Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #035

Mudança no regulamento-final em jogo único
Por João Nassif 26/08/2018 - 07:16 Atualizado em 27/08/2018 - 07:21

A CONMEBOL está sendo muito criticado por determinar que a partir de 2019 a final da Libertadores seja realizada em partida única tendo como palco uma cidade previamente definida. Na próxima edição do torneio a final será disputada no Estádio Nacional em Santiago no Chile.

O estádio tem uma rica história não somente por ter sido palco de grandes decisões da Libertadores, mas também por ter servido como prisão nos tempos da ditadura de Augusto Pinochet.

Estádio Nacional em Santiago-Chile

Durante a época em que a decisão da Libertadores previa uma terceira partida em caso de empate em pontos entre os finalistas, frequentemente o Estádio Nacional era escolhido como palco do jogo decisivo.

As três primeiras decisões em campo neutro levaram para o estádio na década de 1960 confrontos entre uruguaios e argentinos.

O primeiro em 1965 teve o Independiente como campeão ao vencer o Peñarol. Os uruguaios deram o troco no ano seguinte ao derrotarem o River Plate por 4x2. Este placar de virada rende até hoje ao River Plate o apelido de “galinhas”. Em 1967 o campeão foi o Racing que venceu o Nacional.  

O futebol brasileiro também tem história no Estádio Nacional de Santiago. Em 1962 o Brasil ganhou a segunda Copa do Mundo ao derrotar na final a Tchecoslováquia por 3x1. 
Pela Libertadores o Cruzeiro foi campeão em 1976 ao vencer na terceira partida o River Plate por 3x2.

O Flamengo andou por lá em 1981. Depois de vencer o Cobreloa no Maracanã por 2x1 foi derrotado no Estádio Nacional por 1x0. Foi necessário um terceiro jogo em Montevideo para o Flamengo conquistar sua Libertadores.

A CONMEBOL ao escolher Santiago para a final da Libertadores de 2019 aposta nas atrações turísticas da capital chilena como também na proximidade com Argentina, Brasil e Uruguai, países sul-americanos que são presenças constantes em finais do torneio.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito