Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Abandono de animais é um problema bastante comum no Rincão

Por Clara Floriano 03/01/2018 - 11:29

Todos os anos a população do Balneário Rincão tem uma preocupação constante: o abandono de animais, principalmente cães. Enquanto a vigilância se preocupa com as doenças que podem ser transmitidas pelos animas, os defensores lutam para encontrar um lar para os bichinhos. Segundo Marcelo Estevão, responsável pela Vigilância Sanitária do Balneário Rincão, a Câmara de Vereadores do município está formulando um Projeto de Lei para dar uma resposta à população.

“Esse problema vem se arrastando há muito tempo. Mas creio que agora no fim de janeiro e início de fevereiro tenhamos uma resposta. A princípio a gente faz o ato de intimação. A gente pede que as pessoas não levem os animais a orla, porque tem toda uma questão de doenças. Quando a gente contata os donos alertamos sobre isso, quando não conseguimos fazemos uma retirada dos animais da orla”, disse Estevão.

De acordo com o médico infectologista Raphael Elias Farias, as fezes e urinas dos animais são os principais transmissores de doenças.

“A principal parasitose seria o bicho geográfico e a deposição dessas larvas na água pode ficar por até uma ano. Há também as verminoses intestinais que podem ser transmitidos pelos animas. O bicho de pé é outro problema que pode ser relacionado aos animas. E uma transmissão menos comum, mas que pode acontecer é toxoplasmose, que está relacionado aos gatos”, revelou.

Proteção

Quem também se preocupa com o aumento nos casos de abandono são as ONGs de proteção aos animais, que estão sempre em busca do bem-estar animal.

“As pessoas costumam levar os animais pra praia e depois deixam. O que a gente alerta é para castrar os animais e para denunciar quando ver alguém abandonando, porque só assim acabaremos com esse tipo de abandono. A gente tem parcerias na Içara, costumamos fazer com a prefeitura. É bem importante que o pessoal procure o prefeitura de balneário rincão para castrar”, disse Kariny Piovesan Teixeira, voluntária da ONG Amigo Bicho.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito