Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Maga Stopassoli 15/05/2024 - 20:24 Atualizado em 16/05/2024 - 17:32

O público que foi até o auditório Ruy Hülse, na Unesc, na noite gelada desta quarta-feira (15), pode presenciar um encontro político inusitado para os dias atuais. O ex-secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande (PL), presente no local, foi até o pré-candidato a prefeito, Vagner Espíndola (PSD) para cumprimentá-lo. Vagner, por sua vez, retribuiu o gesto e, claro, cumprimentou o ex-colega de governo Salvaro. 
 

Vagner é o pré-candidato apoiado pelo prefeito Clesio Salvaro e, Acélio, passou a ser desafeto do prefeito desde que deixou o PSDB e migrou para o PL, partido do governador Jorginho Mello. 
 

 

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 14/05/2024 - 13:45 Atualizado em 14/05/2024 - 13:55

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri (MDB), anunciou que o município vai adotar a cidade gaúcha de Bom Princípio, uma das cidades atingidas pelas enchentes. A informação foi publicada nas redes sociais do prefeito. Ele disse que em breve todos os moradores de Cocal serão comunicados sobre como cada um poderá contribuir para a reconstrução do município gaúcho. Bom Princípio possui aproximadamente 13 mil moradores, conforme dados do IBGE de 2022, portanto, é uma cidade do porte de Cocal do Sul. A iniciativa de "adotar" cidades do Rio Grande do Sul que sofreram com as chuvas, partiu do prefeito de Bommbinhas, no litoral norte catarinense, Paulo Henrique Muller, o Paulinho, que na semana passada disse que sua cidade adotaria Eldorado do Sul, uma das mais destruídas pela recente catástrofe. Vale lembrar que todo gesto de solidariedade para com os gaúchos vai somar forças e fazer a diferença neste momento. 

 

Por Maga Stopassoli 06/05/2024 - 10:53 Atualizado em 06/05/2024 - 13:50

A JS Pescados, empresa da família do senador Jorge Seif (PL), localizada em Itajaí, está no centro de uma denúncia grave. Trata-se da apreensão de 47 quilos de haxixe, um tipo de droga derivada da maconha. A informação é do serviço de Inteligência do 12° Batalhão de Polícia Militar, de Itajaí.

Segundo as informações, na última sexta-feira (3), a agência de Inteligência pediu apoio para abordar um homem em uma motoneta Honda Biz que estaria indo realizar uma entrega de drogas. Ele teria entrado na empresa JS pescados e foi abordado no momento em que saia com a motoneta transportando uma sacola de papel.

No momento da abordagem foi constatado que na sacola haviam duas embalagens plásticas contendo em seu interior dez porções de haxixe, pesando aproximadamente 1.900 gramas.

Ao ser questionado se haveria mais drogas no galpão de onde o homem havia saído, ele confirmou, mas não sabia precisar a quantidade, pois haviam mandado ele pegar esses aproximados dois quilos e entregar para um motoboy em frente à Promenac na Barra do Rio. Os policiais, então, foram até o local indicado e encontraram duas caixas de isopor contendo aproximadamente 47,920 quilos de haxixe.

No Boletim de Ocorrência, consta:

Apreensão:

* 47,920 kg de HAXIXE

* ⁠1 (uma) motoneta BIZ

* ⁠1 (um) masculino preso

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao homem e encaminhado para CPP de Itajaí sem lesões. A motoneta juntamente com seus pertences pessoais foram entregues na CPP para os demais procedimentos cabíveis.



 

Por Maga Stopassoli 01/05/2024 - 19:41 Atualizado em 03/05/2024 - 16:14

O ex-pré-candidato a prefeito de Criciúma, Arleu da Silveira (PSD) publicou um vídeo nos stories de seu perfil no instagram, em que aparece emocionado após receber um presente. Trata-se de uma cesta de café da manhã, enviada pelos colegas da Procuradoria-geral do município. No vídeo, publicado originalmente pela sua filha, Maju, e repostado por ele, Arleu aparece recebendo o presente das mãos de sua esposa, Andreza da Silveira. Ela diz: “chegou uma surpresa pra ti, pessoal que te ama, que gosta de ti, lá da Procuradoria da prefeitura”. Ele se emociona, agradece e diz: “a gente volta”.

O presente foi enviado poucos dias depois de Arleu ter sido substituído da condição de pré-candidato a prefeito, condição que ele vinha mantendo, oficialmente, desde o ano passado. Mas, foi muito antes que seu nome figurava entre o escolhido pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD), para ser seu sucessor. Porém, somente em agosto do ano passado, Arleu passou a ser trabalhado para ocupar a vaga de pré-candidato a prefeito, sendo designado para coordenar programas de governo em Criciúma. O prazo foi curto demais para dar os resultados que o partido gostaria, para a disputa das eleições. Arleu não emplacou e acabou substituído por Vagner Espíndola.

Embora tenha ouvido que não seria deixado pra trás, Arleu perdeu a vaga de pré-candidato a prefeito de Criciúma, num movimento estratégico que visa a briga pela prefeitura. Pelo que demonstrou no vídeo, assimilar a decisão não deve ter sido fácil.

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 01/05/2024 - 19:11 Atualizado em 01/05/2024 - 19:22

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul pediu ajuda à Defesa Civil catarinense para enfrentar o desastre climático que já deixou 10 mortos e 21 desaparecidos nos últimos dias. O governo de Santa Catarina prontamente atendeu ao pedido e, com o apoio da Polícia Militar (PMSC) e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e da própria Defesa Cicil, enviou 34 profissionais, helicóptero, oito viaturas e doze embarcações e equipamentos específicos para resgate e deslizamentos. A operação teve início na manhã desta quarta-feira (1º). O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu a ajuda em mensagem enviada ao governador catarinense. "Vai ser muito feio o que a gente vai vivenciar nos próximos dias. Agradeço a Santa Catarina."

Os temporais que assolam o estado vizinho já atingiram 107 municípios e provocaram mortes e deixaram mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Eduardo Leite disse, durante a quarta-feira, que o estado não terá condições de fazer todos os resgates devido a dificuldade de acessar os locais, já que a chuva não dá trégua. 



 

 

Por Maga Stopassoli 26/04/2024 - 16:19 Atualizado em 26/04/2024 - 20:23

Uma informação não oficial que começou a circular em Criciúma nesta sexta-feira (26) pode mudar o cenário eleitoral na cidade. Trata-se da possibilidade de o prefeito Clésio Salvaro mudar o seu candidato a sucessão.

Desde o ano passado, seu indicado é Arleu da Silveira que migrou do PSDB para o PSD para ser o candidato a prefeito do município. Pesquisas internas recentes mostram que o desempenho de Arleu na intenção de voto dos criciumenses não atingiu indicadores desejados pelo entorno do prefeito. Esse fato pode levá-lo a substituir seu indicado.

O nome então, passaria a ser o de seu ex-secretário da Fazenda, Vagner Espíndola, filiado ao PSD. Vaguinho, atualmente, é pré-candidato a vereador e está em pré-campanha. Ele já manifestou publicamente que não teria a intenção de ser candidato a vice-prefeito. Será que a prefeito ele aceitaria?

Confira nas cenas dos próximos capítulos, aqui neste blog. 

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 09/04/2024 - 20:32 Atualizado em 09/04/2024 - 20:56

Os eleitores criciumenses na faixa dos 30 anos de idade nunca votaram numa eleição municipal sem ter Clésio Salvaro como opção na urna. Desde que completaram a maioridade e, com isso, passaram a ter direto ao voto, sempre tiveram Salvaro como opção na hora de votar. Em 2024 esse cenário será diferente. Por ter sido eleito em 2016 e reeleito em 2020, o atual prefeito de Criciúma não poderá concorrer novamente este ano, já que cumpriu dois mandatos consecutivos no executivo municipal. Neste caso, ele pode indicar um candidato de sua preferência para disputar no lugar deixado por ele.

Atualmente estamos no período chamado de pré-campanha, que é quando os candidatos podem expressar seu desejo de concorrer a um cargo político, mas não podem pedir votos, por exemplo. É quando cada interessado tenta viabilizar sua candidatura e faz isso buscando alianças com outros partidos ou o apoio de pessoas de diferentes segmentos da sociedade.

Em Criciúma, até o momento, existem cinco pré-candidaturas postas.
Veja quem são:

Ricardo Guidi (PL) – deputado federal licenciado e atual Secretário de Estado do Meio Ambiente de Santa Catarina, Ricardo se filiou ao PL no último dia 4 de abril e fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa, em seu gabinete em Criciúma. O encontro contou com a presença de Jorginho Mello, governador e atual presidente estadual do partido, além de representantes de outras siglas partidárias. A filiação de Ricardo Guidi ao PL ocorreu após uma longa batalha interna dentro do agora seu ex-partido, que já havia definido que o pré-candidato a prefeito seria Arleu da Silveira.  Ricardo não conseguiu viabilizar sua candidatura no PSD e acabou migrando para o PL.

Arleu da Silveira (PSD) – vereador, secretário-geral do município de Criciúma e braço-direito de Clésio Salvaro, se filiou ao PSD em março deste ano, com a missão de ser o sucessor do atual prefeito. O lançamento da pré-candidatura de Arleu ocorreu no dia seis de março, durante encontro regional do PSD em Criciúma. Ele vai tentar atrair os votos que seriam de Clésio Salvaro para garantir sua eleição. Arleu da Silveira deixará seu posto no governo municipal nesta sexta-feira (12), cumprindo o prazo legal de desincompatibilização para quem quer ser candidato.

Acélio Casagrande (PSDB) – secretário de saúde de Criciúma, foi candidato a deputado estadual em 2022 e fez 39 mil votos, mas acabou não se elegendo. Acélio foi figura de destaque durante o combate à pandemia de Covid-19 em Criciúma. Ele chegou a ser cotado como opção para ser o candidato a vice-prefeito, tanto na chapa com Ricardo Guidi, quanto com Arleu da Silveira. Na última semana, ele também esteve no centro das atenções dos que aguardavam seu posicionamento sobre seu futuro político para saber de quem ele seria vice. No fim da tarde de sábado (6), ele surpreendeu os dois interessados em tê-lo ao lado e anunciou que não seria vice de ninguém e, sim, candidato a prefeito. Acélio também deixa a secretaria da Saúde na próxima sexta-feira.

Arlindo Rocha (PT) – advogado e ex-prefeito de Maracajá (2017-2020), se filiou ao Partido dos Trabalhadores em março deste ano, em Brasília, com a presença do presidente da República, Lula da Silva. Arlindo foi prefeito de Maracajá, mas não foi à reeleição pois disse que é contra esta prática. Se confirmada sua candidatura, será a opção da esquerda nas urnas na eleição deste ano em Criciúma.

Júlio Kaminski (PP) – advogado e vereador, está filiado ao Progressistas e também já foi cotado como opção para compor com Ricardo Guidi. Até o momento, as conversas não evoluíram e ele segue pré-candidato a prefeito pelo seu partido.

Paulo Ferrarezi (MDB) – vereador e pré-candidato pelo MDB, ele já admitiu publicamente que sua “chapa dos sonhos”, seria Ricardo Guidi e Paulo Ferrarezi. Mas recentemente ele também voltou a dizer que é pré-candidato a prefeito.

Se antes todas as atenções estavam voltadas para ver quem se filiaria a qual partido ou quem mudaria de sigla, prazo encerrado no último sábado, agora, o foco serão as convenções partidárias, marcadas para acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto. É neste período que os partidos precisam decidir quem de fato, serão os candidatos. Depois disso, eles têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e, a partir do dia 16, já podem iniciar o período de campanha. Enquanto isso, todos os interessados em disputar a eleição adotam estratégias que melhor atenda às suas intenções. É possível, ainda, que nem todos os nomes apresentados se consolidem na disputa, assim como podem surgir novos nomes no cenário.

Até o mês de abril, nenhuma candidatura feminina surgiu para disputar a majoritária em Criciúma, fato que chama atenção, já que Criciúma conta com três vereadoras e duas deputadas federais entre seus parlamentares.

 

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 01/04/2024 - 15:58 Atualizado em 02/04/2024 - 16:50

Desde a polêmica indicação de Filipe Mello para a Secretaria da Casa Civil, em janeiro deste ano, o filho do governador não havia participado publicamente de nenhum evento partidário. Passados três meses desde então, na semana passada, ele esteve presente no evento de filiações promovido pelo PL, na capital. Não é de hoje que Filipe participa da vida política do pai, Jorginho Mello, assim como seu irmão, Bruno Mello. E foi justamente essa relação de confiança que fez com que Jorginho o indicasse para ocupar a pasta que segue sob comando do interino, Marcelo Mendes.

A indicação trouxe de volta a discussão sobre a legalidade do filho do governador ocupar um cargo no governo. Por se tratar de um cargo de confiança, no primeiro escalão, a indicação não teria nenhum fator ilegal, conforme entendimento do STF, mas uma ação movida pelo Psol, acabou fazendo com que o próprio Filipe, em conversa com Jorginho, decidisse que o melhor seria não aceitar a secretaria. Embora não nomeado, o filho do governador permanece ativo politicamente, participando da articulação do PL e também de outras pastas do governo. A ação que virou polêmica, apenas impediu sua nomeação e ainda permite que Filipe tome decisões, mas não seja cobrado por isso, já que, efetivamente, não é secretário, ou, como se convencionou dizer, é um secretário sem pasta.

Prova da presença de Filipe nas atividades partidárias que envolvem o governador, foi sua aparição no evento do PL, na última quarta-feira (27), quando os liberais assumiram o romance com Topázio Neto (PSD). Durante seu discurso, agradeceu o irmão, Bruno Mello, citou Heleno e disse que “é 100% Topázio”.

“Não posso perder a oportunidade de fazer duas coisas. A primeira delas é de olhar pro Heleno (Orlandino, presidente do PL de Florianópolis), que tá ali, firme e forte, na batalha, e pro Bruno, meu irmão, e lembrar que alguns anos atrás, a luta que era pra, nesse mesmo lugar, a dificuldade que era pra trazer pessoas e hoje nessa noite ver essa casa cheia, todos aqui, empolgados, nos enche de alegria. Quero dizer também, que teve um radialista que disse que o Bruno apoiava a reeleição de Topázio e que eu era contra. Eu quero ter essa oportunidade pra dizer, prefeito Topazio, que o Filipe é 100% Topázio. o Filipe é PL e se o PL é Topázio, todos nós somos Topázio”.

O evento foi prestigiado pelas principais lideranças da Grande Florianópolis, além de deputados estaduais e federais da sigla e formalizou o noivado entre PL e PSD, em Florianópolis. A mesma dobradinha não vai se repetir de modo automático em outros municípios. PL e PSD poderão estar juntos – ou não - em outras cidades. O partido tem o objetivo de eleger pelo menos 100 prefeitos nas eleições deste ano.

 

PL e PSD vão casar, em Florianópolis. 
Filipe e Jorginho Mello, durante evento do PL, na última semana, em Florianópolis. 

 

Filipe diz que "é 100% Topázio". 


 

 

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 29/03/2024 - 12:18 Atualizado em 29/03/2024 - 13:12

O Governo do Estado afastou Roberto Salum da função de diretor do Procon de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (29). A decisão ocorreu após vir à tona um boletim de ocorrência em que uma servidora do órgão relata ter sido assediada por Roberto.

O fato teria ocorrido no dia 14 deste mês e o documento foi registrado nesta quarta-feira, dia 27, na Delegacia da Mulher, no bairro da Agronômica, em Florianópolis. O caso foi noticiado nessa quinta aqui no blog.

Em nota, o Governo diz que não compactua com "atos atentatórios à moral". 

"NOTA OFICIAL - Governo de SC

O Governador do Estado, ao tomar conhecimento de denúncia cujo conteúdo se refere à falta de decoro no exercício da função pelo Diretor Estadual do PROCON-SC, determinou o imediato afastamento do servidor e pediu a apuração célere dos fatos. O Governo do Estado não pactua com atos atentatórios à moral e aos bons costumes."

Por Maga Stopassoli 11/03/2024 - 17:13 Atualizado em 02/04/2024 - 17:13

O governador Jorginho Mello (PL) almoçou nesta segunda-feira (11) com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A refeição/reunião ocorreu em São Paulo, para tratar da possível saída de Ricardo Guidi das fileiras pessedistas. Segundo fontes ligadas a Jorginho, o encontro foi “muito produtivo”. O significado disso, ao menos por enquanto, fica no suspense.

Tags: eleicoes2024

Por Maga Stopassoli 21/02/2024 - 21:58 Atualizado em 21/02/2024 - 22:07

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina, devendo nas próximas horas chegarem mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis,  neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Nordeste. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados ainda nesta quinta-feira, 22. A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de 3 meses entre elas.

A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma estratégia de enfrentamento à doença. “Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes,  na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação (D1+D2), ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

LISTA DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS:

Barra Velha
Corupá
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Massaranduba
São João do Itaperiú
Schroeder
Araquari
Balneário Barra do Sul
Garuva
Itapoá
Joinville
São Francisco do Sul

Seleção dos municípios contemplados com a vacina

Foram selecionados para receber as doses da vacina, segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do Ministério da Saúde, “os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, incluindo os demais municípios das suas regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024).

A ordem de distribuição das doses, ainda segundo o Informe Técnico, “foi definida seguindo três parâmetros: o primeiro é o rankeamento das Regiões de Saúde e Município, o segundo é o quantitativo de doses necessários para a população-alvo conforme a disponibilidade de doses (previsão de entrega pelo fabricante) e o terceiro é o cálculo do quantitativo total de doses entregue em apenas uma remessa ao município.”

Por Maga Stopassoli 14/02/2024 - 16:22 Atualizado em 14/02/2024 - 16:25

O presidente da Câmara de Criciúma, vereador Jair Alexandre (PL), emitiu nesta quarta-feira (14) um Decreto Legislativo determinando a realização de sessões plenárias de forma virtual devido a problemas estruturais e elétricos no Plenário Antônio Guglielmi Sobrinho.

A medida é por tempo indeterminado, até que a estrutura física esteja apta para sessões presenciais.

Durante este período, a Tribuna Livre será suspensa, e o acesso público ao plenário ficará restrito.

Veja o decreto na íntegra:

 

Decreto Legislativo - Sessões Virtuais by 4oito on Scribd

 

Por Maga Stopassoli 12/02/2024 - 09:43 Atualizado em 12/02/2024 - 09:56

Um fato em foto, num programa histórico. Assim será o Programa do Avesso, nesta segunda-feira carnavalesca. Adelor Lessa e João Paulo Messer foram entrevistados por Alice Lessa e Diego dos Santos, para o programa que vai ao ar hoje, 12 de fereveiro, em alusão ao dia do Rádio, comemorando nesta terça, dia 13. Adelor e Messer disputam a audiência nas manhãs do rádio na região sul, mas, fora do microfone, são amigos de longa data. 

Ouça a entrevista a partir das 13h, em FM 100,7. Se preferir, baixe o app da rádio ou, ainda, ouça aqui mesmo no portal 4oito. 

Por Maga Stopassoli 02/02/2024 - 12:16 Atualizado em 02/02/2024 - 13:23

Era pra ser só mais um Plenário, na rádio Som Maior, numa bela manhã de sol na capital carvoeira, mas acabou se tornando uma animada sequência de declarações entre agentes políticos com direito a troca de farpas entre o ex-governador Moisés, o pré-candidato a prefeito de Laguna, Preto Crippa e o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi.

Preto, que se filiou recentemente ao PL, partido pelo qual pode disputar a prefeitura de sua cidade, foi nosso primeiro entrevistado. Durante a entrevista, ele foi questionado sobre o que faria, se fosse prefeito, com relação aos problemas de esgoto, na praia do Farol de Santa Marta, que pertence a Laguna. Preto fez uma crítica sutil à gestão anterior que, segundo ele, tinha recursos em caixa, mas pela maneira que conduziu o assunto com a comunidade daquele local, acabou não solucionando o caso. Ao fim da conversa, Preto disse que tinha orgulho de estar no PL e que, se estive jogando futebol, era como estar no Real Madri.

Na sequência do programa, foi a vez do ex-governador Carlos Moisés falar sobre sua desistência de concorrer a prefeito de Tubarão, informação publicada neste blog, na manhã de quinta-feira (1). Mas antes de tratar sobre o assunto, Moisés, que estava ouvindo a entrevista anterior, já começou alfinetando as declarações de Preto.

“Você tava falando aí de Laguna, nós já temos pré-candidatos em Laguna. Essa semana me reuni com a vereadora Deise, vereador Kek, duas figuras envolvidas com a comunidade, gente que conversa com a comunidade. Não é o que a gente acabou de ouvir na entrevista que você acabou fazendo, de pessoas que não constroem um elo com a comunidade”, disparou o ex.

Moisés aproveitou ainda para citar sua gestão enquanto esteve à frente do governo do estado e disse que a atual gestão fez um recuo de investimentos.

“Eu teria vergonha de me aliar a um time em que uma cidade como Laguna as obras param”, provocou, antes de citar a Rodovia Ageu Medeiros, em Tubarão. As declarações do ex-governador geraram uma reação imediata do pré-candidato lagunense e entrevistado anterior, que solicitou espaço para se manifestar novamente. Preto disse que a atitude de Moisés foi indelicada.

“Moisés teve quatro anos a Casan na mão dele e não fez nada pelo Farol. O único recurso do governo estadual que entrou em Laguna, durante o governo dele, que começou e terminou, foi exatamente a obra de acesso a praia de Ipuã (aonde Moisés tem casa de praia), coincidentemente a rua que dá acesso a casa do governador”, retrucou.

Na sequência, o entrevistado foi o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, citado por Moisés como seu candidato a prefeito de Tubarão. Ele não economizou nas críticas ao atual governo e se referiu a um ex-secretário de Estado do governo Jorginho, como “tranca rua”. Para saber a quem ele se referia, é só clicar aqui.

 

Por Maga Stopassoli 01/02/2024 - 14:39 Atualizado em 01/02/2024 - 15:50

O vereador criciuma Júlio Colombo, que morreu em 2021, agora dará nome à rodovias catarinenses no Sul do estado. O Projeto de Lei foi apresentado pela deputada Ana Campagnolo (PL) e sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL), no último dia do mês de janeiro.

A Lei nº 18.850 de 30/01/2024, “Denomina Vereador Julio Cezar Colombo o trecho entre o Anel Rodoviário de Criciúma — SC-445 entroncamento para Siderópolis e SC-447 entroncamento para Nova Veneza, localizado no Município de Criciúma, e altera o Anexo I da Lei nº 16.720 de 2015, que "Consolida as Leis que dispõem sobre denominação de bens públicos no âmbito do Estado de Santa Catarina".

O trecho citado é a parte do anel viário que termina no Rio Maina, bairro onde Julio se estabeleceu, fincou raízes e viveu a maior parte de sua vida até seu falecimento, em 2021.

O advogado Júlio Colombo atuou como vereador na cidade de Criciúma por dois mandatos (2013-2016 e 2017-2020), sendo, no último mandato, presidente da Câmara Legislativa por dois anos consecutivos, onde teve a oportunidade de assumir a Prefeitura da cidade interinamente. Iniciou a carreira pública como liderança de bairro, e posteriormente assumiu a Presidência da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, FAMCRI.

O homenageado é pai de Guilherme Colombo e sogro da deputada federal Júlia Zanatta (PL).

 

Por Maga Stopassoli 31/01/2024 - 10:41 Atualizado em 31/01/2024 - 12:28

O presidente da Coopera Walmir Rampinelli encerra seu mandato à frente da cooperativa em março. Mas ele já está de olho em outra gestão: a do município de Forquilhinha. O empresário concedeu entrevista hoje cedo, à rádio Som Maior. Durante a conversa, falou sobre os fatores que foram fundamentais para a vitória do candidato apoiado por ele, portanto, seu sucessor, o Rogério Feller, para a presidência da Coopera.

Antagonizando com o que disse o prefeito da cidade, o Neguinho, na entrevista desta terça-feira (30), Walmir disse que o que foi fundamental para a vitória de Rogério, foi o acerto na comunicação. Na entrevista, o empresário foi questionado se pretende disputar a eleição para prefeito de Forquilhinha. Em sua resposta, citou uma passagem bíblica e disse: “a voz do povo é a voz de Deus”, dando a entender que a população tem apoiado seu nome para a disputa.

Walmir Rampinelli está filiado ao PL e disse que, se for candidato, será pelo partido do governador Jorginho Mello. Sua pré-candidatura ficou fortalecida após a vitória do fim de semana já que lideranças de oposição ao atual prefeito demonstraram disposição para apoiar um projeto político na majoritária que tem na figura de Rampinelli o nome para a disputa. Na conversa, o presidente falou também sobre a solicitação feita pela prefeitura para se desassociar da cooperativa.

Ouça a entrevista completa com Walmir Rampinelli clicando aqui.

Por Maga Stopassoli 15/01/2024 - 11:00 Atualizado em 15/01/2024 - 11:32

Florianópolis deve inaugurar até o fim deste ano, o JBS Biotech Innovation Center, primeiro centro de inovação e pesquisa para o desenvolvimento de carne cultivada em laboratório do Brasil. As obras já iniciaram e estão localizadas dentro do Sapiens Parque. O investimento previsto é de 22 milhões de dólares. Sobre o assunto, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), publicou um vídeo nas redes sociais falando, por exemplo, sobre o tanto de água necessária para se produzir um quilo de carne estimado em 15 mil litros.

Veja o que ele disse no vídeo

E se a gente pudesse fabricar uma carne de hambúrguer em laboratório? Carne de verdade, com gosto de carne, mas sem precisar abater um boi. Sem precisar gastar 15 mil litros de água fresca para produzir 1 quilo de carne. Parece coisa de ficção científica, né? Mas saiba que isso já é realidade no mundo e, agora, tem muito a ver com a nossa cidade. Florianópolis terá, em breve, o maior laboratório desse tipo no Brasil. Aqui no Sapiens Parque. Um investimento de milhões da JBS, maior produtora de proteína do mundo. Foi em 2013 que o primeiro hambúrguer limpo, criado em laboratório, foi consumido. Ao custo de 330 mil doláres. Caro, né? Mas quatro anos depois de muita pesquisa e investimento, o mesmo produto baixou para 11 dólares. O desafio aqui em Florianópolis é tornar a carne mais barata do que a carne de açougues. Mais barata, mais sustentável para o mundo e com possibilidade de matar a fome de milhares e milhares de pessoas. Isso é tecnologia, bioengenharia e tem tudo a ver com Floripa.

Topázio Neto abordou o assunto em momento bastante oportuno se formos considerar a urgência de se debater a escassez de recursos naturais como a água. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Não abordar esse assunto só porque ele é polêmico, não nos livrará dos efeitos disso num futuro (muito) próximo. O adiamento deste tipo de discussão certamente nos levará a necessidade de lidar com fenômenos climáticos cada vez mais trágicos e com grande potencial destrutivo. É impossível falarmos de avanços tecnólogicos sem pensarmos na urgente mudança nas formas de consumo.


 

Por Maga Stopassoli 09/01/2024 - 18:12 Atualizado em 09/01/2024 - 18:21

O advogado Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello não vai mais assumir a Casa Civil. O anúncio foi feito por ele, no fim da tarde desta terça-feira, em seu perfil no instagram. No texto, ele disse que vai continuar ajudando o governador como já vinha fazendo, mas sem cargo no governo. Veja o texto completo:

"Nesta tarde conversando com o Governador @jorginhomello, mesmo sendo absolutamente legal, concluímos que devo continuar auxiliando o Governador da maneira que faço hoje. Sem cargo no Governo. Quem nos conhece sabe da relação que temos e sabe que não preciso de emprego. Minha vida está solidificada na advocacia, profissão pela qual sou apaixonado e exerço na sua plenitude.
Transparência e confiança sempre nos pautaram.
É importante registrar que o Governo de SC esta fazendo uma verdadeira revolução, corrigindo erros do passado que muito prejudicaram os catarinenses. Também, está fazendo entregas jamais vistas no nosso estado, como o novo fluxo das filas na saúde, o Universidade Gratuita, os investimentos em segurança que fizeram de SC o estado mais seguro do Brasil e tantas outras.
Entendo que poderia contribuir mais e melhor, mas o que não precisamos é de polêmicas infrutíferas. Por isso continuarei ajudando, como sempre fiz, a pessoa do Governador, meu Pai.
Agradeço a todos que nos apoiam e acreditam em uma SC livre das ideologias de esquerda.
Estou feliz por ver que, mesmo aqueles que criticam, reconhecem que minha capacidade técnica e meu currículo me qualificam para a função. O defeito é biológico, é "ser filho". Fiquei emocionado com cada pessoa que me ligou e enviou mensagem de carinho e força, seja via WhatsApp ou redes sociais, pessoas conhecidas e tantas outras com as quais jamais havia conversado e sequer conhecia. Muito obrigado.
Agora é hora de fazer 2024 o melhor anos das nossas vidas, com muito trabalho, fé e respeito a quem merece."


A decisão foi tomada um dia depois da decisão judicial que autorizava Jorginho Mello a nomeá-lo, após ter sido impedido liminarmente na última semana. Agora, Jorginho busca um novo nome para a principal pasta política do governo.



 

Por Maga Stopassoli 14/12/2023 - 14:31 Atualizado em 14/12/2023 - 14:50

O ex-prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB), deve voltar à prisão. A decisão ocorreu após o Ministério Público de Santa Catarina recorrer da decisão que concedeu liberdade provisória ao investigado na Operação Mensageiro, em setembro deste ano.

A desembargadora do Tribunal de Justiça/SC, Cinthia Schaeffer, acatou o recurso do MP nesta quinta-feira (14), às vésperas do fim do ano jurídico. Por não ter mandato, Deyvisonn deverá ficar em cela comum, no presídio Regional de Laguna. 

 

Evento 18 - EXTRATOATA1 by 4oito on Scribd

 

Por Maga Stopassoli 12/12/2023 - 13:45 Atualizado em 12/12/2023 - 14:06

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, o clima de disputa fica cada vez mais evidente. O que também fica claro, é quem estará com quem em 2024. Ou, ainda, quem não estará com quem, de jeito nenhum. Exemplo disso foram as declarações do vereador Nícola Martins (PSDB), entrevistado nessa semana no Programa Adelor Lessa e que chegou a ser líder do governo Salvaro no início de seu mandato. É público e notório que Nícola mudou seu posicionamento com relação ao governo municipal e foi questionado sobre isso, na Som maior.

Sobre a liderança de governo

“Eu tinha uma missão e eu cumpri. Só que a liderança de governo, tu fica preso às pautas de governo e não consegue encaminhar as próprias pautas. Mas depois eu precisava dar encaminhamento às minhas próprias pautas. 2023 foi meu melhor ano de mandato.

“Não consigo apoiar o Arleu”

“No final de 2022, ao retornar de uma viagem de intercâmbio eu sentei com o prefeito Salvaro e perguntei quem era o candidato dele e ele disse que era o Arleu e eu disse: “eu não consigo apoiar o Arleu, eu tenho um outro projeto que não envolve o Arleu como cabeça de chapa então eu vou seguir o meu caminho” e o prefeito disse então siga seu caminho. Tenho divergências com ele desde quando eu assumi a Fundação Municipal de Esportes. Quando eu fui líder de governo eu dava encaminhamentos e ele desautorizava. É um relacionamento pessoal que não fecha”, pontuou.

Nícola tem sido visto em diferentes momentos, ao lado do também pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi e foi questionado se, então, o projeto que pretende apoiar é o de Ricardo. “Vou apoiar o candidato do governador Jorginho Mello”, disse.

O que importa é a opinião da comunidade

Recentemente, a Audiência Pública proposta pela Câmara de Vereadores, para tratar de questões de segurança no bairro Pinheirinho e presidida por Nícola foi classificada pelo prefeito Clésio Salvaro como “politiqueira”. Ao ser questionado sobre o assunto, o vereador disparou:  “Não entendi a fala do prefeito, mas o que me importa é a opinião da comunidade que ficou satisfeita com a audiência. Eu não dei minha opinião em momento algum, quem falou foram os moradores. A questão de ser politiqueira ou não, não me interessa porque a opinião da comunidade é que me interessa”, finalizou.

A entrevista completa está disponível no Spotify, neste link.  

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito