Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Torneios pela Europa

Vaga para a Champions
Por João Nassif 22/02/2019 - 11:58

Saindo da Champions o assunto de hoje aqui no Almanaque da Bola é a Liga Europa da UEFA, a UEFA Europa League antiga Copa da UEFA, o segundo torneio mais importante do futebol europeu, atrás apenas da Liga dos Campeões.

A precursora da Copa da UEFA foi a Taça das Cidades com Feiras criada em 1955. Em 1971, a UEFA, União das Federações Europeias de Futebol assumiu a organização e mudou o formato e o nome da competição para Taça UEFA. Porém, não é considerada uma nova versão da competição e os títulos desta não são equivalentes ao do campeonato atual.

Zaragoza-ESP campeão da Taça Cidades com Feiras 1936/1964

O torneio tem um formato um pouco diferente da Taça UEFA, e passou a ter 48 equipas participantes, divididas em 12 grupos, com os dois primeiros classificados em cada grupo juntando-se aos oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.

Até 1999, quando ainda existia a Taça das Taças, apenas os clubes bem posicionados (dentre os não-campeões) nas ligas nacionais participavam da competição. A partir de então, campeões de Taças nacionais e de algumas Taças da Liga passaram a ter espaço no certame.

Dois anos antes da extinção da Taças das Taças e da valorização do campeonato, uma reformulação já havia sido feita nos moldes do torneio. Ao invés de duas partidas na final, como era desde a sua fundação, foi decidido que haveria apenas uma partida para definir o campeão da Taça UEFA.

Assim como já ocorre na América do Sul, a UEFA decidiu incluir uma vaga para o campeão da Liga Europa na edição seguinte da Liga dos Campeões da UEFA, só ocorrendo a partir da temporada 2014-15. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito