Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Naturae: Terapia Cognitivo-Comportamental no Tratamento dos Transtornos Alimentares

Por ESPAÇO NATURAE 22/07/2022 - 05:45 Atualizado em 24/08/2022 - 16:54 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Psicóloga do Espaço Naturae, Fernanda Burg Conti, especializada em psicoterapia cognitivo-comportamental, orientação de pais e terapia do esquema, fala terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos alimentares. Ela responde perguntas e esclarece e explica a classificação dos transtornos alimentares.

Entenda melhor o assunto
1 - O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
Fernanda: É uma orientação teórica da Psicologia, um método científico e baseado em evidências para tratamento clínico. Se propõe a ajudar o paciente a identificar padrões de pensamentos que influenciam de forma negativa os seus comportamentos e suas emoções. A Terapia Cognitivo-Comportamental demanda uma capacidade de refletir sobre o pensamento e de identificar, instigar e gerar novas alternativas de pensar.

2 - Como classificamos os Transtornos Alimentares?
Fernanda: Anorexia Nervosa: É um transtorno alimentar caracterizado pela resistência do indivíduo em manter um peso que é muito abaixo do normal para sua idade e altura. Além disso, existe um medo excessivo de ganhar peso, associado a uma distorção da imagem corporal e a recusa da própria condição patológica.

- Bulimia Nervosa: É um transtorno alimentar marcado pela recorrência e persistência de episódios de compulsão alimentar associados a comportamentos compensatórios inapropriados com o objetivo de impedir o acréscimo do peso, tais como vômito induzido ou uso de medicamentos e exercícios físicos em excesso.

- Compulsão Alimentar: É um transtorno alimentar definido pela ingestão de uma quantidade de alimentos significativamente maior do que a maioria das pessoas comeriam no mesmo período e nas mesmas circunstâncias e pela sensação de falta de controle sobre o que se está ingerindo.

3 - Como é o Tratamento dos Transtornos Alimentares?
Fernanda: A Terapia Cognitivo-Comportamental é considerada uma das principais correntes psicoterapêuticas que promove um trabalho direto no que se trata de comportamento alimentar. A finalidade principal do tratamento é auxiliar o paciente a estabelecer um equilíbrio comportamental sobre seu hábito alimentar para então ajudá-lo a modificar suas atitudes disfuncionais em relação à alimentação, ao peso e à forma corporal. Em geral, o tratamento inicia com ênfase no controle da conduta alimentar alterada, prescrição de um esquema alimentar e utilização de uma lista de comportamentos alternativos. É de suma importância, ainda no início do tratamento, inteirar o paciente e seus familiares a respeito da doença e de seus riscos. Ao longo do tratamento, o acompanhamento psicológico abrange uma reestruturação cognitiva, por meio da correção das distorções que os pacientes têm em relação ao peso e à forma corporal.

Espaço Naturae A Naturae fica localizada na Rua Augusto dos Anjos, 149; bairro Pio Corrêa, em Criciúma. Contatos podem ser feitos por e-mail: [email protected], ou por telefone: 48 3433.9829 - 48 99171.6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito