Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Erik Behenck 25/01/2018 - 17:59

A beira da praia definitivamente não é um lugar adequado para os cachorros. Levar os bichinhos para o mar é um problema para eles e para nós. Os cachorros podem ficar desidratados, sofrer com insolação e ter queimaduras, que podem levar ao câncer de pele.

Não importa como seja a educação do animal, não será fácil controla-lo no momento em que ele sentir vontade de realizar suas necessidades. É mais simples evitar o problema do que consertar depois, recolhendo a sujeira causada pelos cachorros.

Além disso, o calor poderá aumentar a incidência de pulgas ou carrapatos. A água do mar pode levar a conjuntivite e dor de ouvido. A areia pode provocar úlcera ou conter microrganismos alérgicos ao animal. 

Por Erik Behenck 19/01/2018 - 17:19

A campanha Praia Limpa segue firme no verão do Balneário Rincão. Neste sábado (20), diversas ações serão realizadas na orla da praia, começando logo cedo, às 10h, com o teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança”. As atividades buscam a conscientização da população e a retirada de lixo da praia. A Rádio Som Maior terá um programa especial, das 11h às 12h.

“É uma ação educativa que já ocorre há algum tempo em nosso município. Ela visa chamar a atenção das pessoas sobre o descarte inadequado de resíduos na nossa orla”, explicou o engenheiro Paulo Amboni, que é um dos responsáveis pela campanha.

O Balneário Rincão fez uma preparação adequada para a temporada, com a colocação de diversas lixeiras na beira-mar. Na última temporada, o Praia Limpa recolheu duas toneladas de lixo, para este ano, a expectativa é de que o número seja menor.

“Uma das ações é o descarte correto dos resíduos, além dos veranistas, muitos outros não sabem que temos um ponto para a coleta de eletrônicos no município”, contou o engenheiro.
As ações para a conscientização da população seguem ao longo do ano. Segundo Amboni, serão realizadas uma série de palestras, principalmente para a comunidade escolar.

Programação do Praia Limpa:
10h - Teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança", do Instituto Elisabetha Rondon;
11h – Programa Especial na Rádio Som Maior, com apresentação de Adelor Lessa;
11h - Teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança", do Instituto Elisabetha Rondon;
14h – Mutirão Praia Limpa;
16h - Teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança" Instituto Elisabetha Rondon;
16h - Música ao vivo: Rafa Rosso e Jorge Nando;
16h - Bar Saint Bier e Surf Scream;
17h - Treino aberto Funcional + Aula de Ritmos (Cia do Exercício);
17h - Teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança" Instituto Elisabetha Rondon;
18h - Teatro "Vida Sempre - Trânsito com Segurança" Instituto Elisabetha Rondon;
20h - Largada Corrida Sunset Running | Plataforma Norte Rincão.

Por 19/01/2018 - 14:23 Atualizado em 19/01/2018 - 15:02

Alguns "pequenos" receberam um desafio na Praia de Bopiporanga no litoral de São Paulo e em uma área de 5,3 mil metros quadrados recolheram em torno de 3,9 bitucas por metro quadrado. Foram 1.327 bitucas, é coisa pra caramba!

O pessoal do Instituto ECOSURF  de São Paulo começou como o Mutirão Praia Limpa e logo criaram algo maior inclusive com uma missão bem interessante: O Instituto Ecosurf - IE é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) brasileira, criado em 2000, com a missão de empoderar os surfistas e proteger os oceanos, ambiente essencial para a qualidade de vida e o bem-estar dos seres vivos. 

Com atitudes como essas esperamos sempre ser contagiados e contagiar muitos para que estimulem as pessoas a cuidarem do seu metro quadrado e para aqueles que ainda não compreederam que conta ficará cada vez mais cara se as medidas certas não forem tomadas! 

Nesse sábado, como já fomos informados pelo pessoal do Epagri, teremos um dia ensolarado e com pouco vento, condição ideal para pegar uma praia e propagar a concientização da Praia Limpa! 

Equipes estarão o dia todo pela praia fazendo atividades junto as empresas patrocinadoras e logo na sequência acontecerá a Sunset Running (largada as 20h) uma modalidade de corrida noturna que está virando tradição no Balneário Rincão. Muitos atletas inscritos e de diversas regiões estarão participando.

Aproveite e venha participar! 

Foto: Natany Weller / Ecosurf

Apoio Salt Water Brazil 

Instagram @SaltWaterBrazil 

 

Por 15/01/2018 - 17:10 Atualizado em 15/01/2018 - 17:47

Neste final de semana mais eventos prometem movimentar o Balneário Rincão e com esse grande movimento os "esquecidos" vem deixando seus rastros pela orla. Uma coisa deu muito certo, a data da realização do Praia Limpa ficar mais para o meio da temporada irá ajudar e muito no resultado, pois em nossa curta temporada de verão muitos tipos de lixos vem sendo acumulados. Nas últimas vezes que visitei a orla após finais de semana percebi que fraldas tem sido uma novidade em meio aos lixos "esquecidos", e sim, fraldas "premiadas" deixadas com extrema consciência dos papais e mamães que passam ao lado do lixo e largam em local errado. 

Como se não bastasse, pacotes de gelo, garrafas de bebidas e copos plásticos já são de praxe cenário dos dias posteriores as festas. Uma ideia seria a instalação de mais câmeras de segurança que, segundo o prefeito Jairo Custódio, já estão sendo solicitadas e ajudarão a identificar os sujeitos. A prefeitura colocou lixeira por toda a orla e graças a Deus ainda não tivemos ressacas fortes, o que significa que as lixeiras e manutenção estão acontecendo, a única coisa que está faltando mesmo é a concientização. Dia 20 de janeiro visite a orla e participe do Mutirão Praia Limpa.

Em breve estaremos postando as condições do clima diretamente da Epagri com Marcio Sônego e horários de cada evento. 

 

Por Erik Behenck 12/01/2018 - 16:03 Atualizado em 12/01/2018 - 16:10

O fim de semana promete ser agitado no Balneário Rincão. Na última semana, o show com Chimarruts reuniu mais de três mil pessoas, neste sábado (13), outro show nacional será realizado, dessa vez com Papas da Língua. Na sexta-feira (12) a apresentação é de Marília Dutra.

“Temos uma boa expectativa por ser sábado, esperamos dobrar esse número de pessoas”, afirmou o diretor de eventos de Balneário Rincão, Fernando Casagrande.

Segundo o diretor, mesmo que chova, o espaço coberto tem a capacidade de abrigar até oito mil pessoas. Balneário Rincão ainda terá grandes eventos musicais nesta temporada, com Ivonir Machado e Nenhum de Nós. Outros shows estão sendo negociados.

Um problema que dificulta o turismo no municio é a capacidade da rede hoteleira, mas isso deve mudar em breve. “Foi montado um conselho de desenvolvimento turístico. Está para ser aprovado um plano para verticalizar a cidade, os prédios são até quatro andares, e agora poderão ter 14 andares. A procura da rede hoteleira tá sendo grande”, afirmou o Casagrande.

 

Por Clara Floriano 10/01/2018 - 15:18

No dia 20 de janeiro, acontece a 5ª edição do Sunset Running, corrida noturna que será no Balneário Rincão. Serão dois percursos, um com sete e outro com 14 quilômetros. Na mesma data, também acontece a Campanha Praia Limpa, com objetivo de sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo acumulo de lixo, contando com o apoio de voluntários para a limpeza. O evento será aberto ao público e para participar basta ir até o local.

O organizador da Campanha Praia Limpa, Jhony Mangrich, conta que a ação é mundial, mas foi no ano passado que chegou ao Balneário Rincão. “As pessoas se conscientizam e acabam fazendo mutirões para retirar o lixo da praia que é habito de algumas pessoas. Esse ano a corrida é uma das janelas da campanha que vai acontecer no dia 20 deste mês, a partir das 16h da tarde”, explicou.

Já a Sunset Running começa às 20h. “A ideia é que o pessoal saia ainda no pôr-do-sol e chegue quase ao anoitecer. Um trajeto vai da Plataforma Norte até a Sul e o outro vai e volta”, explicou Rodrigo Piovezan, organizador do evento.

As atividades, entretanto, já começam a partir da manhã com a estrutura montada, tendas, caminhão de lixo e pessoas da prefeitura do Rincão, que já são responsáveis pela limpeza da praia. “A prefeitura vai disponibilizar sacos de lixo, luvas, água, energético. É só o pessoal ir com boa vontade. Vamos conscientizar as pessoas”, contou Mangrich.

As inscrições para a corrida podem ser feitas em moveadventure.com.br. As inscrições já estão no segundo lote e custam R$ 80. “Tem tudo para a corrida ser um sucesso, mesmo com a chuvinha que está vindo. Para quem gosta de correr não tem tempo ruim”, afirmou Lucas Ghidi Milioli, também organizador da Sunset Running.

Para quem quiser entrar em contato via ligação ou WhatsApp o número é: (48) 99666-3636.

 

Por 05/01/2018 - 14:45 Atualizado em 05/01/2018 - 14:50

O objetivo gira em torno da preservação! As coisas boas compartilhadas estimulam cada vez mais outras pessoas, com atitude, para realizar o bem! Nesses últimos dias quem realizou o mutirão foi a galera do Farol com a Associação de Surf ATOWINJ com o Thiago Jacaré, João Baiuka e amigos que entendem a necessidade dessa atividade e já passaram pela Jaguaruna e pela Praia do Cardoso. 

Por 05/01/2018 - 14:17 Atualizado em 05/01/2018 - 14:36

A etapa de Surf Treino que rolou no último final de semana, apesar da chuva e mar chocolate,  os surfistas pegaram boas ondas. O mutirão Praia Limpa também foi adiado por causa da chuva e do clima, mas dia 20 de janeiro não passa, a galera vai meter a mão e fazer bonito. 

Galera da organização com os finalistas

Guilherme Scarduelli - Campeão Soul Surf

Daniel Biachinni 

Rafael De Luca

Lucas Batista

Rafael de Luca

Tito Milioli 

 

 

Por Clara Floriano 03/01/2018 - 11:29

Todos os anos a população do Balneário Rincão tem uma preocupação constante: o abandono de animais, principalmente cães. Enquanto a vigilância se preocupa com as doenças que podem ser transmitidas pelos animas, os defensores lutam para encontrar um lar para os bichinhos. Segundo Marcelo Estevão, responsável pela Vigilância Sanitária do Balneário Rincão, a Câmara de Vereadores do município está formulando um Projeto de Lei para dar uma resposta à população.

“Esse problema vem se arrastando há muito tempo. Mas creio que agora no fim de janeiro e início de fevereiro tenhamos uma resposta. A princípio a gente faz o ato de intimação. A gente pede que as pessoas não levem os animais a orla, porque tem toda uma questão de doenças. Quando a gente contata os donos alertamos sobre isso, quando não conseguimos fazemos uma retirada dos animais da orla”, disse Estevão.

De acordo com o médico infectologista Raphael Elias Farias, as fezes e urinas dos animais são os principais transmissores de doenças.

“A principal parasitose seria o bicho geográfico e a deposição dessas larvas na água pode ficar por até uma ano. Há também as verminoses intestinais que podem ser transmitidos pelos animas. O bicho de pé é outro problema que pode ser relacionado aos animas. E uma transmissão menos comum, mas que pode acontecer é toxoplasmose, que está relacionado aos gatos”, revelou.

Proteção

Quem também se preocupa com o aumento nos casos de abandono são as ONGs de proteção aos animais, que estão sempre em busca do bem-estar animal.

“As pessoas costumam levar os animais pra praia e depois deixam. O que a gente alerta é para castrar os animais e para denunciar quando ver alguém abandonando, porque só assim acabaremos com esse tipo de abandono. A gente tem parcerias na Içara, costumamos fazer com a prefeitura. É bem importante que o pessoal procure o prefeitura de balneário rincão para castrar”, disse Kariny Piovesan Teixeira, voluntária da ONG Amigo Bicho.

 

Por Clara Floriano 29/12/2017 - 12:23 Atualizado em 29/12/2017 - 13:52

A chegada do verão já leva mais pessoas as praias do litoral Sul Catarinense, mas especialmente próximo ao réveillon o movimento aumenta consideravelmente. Uma das praias com mais procura da região é o Balneário Rincão, que tem se preparado cada vez mais para receber veranistas e turistas.

"Nós estamos nos preparando fortemente para Isso. Faz uns três meses que nós estamos organizando a temporada de verão na orla, praças de caminhada, iluminação pública, policiamento. Então não tenham dúvidas que os veranistas vão encontrar a parte organizacional e de eventos também”, contou Fernando Casagrande, coordenador de eventos do Balneário Rincão.

A partir das 22h da noite do dia 31 de dezembro, o Rincão terá show com Léo Jr. e Bruno, em seguida a contagem regressiva e, para finalizar a noite, show com Tchê Barbaridade.

Já em relação a infraestrutura, Fernando garante que a SAMAE está empenhada em não deixar faltar água no Balneário Rincão. “Nós estamos preparadíssimo e tenho certeza que vai ser uma das maiores temporadas de verão de todos os tempo”, comentou.

Sobre os shows, apesar de não terem datas definidas, Fernando revelou algumas das atrações: “Chimarruts, Papas da língua e Nenhum de Nós. Lembrando que todos os shows serão gratuitos”.

 

Tags: shows eventos

Por Clara Floriano 28/12/2017 - 12:28

Na estação mais quente do ano, grande parte da população aproveita o período de férias para se deslocar para as praias da região, como é o caso do Balneário Rincão. Quem vai para a praia quer sol, diversão e lazer, mas claro, também quer segurança. E infelizmente a sensação de insegurança ainda é muito latente nas ruas do novo município. Com objetivo de garantir a segurança da população, os órgãos de segurança pública se mobilizam para a tradicional Operação Veraneio, que iniciou na última quinta-feira, 21.

“Nós já começamos o trabalhos referentes a prevenção, antes mesmo da Operação Veraneio. O Balneário Rincão tem uma peculiaridade com a quantidade de marginais que se instalaram ali. No entanto, a gente vem fazendo bastante operações que vem dando resultados. Conseguimos reduzir bastante essas ocorrências”, contou o responsável pela Operação Veraneio, Capitão Alberto Cardoso Cichella.

Para a virada do ano, assim como para a Operação Veraneio, a Polícia Militar do Rincão recebeu um reforço significativo no efetivo. “São 33 policiais a mais por dia, trabalhando no Rincão. Já na virada do ano, além desses, o município ganha o reforço de mais dez, para aumentar a presença policial no Balneário Rincão e, assim, dar uma melhor qualidade e segurança para quem vai passar o verão ali”, comentou.

Os órgãos de segurança estão atuando fortemente na prevenção de crimes, para isso o Balneário foi dividido em setores. Além disso, barreiras e operações policias são constantes, com o Pelotão de Patrulhamento Tático, a Rocam e o serviço de inteligência. A Polícia Militar trabalha com foco em crimes que ameaçam a vida.

“Por isso, veiemos trabalhando no serviço de inteligência e com operações militares em busca dessas soluções para não repetir o que aconteceu no ano passado”, afirmou.

O Capitão disse que o principal pedido da PM a população é para eu não contribuam com crimes de perturbação, que acabam desviando o foco dos trabalhos principais.  Por isso, a orientação é ter cuidado com som alto para não perturbar os vizinhos.

Confira todas as orientações no áudio:

 

Por 27/12/2017 - 19:00 Atualizado em 27/12/2017 - 19:50

Final de semana teremos juntamente com o Mutirão Praia Limpa o evento que abre o Circuito ASCAS de Surf 2017/18. O evento que foi transferido para esse final de semana promete ser muito movimentado e receber atletas de diversas cidades. O surf tem se tornado um esporte de notoriedade, principalmente após os brasileiros terem atingido uma grande parcela de participação nos eventos mundiais. Hoje em dia, quem não conhece Gabriel Medina? O garoto que hoje tem apenas 24 anos e tem como um de seus amigos o craque do futebol, Neymar, criou um estímulo aos que estavam indecisos em qual esporte escolher praticar. 

Foto: Rafael O. de Aguiar

O Surf Treino será em apenas um dia e com número reduzido de categorias, por isso recebe o nome de Surf Treino. Com isso atletas que não tiveram a oportunidade de competir em anos anteriores, ou estão iniciando nas competições, podem participar e tirar dúvidas sobre o formato, que é amador, diferente do formato que o Gabriel Medina participa, mas isso é facilmente explicado. O formato das competições mundiais são para ondas específicas com surfistas profissionais e por isso tem o tempo de realização de 30 munitos e com apenas dois surfistas por vez. O formato amador temos o tempo de 15 minutos  e 4 atletas na água. Isso faz com que o tempo de realização do evento do amador aconteça em um final de semana ou em 1 dia. O profissional já possui um janela de espera de até 10 dias para conclusão do evento e com certeza escolhidos os melhores dias. 

A Associação juntamente com as secretarias de esporte, patrocinadores e atletas estão evoluindo as conversas a respeito das competições e para os que forem prestigiar o evento poderão contar com uma estrutura completa para apreciar o esporte e curtir uma praia.

Mais informações no site www.surfreportrincao.com.br 

 

 

Por Erik Behenck 27/12/2017 - 16:10

A Rádio Som Maior, em parceria com o Governo Municipal de Balneário Rincão e outras entidades, realiza no sábado (30), o mutirão Praia Limpa, a partir das 9h, na Plataforma Norte. Na última edição, foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo.

A ação tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo acumulo de lixo, contando com o apoio de voluntários para a limpeza. O evento será aberto ao público e para participar basta ir até o local. Serão distribuídos sacos de lixo e luvas, tudo com orientação de profissionais. Além disso, haverá premiação para quem juntar a maior quantidade de materiais.

Por 24/12/2017 - 14:07 Atualizado em 24/12/2017 - 14:59

Dia 21 de dezembro tivemos início da estação mais desejada por muitos, embora tenha vindo atípica. Baixas temperaturas para época e muitas previsões de chuvas nesta temporada faz com que tenhamos ainda mais atenção aos cuidadados com os lixos e rejeitos gerados pela população. A campanha PRAIA LIMPA, que esta virando tradição na região, irá mais uma vez motivar as pessoas a cuidarem do ambiente e o local onde vão parar os lixos que vão "por esgoto abaixo", das cidades para os oceanos. 

Por natureza os surfistas sempre estão a postos na linha de frente quanto a preservação dos litorais e incomodados com a prensença de lixo e de pessoas mal informadas sobre os danos causados pelos lixos deixados na orla. Existem duas fontes de geração de lixo que invadem os oceanos, uma vindo das ressacas, a qual não temos muito controle e outra que temos mais facilidade de controlar, os desinformados e acomodados que vão para a beira mar e deixam seus lixos amontoados esquecendo que no próximo vento sul ou nordeste esses lixos irão se espalhar pela orla. 

Segundo os gráficos de previsões e nosso homem do tempo Márcio Sônego, teremos as temperaturas se elevando aos poucos durante essa semana e no sábado as previsões apontam 27 graus e clima de verão para acontecer a campanha e o evento que abre o Circuito ASCAS de Surf Amador 2017/18 ao lado da plataforma norte do Balneário Rincão. 

Sinta-se convidado para participar e vir fazer parte de uma das últimas boas ações do ano de 2017 e começar 2018 com a Praia ainda mais Limpa 

Por Rafael O. de Aguiar

 

 

 

 

  

Por Clara Floriano 22/12/2017 - 10:04 Atualizado em 22/12/2017 - 10:13

O verão chegou e com ele o movimento de veranistas no Litoral Sul Catarinense aumenta significativamente. O Balneário Rincão é uma das praias que mais recebe turistas e veranistas, que chegam de diversas cidades como Criciúma, Içara, Siderópolis, Nova Veneza, entre outras. Estima-se que a população aumente de 12,4 mil para 150 a 180 mil pessoas.

Pensando em acolher da melhor maneira possível esse público, a Prefeitura do Rincão e a SAMAE já prepararam o municípios para a temporada, deixando a orla com mais opções de conforto. "Queremos que todos venham passar o verão no Balneário Rincão e fiquem com vontade de voltar em outras temporadas", destaca o prefeito Jairo Celoy Custódio.

Lixeiras personalizadas foram colocadas em toda a extensão da orla, desde a plataforma Norte até a Plataforma Sul. A SAMAE instalou chuveirões em cada saída. Equipamentos de ginástica também foram colocados à disposição dos veranistas.

Ainda ontem, o prefeito passou em todos os postos de guarda-vidas para conferir se estão todos funcionando corretamente. Dez contêineres foram contratados e destes cinco já estão instalados e a disposição dos guarda-vidas. Os outros cinco serão entregues pela empresa contratada ainda no início de janeiro. Duas unidades foram recebidas pela justiça Federal e estão colocadas de forma horizontal.

Curtindo o mar até mais tarde

Para aqueles que querem curtir o mar até de noitezinha, a grande novidade e um diferencial neste ano é a iluminação na orla. Várias luminárias foram instaladas à beira do mar. Na Avenida Beira-Mar foram feitas as contenções de concreto para que, em caso de maré alta, o mar não levante as lajotas. A equipe da Secretaria de obras também limpou toda a extensão da via para que o trânsito, tanto de pedestres como de veículos não fique prejudicado.

Mais atrações                     

Outra grande novidade é nas atrações musicais. Estima-se que a programação de eventos aumente em quase 100%. Com a instalação de uma arena de shows, ao lado da antiga New York, na Avenida Beira-Mar, o município deve receber pelo menos cinco shows nacionais. Hoje o Balneário Rincão já deve saber a empresa vencedora da licitação que ficará responsável pela arena e, na semana que vem, a programação deve ser definida.

Por Erik Behenck 21/12/2017 - 17:27 Atualizado em 22/12/2017 - 07:54

O Mutirão Praia Limpa que seria realizado sábado (23), na orla do Balneário Rincão foi cancelado. O evento acontecerá na próxima semana, dia 30. A decisão leva em conta o tempo chuvoso, que permaneceu na região até quarta-feira (20).

O evento será realizado pela segunda vez. Na primeira edição foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo. Para participar basta ir até Plataforma Norte e levar sua força de trabalho.

Por Erik Behenck 21/12/2017 - 17:12 Atualizado em 22/12/2017 - 07:54

O portal 4oito e a Rádio Som Maior promovem desde o início de dezembro a segunda edição da campanha Praia Limpa, que segue até o último dia de fevereiro. O objetivo é conscientizar as pessoas em relação a preservação da natureza, sobretudo das praias.

Serão dois eventos principais em Balneário Rincão: Mutirão Praia Limpa e Sunset Running. O primeiro evento acontece no dia 30 de dezembro, enquanto o segundo em 20 de janeiro. Nos dois dias haverá som acústico, produtos naturais, shops e energéticos. 

No Mutirão Praia Limpa o objetivo é limpar a orla da praia, sendo que na primeira edição foram retiradas mais de duas toneladas de lixo. Serão entregues luvas e sacos de lixo, tudo com orientação de profissionais. A pessoa que juntar mais lixo receberá um prêmio. Ainda no dia 30, acontecerá o surf treino, promovido pela Associação Catarinense de Surf (Ascas).

No dia 20 de janeiro acontece o Sunset Running, uma corrida noturna, a partir das 20h. No mesmo dia, será realizada uma etapa do campeonato da Ascas. Mesmo que a corrida seja a noite, as atividades começam às 9h.

A campanha Praia Limpa conta com o apoio da Prefeitura de Balneário Rincão e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Moradores, surfistas e pescadores atuam juntos conscientizando os veranistas.

« »

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito