Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

20 melhores músicas internacionais dos anos 70

Por Max Everson 22/08/2019 - 16:24 Atualizado em 22/08/2019 - 16:33

 

anos 70! A era da discoteca, do cabelo black power, das calças boca-de-sino e do rock clássico. No mundo, nos aproximávamos da fase final da Guerra Fria, com o fim da Guerra do Vietnã em 1975. 

Para qualquer fã de música, conhecer os clássicos da década de 70 é essencial. Foi nessa época que os Beatles fizeram seu último show e Michael Jackson começava a surgir. Escolhi algumas das canções mais marcantes dos anos 70, claro que existem outras mil para se postar, mas estas são essenciais.

1. ABC — Jackson 5
Em 1970, o Jackson 5 já era uma grande aposta na Motown Records.

2. I’m Not In Love — 10cc
quando se está super apaixonado e não se quer admitir, essa é a história por trás de I’m Not In Love, música da banda britânica 10cc.

3. Dancing Queen — ABBA
O grupo sueco é simplesmente a banda que mais vendeu discos nos anos 70. Um hit é um hit! 

 4. Let’s Get It On — Marvin Gaye
Forte nome na música setentona, Marvin Gaye cresceu com um pai extremamente severo, que criou suas crianças para acreditarem que sexo era vergonhoso. Assim, a sensual Let’s Get It On representa uma rebeldia por parte de Gaye, que vai contra o que seu pai lhe ensinou. No entanto, a história do artista não acaba bem: em 1984, o cantor foi assassinado pelo próprio pai... 

5. YMCA — Village People
Um dos marcos na década de 70 foi a ascensão da música disco, pra botar todo mundo na pista de dança com passinhos inesquecíveis. A icônica YMCA, do Village People, se tornou rapidamente um hino gay nessa época. 

6. Killing Me Softly With His Song — Roberta Flack
Gravada originalmente por Lori Lieberman, em 1972, Killing Me Softly With His Song se tornou ainda mais icônica na voz de Roberta Flack, em 1973. Com uma letra marcante e vocais poderosos, a música rendeu dois Grammys para a artista. 

7. Le Freak — Chic 
No Ano Novo de 1977, Nile Rodgers e Bernard Edwards (da banda Chic) foram barrados na entrada do Studio 54, uma boate super famosa em Nova York. Bravos com o acontecimento, os músicos foram pra casa e compuseram Le Freak. A música acabou se tornando um hino das discotecas! 

8. Bridge Over Troubled Water — Simon & Garfunkel
Lançada em 1970, Bridge Over Troubled Water é uma das músicas mais famosas do duo Simon & Garfunkel. A música já adianta algumas das tensões que já rolavam entre Art Garfunkel e Paul Simon, que eventualmente levariam à separação da dupla.

9. Your Song — Elton John 
Em 1970, Elton John ainda não tinha se assumido homossexual. Apesar disso, Bernie Taupin, seu principal colaborador nas músicas, já sabia: por isso, compôs essa bela música com pronomes neutros. Assim, dá pra se declarar pra qualquer amor com Your Song, um grande sucesso da década:

10. I Will Survive — Gloria Gaynor
Quando Gloria Gaynor recebeu a proposta de cantar I Will Survive, percebeu que tinha um hit em mãos. Além disso, a cantora estava se recuperando de um acidente que a deixou seis meses em um hospital.

11. Have You Ever Seen The Rain? — Creedence Clearwater Revival
Creedence Clearwater Revival, que no auge da tensão entre membros lançou Have You Ever Seen The Rain?. 

12. Stairway To Heaven — Led Zeppelin
Os anos 70 contaram com movimentos psicodélicos no rock e muita música experimental. Um hino que representa perfeitamente esse clima é a sensacional Stairway To Heaven, do Led Zeppelin. 

13. Starman — David Bowie
Falar da década de 70 sem mencionar o David Bowie não dá! Starman, uma das maiores músicas do artista. Foi lançada no álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, um disco mega icônico. 

14. Walk On The Wild Side — Lou Reed
Um clássico do Lou Reed, Walk On The Wild Side está nesta lista não só por ser uma música famosa. É que, de acordo com Reed, ela fala das pessoas do movimento cultural que rolava em Nova York na época: cineastas, artistas e músicos conviviam na cena e viviam trocando figurinhas. É o caso do cineasta Andy Warhol com o artista Basquiat, por exemplo.

15. Superstition — Stevie Wonder
Superstition marca um momento muito interessante na carreira de Stevie Wonder e na black music. Depois do Movimento dos Direitos Civis dos anos 60, o soul e o funk começam a se tornar a forma predominante de expressão musical da comunidade negra. 

16. Another Brick In The Wall (part II) — Pink Floyd
Falou rock progressivo, falou Pink Floyd! Única música da banda que foi número 1 nas rádios, Another Brick In The Wall (part II) é parte do álbum The Wall (1979). O disco se tornou sinônimo da definição álbum conceitual, pela narrativa coesa e complexa que norteia as faixas. 

17. Dreams — Fleetwood Mac
O álbum Rumours, do Fleetwood Mac, tem uma história e tanto. Na época, o relacionamento dos cantores Stevie Nicks e Lindsey Buckingham estava chegando ao fim, a tecladista Christine McVie estava se divorciando do baixista, John McVie, e o baterista Mick Fleetwood também estava passando por uma separação. 

Como é normal na música, tempos turbulentos costumam trazer canções sensacionais, e esse é o caso de Dreams:

18. Night Fever —  Bee Gees 
Se tem uma música que é a cara da noite na década de 70, é Night Fever. A canção do Bee Gees foi composta para a trilha sonora do filme icônico Nos Embalos de Sábado a Noite, com o John Travolta. É só ouvir o falsete que dá pra imaginar Travolta na discoteca com um terno branco!

19. Let It Be — The Beatles
O último álbum da carreira dos Beatles, Let It Be, foi lançado em maio de 1970. A música que dá nome ao disco foi composta por Paul McCartney, depois de sonhar com sua mãe Mary (que havia falecido há 10 anos). No sonho, Paul estava tenso e sua mãe o acalmava, dizendo let it be (deixe estar).

20. Bohemian Rhapsody — Queen 
A ideia de juntar ópera com rock e compor uma faixa de 6 minutos para tocar nas rádios só poderia vir do Queen. O resultado não poderia ser melhor: Bohemian Rhapsody é considerada por muitos uma das melhores canções do século XX.

Os anos 70 tem zilhões de boa músicas, claro que não dá para por todas aqui, mas são algumas que não poderiam faltar... Lembrando que todos esses clássicos estão na programação Som Maior No Ar. 

Quer pedir uma música no Som Maior No Ar?  Peça pelo whatsapp 98834-0678

Tags: NoAr Anos 70

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito