Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Exclusivo

Pesquisa IPC: na estimulada, Acélio Casagrande lidera intenções de voto em Criciúma

Ricardo Guidi aparece em segundo lugar; confira os cenários do levantamento encomendado pela Rádio Som Maior
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 21/08/2023 - 07:54 Atualizado em 16/10/2023 - 07:24
Foto: Georgia Gava/4oito
Foto: Georgia Gava/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A primeira pesquisa para prefeito de Criciúma apontou que, se as eleições de 2024 fossem hoje, Acélio Casagrande (PSDB) estaria na frente com 23,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Ricardo Guidi (PSD) com 18,2%. Os dados constam no levantamento do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), encomendado pela Rádio Som Maior, e divulgado com exclusividade na manhã desta segunda-feira (21). Veja mais detalhes abaixo. 

Cenário estimulado

Os dados mencionados acima representam um dos cenários apresentados aos entrevistados. Ou seja, quando os entrevistadores mostram uma lista de candidatos e perguntam "se a eleição para prefeito fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?". Nesse primeiro cenário, Acélio Casagrande e Ricardo Guidi estão na frente. Na terceira colocação, Arleu da Silveira (PSDB) tem 14,4% das intenções de voto e Júlia Zanatta (PL), 12,4%. 

Ainda nesse cenário, aparecem respectivamente: Dr. Aníbal Dário (8,6%); Paulo Ferrarezi (7%) e Arlindo Rocha (3,4%). Os que não sabem em quem votariam somam 7,2%, enquanto os eleitores que não votariam em nenhum deles representam 5,4%. Confira os números:

Pesquisa espontânea

Por outro lado, a pesquisa espontânea - isto é, feita antes de o entrevistador apresentar uma lista de candidatos -, mostra um cenário  diferente. Quando questionados "se a eleição para prefeito de Criciúma fosse hoje, em quem você votaria?", 55,2% responderam que não sabem. Ricardo Guidi é o primeiro nome mais citado, por 11,4% dos entrevistados. 

O atual prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), fica em segundo lugar com 9% das menções, seguido de Arleu da Silveira que tem 8,6%. Acélio Casagrande, que aparece em primeiro lugar no cenário estimulado, é o quarto nome mais citado na espontânea. 

Em seguida, aparecem respectivamente: Julia Zanatta (3,2%); Dr. Aníbal Dário (2,8%); Paulo Ferrarezi (1,0%); Jessé Lopes (0,6%); Daniel Freitas (0,6%); Geovânia de Sá (0,4%); Décio Góes (0,4%); Arlindo Rocha (0,4%); Márcio Búrigo (0,4%); Gentil Francisco (0,2%); Everaldo Tiscoski (0,2%); Jorge Boeira (0,2%); Eduardo Moreira (0,2%); Ricardo Fabris (0,2%) e Ademir Honorato (0,2%). Aqueles que não votariam em nenhum representam 1,2% dos entrevistados. 

Confira a íntegra da pesquisa para as eleições de 2024: 

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de agosto de 2023, totalizando 600 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,0 pontos percentuais e para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito