Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Veja o que disseram Arleu, Guidi e Acélio sobre os números da pesquisa da Som Maior

Pesquisa exclusiva para a Som Maior foi feita pelo IPC e divulgada nesta segunda-feira (18), busca responder a pelo menos três perguntas
Por Maga Stopassoli 19/12/2023 - 09:39 Atualizado em 19/12/2023 - 09:51

Faltando duas semanas para terminar o ano, a Rádio Som Maior divulgou nesta segunda-feira (18), sua segunda pesquisa de intenção de votos para prefeito de Criciúma feita pelo Instituto IPC. A primeira foi divulgada em agosto deste ano e você pode ver aqui neste link.

O cenário em Criciúma está no centro das atenções de toda região (e do estado), desde a filiação do prefeito Clésio Salvaro ao PSD, ainda no primeiro semestre de 2023. É que a ida dele para a sigla já antecipava a possibilidade de uma disputa eleitoral que começou, primeiro, no próprio PSD.

O partido também tem em seu quadro, o Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Guidi, um dos primeiros a se declarar pré-candidato a prefeito, logo após a eleição de 2022.

As três perguntas

Todas as atenções se concentram, portanto, em três movimentos:

- a primeira, no desempenho do candidato natural a sucessão de Clésio, seu secretário-geral, Arleu da Silveira, na pré-campanha

- a segunda, se há dois nomes no PSD, de quem será a vaga de candidato a prefeito de Criciúma pelo partido

- a terceira, qual será a estratégia de Ricardo Guidi para garantir sua candidatura?

A pesquisa divulgada pela Som Maior parece ajudar a responder a nossa primeira pergunta. Isso, porque, Arleu da Silveira, pulou do terceiro lugar em agosto, para a liderança de votos, em dezembro.

Já Acélio, que liderava há três meses, agora despencou na pesquisa, de 23% para 6%. Efeito das andanças do prefeito com o seu novo pupilo? Efeito do protagonismo de Arleu à frente de programas de governo como o Acelera Criciúma? Transferência de votos de Clésio para Arleu? Um novo fenômeno eleitoral? Essas perguntas ainda não têm resposta e, certamente, só terão, após a abertura das urnas no ano que vem. Será que o foguete do Clésio decolou antes de virar o ano?

A segunda pergunta foi respondida recentemente quando o deputado estadual Julio Garcia disse, durante encontro partidário, em Içara, que o candidato a prefeito de Criciúma, pelo PSD, será Arleu da Silveira. Leia aqui.

A partir disso, a resposta da terceira e última pergunta parece ser a solução de um quebra-cabeças interessante na eleição carvoeira do ano que vem. Embora ainda não se tenha uma resposta (oficial), já que, por ora, Ricardo continue firmando posição ao dizer que o candidato do PSD será ele, é justamente esse o questionamento mais recorrente no meio político atualmente.

O caminho “lógico” seria Ricardo Guidi terminar seu casamento com o PSD amigavelmente e assumir o relacionamento com o PL, partido do governador (e atual chefe dele), Jorginho Mello. O próprio Jorginho já admitiu em mais de uma oportunidade que Ricardo é seu candidato em Criciúma. E, por óbvio, o governador só apoiaria um candidato de seu partido. O cavalo encilhado está passando e, cavalo encilhado não passa duas vezes. 

A reação de cada um sobre a pesquisa

Após a divulgação da pesquisa desta segunda-feira, conversei com os três principais atores políticos de Criciúma, neste momento: Arleu da Silveira, Ricardo Guidi e Acélio Casagrande. Veja o que eles disseram sobre os números divulgados:

Arleu da Silveira 
“Pesquisa é recorte de momento. Nosso foco agora é o trabalho”.

Ricardo Guidi
“Não fecha com as (outras) pesquisas que eu tenho visto. Muito melhor do que pesquisa é o sentimento da rua e o sentimento da rua é outro”.

Acélio Casagrande
“Vi com muita estranheza os números. Eu prefiro aguardar. Não estou questionando a pesquisa, mas vejo com estranheza”. 

E você, o que achou da pesquisa? Opine lá no instagram: @magastopassoli.

 

Arleu, Ricardo e Acélio, prontos para a disputa.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito