, também reduz riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros tantos problemas de saúde. "É a fase em que o crescimento está acontecendo muito rápido, que o corpo gasta mais energia e, portanto, precisa se alimentar de forma saudável", explica.

A nutricionista infantil ainda destaca que uma criança mal nutrida pode sofrer diversos problemas. "Como atrasos no desenvolvimento psicomotor e corpóreo; falta de atenção em sala de aula, levando a um atraso intelectual; entre outras tantas doenças. E precisamos entender que uma criança desnutrida, nem sempre é aquela criança magrinha... Uma criança em estado de obesidade também pode estar desnutrida", reforça.

Benefícios da nutrição infantil

Em muitos casos, é já na infância que as pessoas adquirem as doenças da vida adulta, o que confirma a premissa de que a alimentação tem efeitos a longo prazo, influenciando na vida adulta e no envelhecimento. "Aprendendo sobre alimentação saudável e adquirindo o hábito de uma alimentação saudável, evitamos crianças doentes, seletivas, obesas... E aliando uma rotina de exercícios físicos, podemos perceber melhora significativa no desempenho escolar, pois ao comer de forma colorida e variada, os pequenos aumentam sua concentração, disposição e humor", completa Gabriela.

Além disso, a alimentação também impacta no processo de aprendizagem das crianças, podendo interferir no desenvolvimento de capacidades cognitivas. Segundo a nutricionista infantil, é na infância que as pessoas aprendem a desenvolver uma relação saudável com a comida. Por isso, é fundamental envolver a criança de forma ativa na sua própria alimentação, o que pode ser feito por meio da educação, tanto em casa, como na escola.

"Para termos mais qualidade de vida e longevidade, precisamos estar atentos ao que comemos, aprender a selecionar melhor os alimentos, preparar refeições mais saudáveis. Entender como isso pode nos proporcionar bem-estar faz toda a diferença para estabelecermos um estilo de vida mais leve e feliz. Em um mundo de refeições rápidas e alimentos ultra processados, se alimentar de forma saudável faz toda a diferença", ressalta.

O papel dos pais

Em todos os casos, os pais devem ser exemplo para seus filhos, encorajando-os e ensinando-os a comer tudo que vem da natureza, explicando de onde os alimentos vêm, como são plantados, colhidos e como chegam em suas casas. "Mostrem o que é bom e o que não é, levem para a sessão de hortifruti do mercado, na feira. Cozinhem com as crianças! E entendam que sua responsabilidade é ofertar a alimentação adequada, com frutas, verduras, legumes, um prato completo para almoço e jantar. E saiba que a quantidade, quem vai decidir é ela! Ofereça entre a banana e a maçã, mas nunca entre a banana e o bolo de chocolate. Esse é o papel de um pai, mãe ou responsável pela saúde das crianças", aconselha Gabriela.

Suporte do Espaço Naturae

O Espaço Naturae conta com consultas nutricionais, focando sempre no acompanhamento nutricional com objetivo de ampliar a consciência sobre as escolhas da família e expandir o repertório alimentar da criança, tudo de uma forma lúdica e prazerosa, que funciona como ação motivadora para os pequenos.

Na mesma linha de nutrição infantil, a Escolinha da Nutri é um Programa de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvido pelo Espaço Naturae, com encontros semanais e atividades voltadas aos pequenos, que colocam a mão na massa na cozinha, aprendendo receitas novas a cada semana. "E enquanto a receitinha está no forno, as crianças fazem funcional kids para aliar a prática de atividades físicas junto com a nutrição. Assim, as crianças despertam o interesse pela alimentação saudável e criam autonomia na cozinha, aprendendo novas habilidades e fazendo amizades. Porque cozinha também é lugar de criança", finaliza Gabriela.

O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito